RESUMO
Objetivo:
descrever as experiências vividas em simulação clínica por estudantes de enfermagem da Universidad de Magallanes, Punta Arenas, Chile, em relação ao uso da simulação clínica como metodologia de aprendizagem para o alcance de competências para o cuidado de enfermagem.
Método:
a simulação pelos alunos foi realizada em 2017, enquanto eles cursavam o sétimo e o oitavo semestres de formação profissional. O estudo realizado foi qualitativo, exploratório descritivo, no qual participaram oito alunos por meio do instrumento de entrevista semiestruturada aplicado durante o segundo semestre de 2018.
Resultados:
observou-se que a experiência de simulação foi boa e muito boa. Destaca-se que os principais pontos de discussão para os participantes foram que a simulação clínica lhes deu ferramentas que lhes permitiram adquirir identidade profissional, empoderamento do papel profissional, raciocínio clínico, prática profissional e organização. Por outro lado, também lhes permitiu aplicar conhecimentos teóricos.
Conclusões:
embora esta vivência tenha permitido aos alunos adquirir competências abrangentes, também tem como limitação o surgimento de sentimentos de medo e ansiedade que podem impossibilitar o seu desenvolvimento.
DESCRITORES:
Estudantes de enfermagem; Aprendizagem; Aprendizagem experiencial; Habilidades; Simulação