NOTA DO EDITOR
É crescente o reconhecimento que a educação adquire no Brasil quando se consideram várias dimensões como, por exemplo, a organização e o funcionamento da sociedade, o avanço humano do indivíduo e o desenvolvimento econômico do país.
Desdobram-se tantas questões a partir da necessidade de se pensar e incentivar a educação que selecionar apenas algumas delas já indica o real significado desta área social: educação e fortalecimento do tecido social; consolidação democrática; avanço da cidadania; redução das desigualdades sociais; e educação e desenvolvimento humano, intelectual e cultural.
De imediato, debater a educação hoje no Brasil supõe considerar tanto as transformações que ocorrem na sociedade e, internamente, no próprio sistema educacional; quanto os avanços tecnológicos e científicos que aprofundam análises e propostas referentes ao andamento da história educacional.
Tal a relevância da educação que esta se constitui em "um direito de todos e dever do Estado" (Artigo 205 da Constituição Federal), sendo que a Lei de Diretrizes e bases da Educação (1996), quando trata de jovens e adultos, amplia e assegura ainda mais o acesso da população à educação.
Compartilhando os esforços para tratar da educação na sociedade brasileira e tendo em vista expandir o seu real significado, a São Paulo em Perspectiva apresenta, neste número e também no próximo, artigos que analisam diferentes temas sobre esta área no país, procurando avaliar a sua atual situação, apontar problemas e indicar novas potencialidades e possibilidades educacionais.
Neste número a revista aborda a estrutura educacional através de diferentes enfoques voltados para educação básica e a educação superior, bem como para as mudanças que perpassam o sistema nos seus fundamentos e estratégias educativas.
Datas de Publicação
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Publicação nesta coleção
30 Maio 2003 -
Data do Fascículo
Mar 2000