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Resultados da avaliação sobre o perfil dos leitores e a qualidade da Revista SUR

ANEXO 2

Resultados da avaliação sobre o perfil dos leitores e a qualidade da Revista SUR

A Revista nasceu com o objetivo de consolidar um canal de comunicação e de promoção de pesquisas inovadoras em direitos humanos, adotando um enfoque que contivesse as peculiaridades dos países do hemisfério sul. O primeiro número foi lançado no segundo semestre de 2004 e, desde então, dois números são publicados por ano. A Revista SUR é editada em três línguas, com tiragem de 2.700 exemplares, estando disponível on-line. Além disso, possui uma lista de distribuição com 2.119 leitores. A assinatura da Revista é direcionada a professores, ativistas de direitos humanos e bibliotecas de universidades com cursos de pós-graduação em direitos humanos.

Ao chegarmos à edição do nosso número 7, fizemos uma pesquisa com o objetivo de saber quem são os nossos leitores, o que eles pensam sobre a revista, qual uso fazem dela e quais idéias teriam para melhorá-la. Assim, decidimos lançar um questionário sobre o perfil dos leitores e a qualidade da revista.

Formato da pesquisa

A pesquisa sobre a qualidade da Revista SUR durou seis meses (15 de abril a 15 de outubro). O questionário foi colocado na página eletrônica da Revista e os leitores foram convidados por correio a preenchê-lo.

Perfil dos leitores

Responderam ao questionário 391 leitores de 60 países, o que representa aproximadamente 18% dos assinantes da versão impressa (nossa meta era de 300 respostas). Os brasileiros representam 40% entre aqueles que responderam o questionário. Em número de respostas, estes são seguidos pela Argentina (9,7%), Estados Unidos (5,1%), México (4,6%). O país africano com o maior número de respostas foi a Nigéria (2,3%) e o asiático com mais respostas foi a Índia (2,3%). A distribuição por idiomas entre nossos leitores é bastante eqüitativa: 38% lêem a revista em português, 32% em espanhol e 30% em inglês.

A maior parte dos leitores trabalha numa ONG (31,2%) ou atua como professor universitário (36,8%). A maioria deles leu entre 3 e 5 artigos.

Opinião sobre a qualidade da Revista

A pesquisa parece confirmar que a Revista tem cumprido fundamentalmente um papel de formação, uma vez que 58,3% afirmam que os artigos frequentemente servem para ampliar seu conhecimento sobre um determinado tema. Contudo, a Revista não têm conseguido cumprir com a sua missão de estimular debates, tendo em vista que 49,1% pensam que os artigos conseguiram, apenas algumas vezes, desafiar a sua posição em relação a uma questão específica.

A pergunta sobre os fins a que se destina a Revista foi posta na forma de múltipla escolha. A maioria dos leitores respondeu que utiliza a Revista para pesquisa (77,2%), atividades de capacitação universitária (45,2%), leitura individual (43,7%) ou ainda como indicação bibliográfica em cursos universitários (41,6%)

A pergunta mais importante era aquela que pedia para que o leitor fizesse uma avaliação geral da Revista, sendo essa a questão na qual a Revista foi mais bem avaliada: 62% dos leitores responderam que a qualidade da Revista é ótima e 38% disseram que é boa (nenhum leitor a considerou má ou péssima).

Sugestões dos leitores

As últimas duas perguntas são aquelas que nos permitiram ter alguma forma de diálogo com nossos leitores. Muitos deles as preencheram, mesmo não sendo obrigatória.

Os leitores sugeriram uma enorme lista de temas que poderiam ser abordados pela revista, alguns deles inclusive são objetos de discussão neste e no próximo número.

A pergunta sobre as críticas e sugestões trouxe surpresas bem-vindas e algumas informações importantes para que possamos continuar o nosso trabalho com a Revista: 36,3% dos leitores deixaram seus comentários, 28,1% deles para agradecer e elogiar o conteúdo da Revista.

Muitos comentários insistiram na necessidade de se dar mais espaço a novos autores (jovens pesquisadores) e outros destacaram a necessidade de se realizar uma divulgação maior da Revista.

Próximos passos

Acreditamos que o número de respostas ao nosso questionário de avaliação representa uma amostragem significativa do universo de nossos leitores. Conforme destacado pelas respostas, nosso maior desafio é promover um efetivo debate sobre os direitos humanos que consiga romper com falsos consensos e, assim, colaborar na elaboração de uma doutrina sobre o tema de maneira mais coerente e crítica. Temos consciência de que devemos buscar esse objetivo sem deixar de lado as principais conquistas alcançadas até hoje, em particular a regularidade de nossas edições e a diversidade de autores.

Ao mesmo tempo em que lançamos o questionário de avaliação on-line da Revista, fizemos outra consulta a alguns professores e ativistas sobre como manter a qualidade dos artigos e a diversidade de autores (até hoje 75% dos artigos publicados são de autores do hemisfério sul). Assim, chegamos à conclusão de que seria necessário criar um novo sistema de edição dos artigos, através do qual professores com mais experiência em pesquisa colaborariam com os novos autores. Dessa maneira, a partir do nosso próximo número, um conjunto de professores trabalhará com os autores na melhoria de suas contribuições. Dessa forma, esperamos conseguir publicar artigos de novos autores e manter a qualidade editorial de que desfrutamos.

Queremos agradecer a todos que responderam o questionário e convidá-los a continuar enviando seus comentários e sugestões. Estamos sempre abertos a receber suas idéias sobre como melhorar a qualidade da Revista e sua divulgação entre os atores relevantes.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    28 Jul 2008
  • Data do Fascículo
    2007
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