Acessibilidade / Reportar erro

AÇÕES DO PROJETO TERAPÊUTICO SINGULAR EM CENTRO DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL: PERSPECTIVAS DE PROFISSIONAIS E USUÁRIOS

RESUMO

Objetivo:

compreender as ações do Projeto Terapêutico Singular, desenvolvidas aos usuários de substâncias psicoativas, em um Centro de Atenção Psicossocial, nas perspectivas de profissionais e de usuários.

Método:

pesquisa qualitativa fenomenológica à luz da Fenomenologia Social de Alfred Schütz. Foi realizada em um Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Outras Drogas em município da região norte do sul do Brasil. Utilizou-se entrevista fenomenológica com 13 profissionais de saúde e 13 usuários do serviço, entre abril e agosto de 2023. A análise compreensiva das informações foi pautada no referencial teórico-metodológico.

Resultados:

foram identificadas as ações do Projeto Terapêutico Singular em duas perspectivas (usuários e profissionais) e a reciprocidade de perspectivas entre os participantes, que foram: as ações de acolhimentos e retornos, atendimentos individuais, atividades terapêuticas coletivas, tratamento farmacológico e articulações de rede e de encaminhamentos.

Conclusão:

as ações se limitam nos princípios da Reforma Psiquiátrica e ao cuidado medicamentoso e estão centralizadas nos profissionais, apontando a necessidade de promover o protagonismo, a autonomia e a corresponsabilização ao usuário.

DESCRITORES:
Saúde mental; Centros de tratamento de abuso de substâncias; Assistência à saúde mental; Pessoal de saúde; Usuários de drogas

Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduação em Enfermagem Campus Universitário Trindade, 88040-970 Florianópolis - Santa Catarina - Brasil, Tel.: (55 48) 3721-4915 / (55 48) 3721-9043 - Florianópolis - SC - Brazil
E-mail: textoecontexto@contato.ufsc.br