Acessibilidade / Reportar erro

Ontologia e economia política: uma introdução filosófica à leitura de O Capital* * Este artigo corresponde a uma versão revista e sintetizada, sob um despretensioso esforço de natureza didática, do percurso percorrido na investigação da questão em título. E mais: antecipa a publicação do meu livro Ontologia e economia política: Marx leitor de Hegel, resultante de uma pesquisa que desenvolvo há alguns anos, e que compõe o que passei a denominar como estudos em ontologia do sujeito.

Ontology and political economy: a philosophical introduction to reading The Capital

Resumo:

O objetivo deste artigo consiste em analisar como a interpretação marxiana acerca da ontologia e da filosofia política hegelianas reflete na sua crítica da economia política capitalista, com ênfase para como Marx elabora a relação entre trabalho e sociabilidade a partir de Hegel, e como esse processo influencia a crítica marxiana da forma valor (Wertform) como substância social do processo de acumulação do capital. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica, guiada pela leitura imanente das obras marxiana e hegeliana.

Palavras-chave:
Ontologia; Economia política; Hegel; Marx; O Capital

Cortez Editora Ltda Rua Monte Alegre, 1074, 05014-001 - São Paulo - SP, Tel: (55 11) 3864-0111 , Fax: (55 11) 3864-4290 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: servicosocial@cortezeditora.com.br