RESUMO
Objetivo: analisar as emoções e as estratégias de coping de homens residentes no Brasil à pandemia da Covid-19.
Método: estudo sócio-histórico, qualitativo, realizado com 200 homens residentes no Brasil. Realizou-se a aplicação de um formulário semiestruturado, disponibilizado em uma plataforma on-line entre março e maio de 2020. Os dados foram analisados pelo método do Discurso do Sujeito Coletivo e sustentados no referencial teórico de Coping.
Resultados: as estratégias mais utilizadas pelos homens foram: cumprimento das medidas de prevenção, fortalecimento do vínculo familiar/social, promoção do bem-estar psicológico, autocuidado, supressão emocional, externalização de sentimentos negativos, controle emocional, reavaliação positiva, investimento intelectual/qualificação profissional, manutenção de rotinas diárias, adaptação ao trabalho home office, prática de atividade física, controle de conflitos conjugais, aceitação e fortalecimento da crença e da fé.
Conclusão: as estratégias de coping adotadas pelos homens estão focadas no seguimento de um protocolo de enfrentamento à pandemia, na significação e canalização da emoção e do sentido.
DESCRITORES: Pandemias; Infecções por coronavírus; Saúde do homem; Saúde mental; Estratégias de enfrentamento