1 |
Alpino et al. (2020ALPINO, T. M. A. et al. Covid-19 e (in)segurança alimentar e nutricional: ações do governo federal brasileiro na pandemia frente aos desmontes orçamentários e institucionais. Caderno de Saúde Pública , Rio de Janeiro, v. 36, n. 8, e00161320, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.1590/0102-311X00161320. Acesso em: 18 jul. 2023. https://doi.org/10.1590/0102-311X0016132...
). |
Analisar as primeiras ações, em âmbito federal, do governo brasileiro para a mitigação dos efeitos da pandemia que podem repercutir na segurança alimentar e nutricional, considerando as recentes mudanças institucionais das políticas e dos programas. |
Revisão de literatura. |
2 |
Amorim; Ribeiro Jr.; Bandoni (2020AMORIM, A. L. B.; RIBEIRO JUNIOR, J. R. S.; BANDONI, D. H. Programa Nacional de Alimentação Escolar: estratégias para enfrentar a insegurança alimentar durante e após a covid-19. Revista de Administração Pública, Rio de Janeiro, v. 54, n. 4, p. 1134-1145, ago. 2020. Disponível em: https://doi.org/10.1590/0034-761220200349. Acesso em: 18 jul. 2023. https://doi.org/10.1590/0034-76122020034...
). |
Analisar a contribuição do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) para o enfrentamento da fome e da Insegurança Alimentar (IA), ao propor um conjunto de estratégias para que o PNAE possa garantir a alimentação dos escolares nesse momento de crise. |
Revisão de literatura. |
3 |
Bicalho; Lima (2020BICALHO, D.; LIMA, T. M. O Programa Nacional de Alimentação Escolar como garantia do direito à alimentação no período da pandemia da covid-19. Demetra , Rio de Janeiro, v. 15, e52076, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.12957/demetra.2020.52076. Acesso em: 18 jul. 2023. https://doi.org/10.12957/demetra.2020.52...
). |
Problematizar, por meio de reflexões teóricas e críticas, a contribuição do Programa Nacional de Alimentação Escolar na garantia da segurança alimentar e nutricional dos estudantes brasileiros no período da pandemia da covid-19. |
Revisão de literatura. |
4 |
Correa et al. (2020CORRÊA, E. N. et al. Alimentação escolar em tempos de covid-19: mapeamento das estratégias de execução da política pública pelos gestores estaduais. Revista de Nutrição, Campinas, v. 33, e200169, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1678-9865202033e200169. Acesso em: 18 jul. 2023. https://doi.org/10.1590/1678-9865202033e...
). |
Identificar e discutir estratégias para a execução do Programa Nacional de Alimentação Escolar pelas administrações estaduais durante a pandemia do coronavírus. |
Pesquisa transversal. |
5 |
Gurgel et al. (2020GURGEL, A. M. et al. Estratégias governamentais para a garantia do direito humano à alimentação adequada e saudável no enfrentamento à pandemia de covid-19 no Brasil. Ciência & Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 25, n. 12, p. 4945-4956, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1413-812320202512.33912020. Acesso em: 18 jul. 2023. https://doi.org/10.1590/1413-81232020251...
). |
Identificar as estratégias governamentais implementadas no Brasil para prover o Direito Humano à Alimentação Adequada e Saudável em contextos de elevada vulnerabilidade social frente à covid-19. |
Estudo transversal. |
6 |
Lourenço et al. (2021LOURENÇO, A. E. P. et al. School feeding and food and nutrition security in the context of the covid-19 pandemic in the northern region of the state of Rio de Janeiro, Brazil. Food Ethics, v. 6, n. 2, p. 327-345, 2021. Disponível em: Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/34179336/ . Acesso em: 18 jul. 2023. https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/34179336...
). |
Comparar as estratégias adotadas por dois municípios para manter a alimentação escolar durante a pandemia da covid-19 na região norte do estado do Rio de Janeiro, Brasil, e discutir possíveis impactos dessas estratégias na SAN. |
Estudo de caso. |
7 |
Neves et al. (2021NEVES, J. A. et al. Desemprego, pobreza e fome no Brasil em tempos de pandemia por Covid-19. Revista de Nutrição, Campinas, v. 34, e200170, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1678-9865202134e200170. Acesso em: 18 jul. 2023. https://doi.org/10.1590/1678-9865202134e...
). |
Apresentar desdobramentos preliminares da pandemia de covid-19 sobre o desemprego, a pobreza e a fome no Brasil. |
Revisão de literatura. |
8 |
Santos et al. (2022SANTOS, C. J. et al. Insegurança alimentar em escolares e suas famílias em região vulnerável do litoral paulista, em tempos de pandemia por covid-19. Segurança Alimentar e Nutricional, Campinas, v. 29, p. 1-15, 2022. Disponível em: Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/san/issue/view/2072 . Acesso em: 18 jul. 2023. https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/in...
). |
Analisar a (in)segurança alimentar e seus fatores associados em famílias de escolares do jardim e da pré-escola de Unidade Municipal de Educação, localizada em região de vulnerabilidade social de Santos (São Paulo/SP), Brasil, no cenário da pandemia da covid-19. |
Estudo transversal. |
9 |
Silva et al. (2020SILVA, L. H. et al. PNAE em tempos de pandemia: desafios e potencialidades para sua operacionalização no contexto amazônico. Mundo Amazônico, v. 11, n. 2, p. 17-36, 2020. Disponível em: Disponível em: https://revistas.unal.edu.co/index.php/imanimundo/article/view/88519 . Acesso em: 18 jul. 2023. https://revistas.unal.edu.co/index.php/i...
). |
Analisar a importância do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) como instrumento de garantia de segurança alimentar e nutricional e de resiliência social também no rural, sobretudo no atual contexto de pandemia da covid-19 na Amazônia brasileira. |
Revisão de literatura, pesquisa documental e realização de reuniões remotas com atores sociais. |