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EFEITO DE INTERVENÇÃO EDUCACIONAL NA QUALIDADE DE VIDA DE PACIENTES RENAIS CRÔNICOS HIPERFOSFATÊMICOS EM HEMODIÁLISE

RESUMO

Objetivo:

avaliar a qualidade de vida relacionada à saúde de pacientes renais crônicos hiperfosfatêmicos em hemodiálise antes e após uma intervenção educacional de enfermagem.

Método:

estudo quase experimental do tipo antes e depois, realizado com 63 pacientes renais crônicos hiperfosfatêmicos de uma unidade renal estado do Rio Grande do Sul (Brasil). Utilizado formulário de caracterização sociodemográfica e clínica, registro de intensidade de prurido, Kidney Disease Quality of Life - Short Form e Intervenção Educacional de Enfermagem. Esta compreendeu orientação individual, esclarecimento de dúvida e manual impresso. Dados laboratoriais e prurido avaliados antes, 30 e 60 dias após intervenção, e qualidade de vida, previamente e após dois meses. Análise a partir de medidas descritivas e analíticas.

Resultados:

após a intervenção evidenciou-se diferença estatística entre as médias dos escores das dimensões Função física, Função emocional, Energia/fadiga, Lista de problemas/sintomas e Função cognitiva. Verificou-se correlação significativa nas dimensões: Funcionamento físico, Função física, Dor, Saúde geral, Bem-estar emocional, Lista de problemas/sintomas, Efeitos da doença renal, Sobrecarga da doença renal, Sono e Estímulo por parte da equipe de diálise. Com a intervenção houve redução nos níveis de fósforo, creatinina, elevação de cálcio e paratormônio. O prurido também diminuiu. Em relação à avaliação de sua saúde, 31,7% a consideraram “boa” e 58,8% “regular” anteriormente à intervenção; após, 50,8% e 36,5% a avaliaram com “boa” e “regular” respectivamente.

Conclusão:

intervenção educacional de enfermagem melhora a qualidade de vida relacionada à saúde e à percepção de saúde de pacientes renais crônicos hiperfosfatêmicos em hemodiálise.

DESCRITORES
Qualidade de vida; Insuficiência renal crônica; Diálise renal; Hiperfosfatemia; Educação em saúde

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