RESUMO
Objetivo:
compreender os problemas éticos de enfermeiras gestoras hospitalares na perspectiva da ética das virtudes de Macintyre.
Método:
pesquisa qualitativa, do tipo estudo de caso único, abarcado pelo referencial téorico da ética da virtude de Alasdair Macintyre. Participaram do estudo 16 enfermeiras em exercício de cargo de gestão por um tempo mínimo de seis meses. O cenário foi um hospital universitário em Belo Horizonte, Brasil. Os dados foram coletados entre agosto a outubro de 2021, por meio de entrevistas individuais com roteiro semiestruturado e análise documental, analisadas mediante Análise de Conteúdo segundo Bardin. Da análise temática emergiram duas categorias de problemas éticos - ligados a violação dos valores do cuidado: bens internos; e ligados à ruptura com normas, padrões de comportamento e relações interpessoais: bens externos.
Resultados:
o problema ético está presente no cuidado, nas relações e na instituição. Quando referem-se aos bens internos da profissão, os problemas éticos são caracterizados como violação dos valores do cuidado: negação da assistência, ações negligentes e imprudentes ou violação dos direitos do profissional, paciente, equipe e instituição. Quando remetem-se aos bens externos, tais problemas estão ligados à interrupção de normas, às ações e comportamentos indevidos ou condutas éticas questionadas e desrespeitadas pelo profissional.
Conclusão:
as enfermeiras gestoras compreendem problemas éticos como circunstâncias que geram uma oposição a ações consideradas corretas e que vão contra ao que é próprio ao enfermeiro e contra o seu dever, atingindo negativamente os profissionais, o cuidado ao paciente, a instituição e o serviço público.
DESCRITORES:
Enfermagem; Ética em enfermagem; Hospitais universitários; Enfermeiras administradoras; Ética institucional