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ENSINO DA SAÚDE MENTAL EM ENFERMAGEM NA PERCEPÇÃO DE PROFESSORES

RESUMO

Objetivo:

compreender como se desenvolve o ensino de saúde mental em um curso de graduação em enfermagem a partir da percepção dos professores de disciplinas específicas.

Método:

pesquisa qualitativa, exploratória e descritiva, desenvolvida com 11 professores de enfermagem de disciplinas relativas à saúde mental, de uma universidade pública do sul do Brasil. Coleta de dados realizada, por entrevista semiestruturada em 2014. Os dados foram submetidos à analise temática.

Resultados:

emergiram as seguintes categorias: Formação para o ensino da saúde mental; Especificidades do ensino na saúde mental; e Desenvolvimento de aulas práticas/estágios em saúde mental. O ensino em Saúde Mental, que prioriza aspectos cognitivos e técnicos em consonância à Reforma Psiquiátrica, à consolidação do Sistema Único de Saúde e à implantação das Diretrizes Curriculares Nacionais de Enfermagem, torna-se um desafio à medida em que a ruptura com modelo de ensino e saúde, outrora vigente, segue atual.

Conclusão:

este cenário aponta para a necessidade de formação de professores enfermeiros para o ensino de saúde mental e permanente revisão curricular e das estratégias pedagógicas.

DESCRITORES
Saúde mental; Ensino; Enfermagem; Docentes de enfermagem; Educação em enfermagem

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