Acessibilidade / Reportar erro

PERFIL DAS MULHERES USUÁRIAS DE PSICOTRÓPICOS PRESCRITOS EM UMA UNIDADE PRISIONAL DE MINAS GERAIS

RESUMO

Objetivo:

analisar o perfil das mulheres usuárias de psicotrópicos prescritos em uma unidade prisional feminina.

Método:

trata-se de um estudo quantitativo, exploratório e descritivo, de caráter transversal, desenvolvido com a população de um complexo penitenciário feminino do estado de Minas Gerais. A população total admitida na instituição no período de coleta era de 363 privadas de liberdade e todas foram incluídas na análise. Os dados foram coletados entre agosto e dezembro de 2022, a partir do banco de dados institucional e foram analisados de acordo com testes estatísticos (estatística descritiva e medidas de dispersão, teste de Mann-Whitney e teste Qui-quadrado).

Resultados:

a amostra foi composta por mulheres jovens, afrodescendentes, com baixo nível de escolaridade, mães e que não recebiam visitas. Aproximadamente, 70% (n=250) usavam algum psicotrópico prescrito. Os diagnósticos psiquiátricos mais frequentes foram os transtornos ansiosos, seguidos pelos de humor. As mulheres que utilizavam psicotrópicos prescritos apresentaram uma mediana maior em relação ao tempo de reclusão. Houve associação significativa entre o uso de psicotrópicos e doenças crônicas.

Conclusão:

O perfil identificado reafirma os efeitos das diferenças existentes no que tange ao assunto gênero. Mesmo com o aumento de políticas públicas destinadas às mulheres, as suas especificidades, muitas vezes, são desconsideradas. Quanto ao uso de psicotrópicos, sugere-se que a alta taxa corresponde às condições geradas pelo encarceramento.

DESCRITORES:
Mulheres; Papel de gênero; Prisão; Saúde mental; Psicotrópicos

Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduação em Enfermagem Campus Universitário Trindade, 88040-970 Florianópolis - Santa Catarina - Brasil, Tel.: (55 48) 3721-4915 / (55 48) 3721-9043 - Florianópolis - SC - Brazil
E-mail: textoecontexto@contato.ufsc.br