Acessibilidade / Reportar erro

SOFRIMENTO DE PACIENTES COM CÂNCER EM QUIMIOTERAPIA NEUROTÓXICA: UMA ABORDAGEM FENOMENOLÓGICA

RESUMO

Objetivo:

desvelar experiências de pacientes com câncer que se submeteram à terapia com quimioterápicos neurotóxicos.

Método:

estudo qualitativo, fundamentado na fenomenologia, realizado com nove pacientes adultos em tratamento com antineoplásicos neurotóxicos, entrevistados em junho e julho de 2018. Os depoimentos foram analisados segundo o modelo empírico-compreensivo.

Resultados:

foram reveladas as categorias: com os nervos à flor da pele - percepção das limitações provocadas pela dor neuropática induzida pela quimioterapia; a quimioterapia que acaba com a minha energia; o sofrimento de recomeçar; o sofrimento de suportar; sozinho, em um deserto, ouvi o grito do meu silêncio; quimioterapia - uma infusão de esperança; e, não há sofrimentos na terra que o céu não possa curar.

Conclusão:

o estudo apresentou vários significados de sofrimento que emergem da experiência com o tratamento neurotóxico, relatando que muitas das dimensões do sofrimento interpenetram-se, sendo impossível dissociá-las.

DESCRITORES:
Estresse psicológico; Quimioterapia combinada; Neoplasias; Neuropatia de pequenas fibras; Pesquisa qualitativa

Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduação em Enfermagem Campus Universitário Trindade, 88040-970 Florianópolis - Santa Catarina - Brasil, Tel.: (55 48) 3721-4915 / (55 48) 3721-9043 - Florianópolis - SC - Brazil
E-mail: textoecontexto@contato.ufsc.br