Acessibilidade / Reportar erro

QUALIDADE E GESTÃO DA ATENÇÃO À COINFECÇÃO TUBERCULOSE E HIV NO ESTADO DE SÃO PAULO

RESUMO

Objetivo:

analisar a qualidade e gestão da atenção à coinfecção tuberculose e HIV no estado de São Paulo.

Método:

estudo descritivo, realizado com municípios de residência de pelo menos cinco casos de coinfecção tuberculose e HIV no estado de São Paulo, notificados no sistema de notificações de tuberculose. Para análise da qualidade da atenção e gerenciamento da coinfecção tuberculose e HIV foram construídos indicadores, com base em estudos de avaliabilidade em tuberculose, validados no Brasil. Os municípios foram agrupados conforme sua qualidade da atenção e depois foram submetidos à análise de correspondência múltipla.

Resultados:

no estudo, formou-se um grupo com 18 municípios (42,86%) com satisfatória qualidade da atenção e gerenciamento, e outro grupo com 24 (57,14%) municípios caracterizados como não satisfatório. Nos municípios com resultado satisfatório, identificou-se baixa proporção de coinfecção tuberculose e HIV, baixa taxa de incidência de aids, porte populacional médio, elevada cobertura de Programas de Agentes Comunitários de Saúde e Estratégia Saúde da Família. Para os demais municípios com qualidade não satisfatória, observou-se alta proporção de coinfecção tuberculose /HIV e taxa de incidência de aids.

Conclusão:

o estudo evidencia as características definidoras da qualidade da atenção e gerenciamento da coinfecção tuberculose e HIV enquanto condições crônicas, trazendo elementos relevantes no que tange à mobilização de recursos e investimentos nos municípios onde isso se faz necessário. Além disso, mostra que os resultados sanitários são críticos onde não há satisfatória qualidade da atenção, mostrando a necessidade de reorganização da assistência e do gerenciamento das ações que envolvem o controle da coinfecção tuberculose e HIV nesses contextos.

DESCRITORES:
Síndrome de imunodeficiência adquirida; Tuberculose; Avaliação de serviços de saúde; Pesquisa operacional; Qualidade da assistência à saúde; Gestão em saúde

Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduação em Enfermagem Campus Universitário Trindade, 88040-970 Florianópolis - Santa Catarina - Brasil, Tel.: (55 48) 3721-4915 / (55 48) 3721-9043 - Florianópolis - SC - Brazil
E-mail: textoecontexto@contato.ufsc.br