Acessibilidade / Reportar erro

Avaliando estudos de caso-controle em psiquiatria utilizando o STROBE (STrengthening the Reporting of OBservational Studies in Epidemiology) statement

CONTEXTO E OBJETIVO:

Estudos de caso-controle são importantes no desenvolvimento do conhecimento clínico e de saúde pública. O STROBE statement (STrengthening the Reporting of OBservational Studies in Epidemiology) foi criado para estabelecer uma lista de itens que devem estar presentes na descrição de estudos observacionais. Nosso objetivo é analisar a adequação de artigos caso-controle psiquiátricos publicados em periódicos brasileiros Qualis B1/B2 CAPES em 2009 utilizando o STROBE statement.

TIPO DE ESTUDO E LOCAL:

Estudo descritivo de artigos em psiquiatria publicados por periódicos brasileiros, realizado no Programa de Pós-Graduação em Medicina: Psiquiatria, na Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

MÉTODOS:

Todos os estudos de caso-controle psiquiátricos em revistas brasileiras Qualis B1/B2 de psiquiatria, neurologia e saúde pública em 2009 foram analisados. Os quatro itens mais específicos do STROBE statement foram utilizados para avaliar se os estudos se ajustavam aos parâmetros de caso-controle: 1) seleção de casos e controles, 2) controle de vieses, 3) análise estatística e 4) apresentação dos resultados.

RESULTADOS:

Dezesseis estudos de caso-controle foram identificados, 68,75% (11) deles de periódicos de psiquiatria. Após a análise com base no STROBE statement, todos os artigos adequavam-se ao item 1; 12,5% (2) adequavam-se completamente ao item 2; nenhum ajustava-se completamente ao item 3; e somente 18,8% (3) estavam adequados em relação ao item 4.

CONCLUSÃO:

Os estudos de caso-controle avaliados aqui não se adequaram completamente aos quatro itens do STROBE statement para o desenho de caso-controle. Tendo em vista a inadequada metodologia dos estudos publicados, os achados justificam direcionar-se o foco para a pesquisa e metodologia, aumentando a investigação da adesão dos estudos aos seus desenhos.

Epidemiologia; Psiquiatria; Projetos de pesquisa; Estudos de casos e controles; Pesquisa biomédica


Associação Paulista de Medicina - APM APM / Publicações Científicas, Av. Brigadeiro Luís Antonio, 278 - 7º and., 01318-901 São Paulo SP - Brazil, Tel.: +55 11 3188-4310 / 3188-4311, Fax: +55 11 3188-4255 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revistas@apm.org.br