Acessibilidade / Reportar erro

O PROCESSO DE CRIAÇÃO DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE OBSTETRIZES E ENFERMEIROS OBSTETRAS1 1 Texto extraído da tese - A criação da Associação Brasileira de Obstetrizes e Enfermeiros Obstetras (ABENFO-Nacional) e sua participação no Movimento de Humanização do Parto e Nascimento (1989-2002), apresentada na Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), em 2014.

RESUMO

Objetivo:

descrever o processo de criação da Associação Brasileira de Obstetrizes e Enfermeiras Obstetras - Nacional pelas enfermeiras obstétricas.

Método:

estudo qualitativo com abordagem histórico-social. O corpus de análise deste estudo foram documentos escritos e depoimentos orais obtidos a partir de entrevistas. Utilizou-se para a análise a triangulação dos dados, sob a luz do referencial teórico de Pierre Bourdieu.

Resultados:

o processo de criação da Associação Brasileira de Obstetrizes e Enfermeiras Obstetras - Nacional se deu a partir da aproximação da Enfermeira Obstétrica com a Associação Brasileira de Obstetrizes e do reconhecimento internacional da Enfermeira Obstétrica pelas Obstetrizes e da transformação da referidas associações.

Conclusão:

a Associação Brasileira de Obstetrizes e Enfermeiras Obstetras - Nacional foi criada em 1992, a partir de uma aliança política entre a parteira/obstetriz e a enfermeira obstétrica, pois reconheceram-se como sujeitos com práticas legítimas.

DESCRITORES:
Enfermagem obstétrica; História da enfermagem; Saúde da mulher.

Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduação em Enfermagem Campus Universitário Trindade, 88040-970 Florianópolis - Santa Catarina - Brasil, Tel.: (55 48) 3721-4915 / (55 48) 3721-9043 - Florianópolis - SC - Brazil
E-mail: textoecontexto@contato.ufsc.br