Acessibilidade / Reportar erro

Nota do editor

Nota do editor

Este número marca o início de nova fase da São Paulo em Perspectiva, com novo editor e preparação de futuras alterações no padrão editorial. Tendo como desafio principal manter o elevado padrão editorial construído pelo editor anterior, professor Miguel Chaia, esperamos que a rede de colaboradores da revista se amplie, bem como seu papel de veículo de disseminação do debate acadêmico e científico e de reflexão sobre a realidade socioeconômica nacional.

O tema deste número – políticas públicas e sociais – é de grande relevância e atualidade e apresenta textos instigantes ao debate, com pluralidade de enfoques e de objetos de análise. O primeiro artigo, numa perspectiva histórica, discute a proteção social na periferia do capitalismo e mostra que o pequeno aparato social construído no Brasil a partir de 1930 passou a ser fortemente questionado desde a crise dos anos 80. Em seguida, discute-se o federalismo nas políticas sociais, observando-as a partir dos governos central e local.

O debate sobre o projeto teórico de focalização em contraposição à universalização das políticas sociais é abordado em três artigos que têm como referência o projeto implantado no país, a partir dos anos 90. De forma competente e com grande embasamento teórico e empírico, duas análises defendem a focalização e uma critica aquele modelo.

Em seguida, um bloco de quatro artigos faz avaliações das políticas públicas específicas. O primeiro, mostra que os programas sociais brasileiros têm um viés pró-idoso e outro anticriança, o que os torna pouco eficientes no sentido de diminuir a desigualdade da renda e pobreza. Uma análise do Programa Jovem Cidadão: meu primeiro emprego, implementado pelo Governo do Estado de São Paulo, a partir dos fatos e processos definidores do programa, mostra os equívocos cometidos em sua formulação e sugere a ampliação de pesquisas sociais comparadas para evitar que os mesmos se repitam. Um estudo sobre a agricultura familiar brasileira indica que políticas públicas eficientes dispensam políticas sociais compensatórias. Há, ainda, algumas reflexões sobre o Programa Fome Zero.

Por fim, o regime jurídico aplicável ao ensino fundamental é abordado em artigo que analisa o direito público subjetivo e as políticas sociais.

Os textos deste número, ao enfrentarem temas tão importantes, contribuem para a reflexão sobre a efetividade da ação do poder público na área das políticas sociais e fornecem valiosos subsídios para a formulação de novos programas.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    05 Maio 2005
  • Data do Fascículo
    Jun 2004
Fundação SEADE Av. Casper Líbero, 464, 01033-000 São Paulo SP - Brazil, Tel: +55 11 3313-5777, Fax: +55 11 2171-7297 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: perspectiva@seade.gov.br