NOTA DO EDITOR
Dando continuidade à temática da edição anterior, que abordou a educação do ponto de vista estrutural, este número da Revista trata de aspectos específicos e conjunturais da relação entre educação e sociedade.
O processo de aprendizagem, a formação de professores e o acesso a recursos físicos educacionais estão organicamente ligados às condições sociais e econômicas da sociedade, nos aspectos que dizem respeito a cultura, ciência e tecnologia. A educação transforma a sociedade e, por sua vez, a estrutura social vigente gera impacto sobre o sistema educacional.
Desta forma, questões como qualidade de ensino, ajuste de conteúdos ou currículos, administração e planejamento educacional devem ser analisadas tendo como referência tanto a heterogeneidade das situações sociais brasileiras, quanto as diferenciações trazidas pela globalização econômica e avanço tecnológico. Assim, torna-se necessário que teorias e práticas educativas sejam repensadas à luz da formação da sociedade.
Nesta linha de preocupação, este número da São Paulo em Perspectiva discute, de início, a passagem para novos modelos educacionais, considerados a partir das atuais possibilidades históricas.
Da televisão, passando pela publicidade, até chegar à informática, a sociedade conhece inovações que exigem novos significados para a formação do educador e para a compreensão da capacidade de aprendizado dos jovens. As teorias educacionais, em face dos desafios da contemporaneidade, passam não apenas a considerar novos processos de ensino/aprendizagem, mas também a enfatizar outros enfoques relacionados à ética e à cidadania.
Assim, atualmente, ganham destaque algumas questões nucleares da educação: o deslocamento de eixo da Europa para os Estados Unidos, no sentido de se pensar como o americanismo penetra no Brasil; a visão da educação sob a perspectiva da psicologia social, sob as relações familiares e, ainda, considerando-se a inclusão de pessoas portadoras de deficiência.
Finalmente, devem ser relevadas as interfaces que a educação possui com o desenvolvimento social e individual. Nesta direção, o debate está centrado nas situações concretas da educação diante do trabalho, profissionalização e cidadania, reafirmando o sistema educacional como o principal fundamento da sociedade.
Datas de Publicação
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Publicação nesta coleção
30 Maio 2003 -
Data do Fascículo
Jun 2000