Acessibilidade / Reportar erro

EMPATHY IN NURSING STUDENTS FROM THE METROPOLITANA UNIVERSITY OF BARRANQUILLA (COLOMBIA)

EMPATÍA EN ESTUDIANTES DE ENFERMERÍA DE LA UNIVERSIDAD METROPOLITANA DE BARRANQUILLA (COLOMBIA)

RESUMO

Objetivo:

avaliar a orientação empática em estudantes de enfermagem da Universidad Metropolitana de Barranquilla (Colombia).

Método:

estudo descritivo, exploratório e transversal, no qual a Escala de Empatia Médica de Jefferson, de forma anônima e confidencial, foi aplicada a 489 alunos do primeiro ao quarto ano de graduação do Programa de Enfermagem da Universidad Metropolitana (Barranquilla, Colombia). o rigor ético e metodológico correspondente foi mantido.

Resultados:

os resultados da ANOVA não foram significativos no fator Ano Acadêmico e na interação (p=0,261), mas significativos por Gênero. Observou-se que o comportamento foi diferente em ambos os sexos. O gênero masculino tende a descer entre o primeiro e o terceiro ano de graduação e o gênero feminino também desce entre o primeiro e o segundo ano de graduação para atingir posteriormente os níveis médios de empatia do gênero masculino.

Conclusão:

os resultados obtidos mostram que as médias da variável estudada não apresentam grande diferença entre os diferentes cursos de graduação. no entanto, observa-se um ligeiro aumento no quarto ano de graduação. Houve diferenças significativas entre os sexos, os escores observados nos estudantes do sexo masculino foram superiores aos obtidos nas estudantes do sexo feminino.

DESCRIPTORES:
Empatía; Enfermagem; Estudantes de enfermagem; Educação em enfermagem

Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduação em Enfermagem Campus Universitário Trindade, 88040-970 Florianópolis - Santa Catarina - Brasil, Tel.: (55 48) 3721-4915 / (55 48) 3721-9043 - Florianópolis - SC - Brazil
E-mail: textoecontexto@contato.ufsc.br