CONTEXTO E OBJETIVO:
Este projeto de pesquisa surgiu de proposta feita aos professores pelos estudantes de um curso de medicina de uma universidade federal do Brasil, a partir de suas vivências pessoais acerca das habilidades e competências que devem ser desenvolvidas durante o estágio de Ginecologia e Obstetrícia (GO) ao longo do internato. O objetivo é desenvolver uma matriz de habilidades necessárias para a formação de um bom médico generalista no Curso de Medicina.
TIPO DE ESTUDO E LOCAL:
Pesquisa qualitativa do tipo exploratória realizada em uma universidade federal do Brasil.
MÉTODOS:
A base para o desenvolvimento dessas competências do internato em GO foi "A Matriz de Competências para o Internato Médico", desenvolvida por Bollela e Machado. Este instrumento foi, em duas sessões, apresentado a, analisado e modificado por um grupo de especialistas em GO.
RESULTADOS:
As competências específicas esperadas do estudante no decorrer do internato foram enquadradas a partir de temas globais previamente determinados e listados: atenção à saúde, tomada de decisões, comunicação e relação interpessoal, gerenciamento e ordenação do SUS (Sistema Único de Saúde) e profissionalismo.
CONCLUSÕES:
Uma matriz de competências que padronize os requisitos mínimos que os internos sejam capazes de pôr em prática, após a conclusão do estágio em GO, é uma ferramenta valiosa para garantir o desempenho e avaliação justa e rigorosa dos estudantes, buscando a formação de um bom médico generalista, que atenda às necessidades da comunidade.
Internato e residência; Obstetrícia; Ginecologia; Competência clínica; Clínicos gerais