Acessibilidade / Reportar erro

DESAFIOS NO TRATAMENTO DA COINFECCÃO DE TUBERCULOSE EM PESSOAS COM HIV/AIDS EM ANGOLA

RESUMO

Objetivo:

conhecer os desafios frente ao tratamento da coinfecção de tuberculose em pessoas com HIV/Aids (HIV/TB) em Huambo, Angola.

Método:

trata-se de uma investigação qualitativa, do tipo convergente assistencial, realizada no dispensário antituberculose do hospital sanatório do Huambo, Angola. Contou com a participação de 18 pessoas coinfectadas por HIV/TB e 11 profissionais de saúde. Os dados foram coletados no período de janeiro a julho de 2016 através de entrevista de conversação, observação participativa e grupo de convergência. Na análise dos dados utilizou-se a análise de conteúdo convencional de Hsieh e Shannon.

Resultados:

os dados originaram duas categorias: desafios das pessoas com HIV/TB frente às doenças e à adesão ao tratamento e desafios enfrentados diante dos fatores intervenientes na adesão ao tratamento da HIV/TB.

Conclusões:

a concepção que as pessoas têm sobre o viver com HIV/TB, associada aos fatores intervenientes na adesão ao tratamento da HIV/TB, resulta em busca tardia pelos serviços de saúde, não adesão ao tratamento e agravamento das doenças, sendo desafios a serem vencidos para melhor controle desta dupla epidemia.

DESCRITORES:
HIV; Tuberculose; Coinfecção; Terapêutica; Adesão à medicação

Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduação em Enfermagem Campus Universitário Trindade, 88040-970 Florianópolis - Santa Catarina - Brasil, Tel.: (55 48) 3721-4915 / (55 48) 3721-9043 - Florianópolis - SC - Brazil
E-mail: textoecontexto@contato.ufsc.br