Acessibilidade / Reportar erro

Acidentes por queda de laje

CONTEXTO E OBJETIVO

A queda de cima da laje é um acidente com alto potencial, que ocorre nas grandes metrópoles brasileiras e frequentemente acomete crianças e adolescentes. O objetivo do estudo foi caracterizar os fatores que predispõem às quedas da laje envolvendo crianças e adolescentes, quantificar a gravidade das lesões associadas e sugerir medidas preventivas.

TIPO DE ESTUDO E LOCAL

Estudo prospectivo longitudinal observacional de caráter descritivo realizado em dois hospitais na região metropolitana de São Paulo.

MÉTODOS

Foram coletados dados de 29 casos de queda da laje envolvendo crianças e adolescentes no período de outubro de 2008 a outubro de 2009.

RESULTADOS

O gênero masculino foi o mais prevalente, com 84% dos casos. A faixa etária predominante foi a escolar (7 a 12 anos) com 44%. O lazer foi a atividade mais frequente praticada na laje no momento da queda (86%), sendo a brincadeira de empinar pipa a mais prevalente (37,9%). Em 72% dos casos, as crianças estavam desacompanhadas de um adulto responsável. Quadros graves como politraumas e traumas cranioencefálicos representaram 79% dos acidentes.

CONCLUSÃO

A queda da laje representa acidente com alto potencial de gravidade, sendo necessária a adoção de medidas preventivas direcionadas ao esclarecimento de pais e responsáveis sobre os perigos e fatores de risco relacionados com esse tipo de acidente, além da adoção de medidas de proteção física, como muretas ao redor da laje e portões com travas para restringir o livre acesso a esse local.

Acidentes por queda; Criança; Adolescente; Saúde pública; Prevenção de acidentes


Associação Paulista de Medicina - APM APM / Publicações Científicas, Av. Brigadeiro Luís Antonio, 278 - 7º and., 01318-901 São Paulo SP - Brazil, Tel.: +55 11 3188-4310 / 3188-4311, Fax: +55 11 3188-4255 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revistas@apm.org.br