RESUMO
Objetivo: determinar o estilo de vida de estudantes de enfermagem de uma Universidade no México, segundo fatores pessoais e comportamentos anteriores do Modelo de Promoção da Saúde de Nola J. Pender.
Método: estudo transversal desenvolvido em uma Universidade Pública de Minatitlán, Veracruz, México, no ano 2019, com os estudantes de enfermagem matriculados na disciplina de estágio curricular, totalizando 130. Coletaram-se dados que incluem características sociodemográficas, clínicas e de estilo de vida e comportamento por meio da Health-Promoting Lifestyle Profile I. Utilizaram-se os testes T de Student, Anova e correlação de Pearson para as análises.
Resultados: dos 130 participantes, 92 (70,8%) foram classificados com estilo de vida saudável e 38 (29,2%) obtiveram estilo de vida moderadamente saudável. Entre os domínios da escala, o de exercício foi o de menor pontuação. Constataram-se correlações negativas entre o domínio autorrealização e variáveis clínicas, tais como pressão arterial, índice de massa corpórea e circunferência abdominal, e também entre esse domínio e o tempo de uso de celular e televisão.
Conclusão: a classificação geral do estilo de vida da maioria dos participantes foi saudável, todavia as análises dos domínios individuais demonstram a necessidade de intervenções políticas e clínicas que influenciem os comportamentos promotores de saúde dos estudantes de enfermagem.
DESCRITORES: Estilo de vida; Estilo de vida saudável; Estudantes de enfermagem; Educação em enfermagem; Promoção da saúde