Acessibilidade / Reportar erro

NOTA DO EDITOR

O interesse pelas questões urbanas vem ocorrendo de forma crescente, pelo impacto direto que produz nas condições de vida do indivíduo e na permanência e no funcionamento de qualquer tipo de associação. Viver em uma cidade ou região metropolitana exige o enfrentamento de grandes problemas e também redefinições sociais e culturais por parte dos seus habitantes - colocados assim, constantemente, nas tensões e no caos originados no cotidiano das grandes cidades. Se a metrópole supõe uma ampla região qualificada de funcionalidades e serviços à disposição da população, ela cria simultaneamente fenômenos como a violência disseminada, a dificuldade da mobilidade física e o desafio da inserção na mutante cultura e sociabilidade engendrada pela trama urbana.

Dada a relevância do debate em torno dessas questões e da necessidade de atuação nas diferentes dimensões urbanas, este e o próximo número da São Paulo em Perspectiva pretendem aprofundar a compreensão das dinâmicas metropolitanas na contemporaneidade.

Os artigos apresentados a seguir abordam temas que consideram tanto o efeito econômico da globalização sobre as metrópoles, quanto as especificidades locais formadoras da trama urbana. Os textos apontam para experiências no interior de momentos de transição ou de transformação histórica, nos quais as metrópoles adquirem outros sentidos devido a uma nova fase do processo de desenvolvimento capitalista e de redefinições de tipicidades regionais. No esforço de compreender os fenômenos relativos à estruturação e ao funcionamento das metrópoles, os autores deste número analisam a passagem da metrópole moderna para a contemporânea e as relações entre globalização e urbanização das cidades subdesenvolvidas. Nessa linha de reflexão apontada pelos dois primeiros artigos, desdobram-se temas instigantes como a situação de algumas metrópoles latino-americanas (Buenos Aires, Santiago do Chile, Cidade do México e São Paulo); a complexidade da definição de cidade global; a necessidade de construção da gestão urbana na vigência democrática; e o peso das instituições na implantação e regularização das regiões metropolitanas.

Em seguida, a revista desloca o eixo para questões como espaços urbanos estruturados e informes; o papel da cultura nas metrópoles; o surgimento dos monumentais equipamentos como os museus, criando um novo modelo planetário de prestação de serviço; e a continuidade de representações e práticas religiosas nas cidades. Os dois últimos artigos destacam o significado da natureza e das questões ambientais para o futuro das metrópoles.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    11 Nov 2002
  • Data do Fascículo
    Out 2000
Fundação SEADE Av. Casper Líbero, 464, 01033-000 São Paulo SP - Brazil, Tel: +55 11 3313-5777, Fax: +55 11 2171-7297 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: perspectiva@seade.gov.br