Acessibilidade / Reportar erro

ACOLHIMENTO E CUIDADO DE ENFERMAGEM: UM ESTUDO FENOMENOLÓGICO1 1 Artigo extraído da dissertação - A experiência do enfermeiro no acolhimento: estudo com enfoque na fenomenologia social, apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), em 2014.

Objetivou-se identificar o reconhecimento do acolhimento como forma de cuidado de enfermagem na experiência do enfermeiro que atua na atenção primária. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, orientada pela vertente fenomenológica social de Alfred Schutz. Participaram nove enfermeiros que trabalhavam em centros de saúde do município de Campinas-SP, Brasil. O trabalho de campo ocorreu por meio de entrevista no ano de 2013, cujas informações foram analisadas conforme os passos de pesquisadores da fenomenologia social. Identificou-se que os enfermeiros eram capazes de reconhecer a tradução do acolhimento em escuta qualificada, humanização, responsabilização e comprometimento com as necessidades do outro, entretanto, na prática, esta ação não era reconhecida como um cuidado de enfermagem e se caracterizava por atendimentos pontuais, fragmentados e direcionados à queixa. Para que tal ação seja reconhecida como um cuidado de enfermagem, o enfermeiro necessita enfocar o cuidado relacional.

Acolhimento; Estratégia saúde da família; Enfermagem


Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduação em Enfermagem Campus Universitário Trindade, 88040-970 Florianópolis - Santa Catarina - Brasil, Tel.: (55 48) 3721-4915 / (55 48) 3721-9043 - Florianópolis - SC - Brazil
E-mail: textoecontexto@contato.ufsc.br