Nota do editor
Por meio de um novo recorte, este número da São Paulo em Perspectiva dá continuidade ao tema Saúde e Trabalhador. O número anterior enfocou as questões do ponto de vista da abrangência teórico-metodológica, localizando os diferentes aspectos do tema na amplitude nacional. Neste número são disponibilizados ao leitor artigos que detalham e aprofundam os problemas existentes e os avanços ocorridos nas áreas da saúde e do trabalho.
Introduzindo o tema sob este enfoque, que delimita diversidades de aspectos e de problemas, o primeiro artigo analisa os programas de segurança e saúde do trabalhador, de acordo com as concepções culturais presentes nas empresas brasileiras.
Considerando a moldura socioeconômica, os três artigos seguintes discutem o tema no interior dos mecanismos da produção industrial, analisando a situação da saúde dos trabalhadores nos setores industriais (têxtil de amianto, máquinas injetoras de plástico e de calçados). Em seguida, um bloco de quatro artigos aborda as especificidades dos fatores que levam às ocorrências de acidentes de trabalho, sistematizando os casos fatais entre motoristas que transportam produtos perigosos e os acidentes vinculados ao trabalho rural.
Aproximando dimensão macroeconômica e características das individualidades, este número também oferece um minucioso estudo sobre trabalhadores do turno noturno, levando-se em conta a divisão sexual do trabalho, e uma fundamentada análise sociopsicológica, a partir da forma como o trabalho se organiza na sociedade capitalista. Finalizando, dois artigos analisam o significado da família no interior do tema, como mecanismo de proteção social e núcleo que sofre os impactos originados na estruturação das atividades produtivas.
Atentos à tendência da universalização do acesso aos serviços de saúde e à necessidade de se estender o direito da saúde a todos, os artigos deste número e do anterior oferecem recursos teóricos e empíricos retirados da realidade brasileira, que auxiliam as reflexões e ações sobre uma área de extrema relevância social, na qual se entrecruzam saúde e trabalho.
Datas de Publicação
-
Publicação nesta coleção
30 Set 2003 -
Data do Fascículo
Jun 2003