Acessibilidade / Reportar erro

Desgaste mental de assistentes sociais: um estudo na área da habitação* * Artigo com base em pesquisa de estágio pós-doutoral (2013-2014) realizado no Programa de Estudos Pós-Graduados em Serviço Social da PUC-SP, no Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Trabalho e Profissão, sob a supervisão da profa. dra. Raquel Raichelis Degenszajn. Meus profundos agradecimentos a ela, bem como às assistentes sociais que possibilitaram a realização da pesquisa.

Social workers mental strain: a study in the dwelling area

Resumo

O presente artigo sintetiza reflexões sobre como as formas de organização e gestão do trabalho de assistentes sociais com as políticas sociais, na atual fase do capitalismo, são potencialmente geradoras de desgaste mental. A partir da análise de relatos, em pesquisa qualitativa na área de habitação de interesse social, ficaram evidenciados sofrimentos e adoecimentos que necessitam ser conhecidos e divulgados para contribuir com a organização coletiva de assistentes sociais.

Palavras-chave:
Trabalho; Desgaste mental; Assistente social; Adoecimento; Sofrimento

Cortez Editora Ltda Rua Monte Alegre, 1074, 05014-001 - São Paulo - SP, Tel: (55 11) 3864-0111 , Fax: (55 11) 3864-4290 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: servicosocial@cortezeditora.com.br