Acessibilidade / Reportar erro

Taquicardia ventricular maligna na acromegalia: relato de caso

CONTEXTO:

As complicações cardiovasculares são a principal causa de morte em pacientes com acromegalia, e a morte súbita tem sido associada a taquiarritmias ventriculares. Em outros pacientes com risco de vida por taquiarritmias ventriculares malignas, a aplicação cirúrgica de um cardioversor-desfibrilador implantável (CDI) provou ser altamente eficaz na redução das taxas de morte súbita.

RELATO DE CASO:

O presente artigo relata o caso de um paciente acromegálico de 50 anos de idade e do sexo masculino, que apresentava sintomas de síncope induzida por taquicardia ventricular. Foi implantado cirurgicamente nesse paciente um CDI e na mesma intervenção cirúrgica foi completamente removido um adenoma hipofisário responsável pela acromegalia. A cirurgia foi bem-sucedida e o paciente deixou de sofrer de arritmias ventriculares. Durante seis meses de acompanhamento, não se documentaram, nesse paciente, episódios arrítmicos.

CONCLUSÃO:

A taquiarritmia ventricular maligna pode ser efetivamente controlada em pacientes com acromegalia pela implantação de um CDI combinado com a remoção cirúrgica do adenoma hipofisário.

Taquicardia ventricular; Acromegalia; Relatos de casos; Desfibriladores implantáveis; Arritmias cardíacas


Associação Paulista de Medicina - APM APM / Publicações Científicas, Av. Brigadeiro Luís Antonio, 278 - 7º and., 01318-901 São Paulo SP - Brazil, Tel.: +55 11 3188-4310 / 3188-4311, Fax: +55 11 3188-4255 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revistas@apm.org.br