Acessibilidade / Reportar erro

A RELAÇÃO DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DOS PROFISSIONAIS DA SAÚDE E DAS PESSOAS COM TUBERCULOSE COM O ABANDONO DO TRATAMENTO

RESUMO

Objetivo:

relacionar as representações sociais dos profissionais de saúde e das pessoas com tuberculose com o abandono de tratamento.

Método:

estudo exploratório-descritivo com abordagem qualitativa. Participaram 12 profissionais de saúde e oito pacientes de centros de saúde de Lima, Peru. Os dados foram coletados, entre junho e julho de 2012, mediante entrevistas semiestruturadas e analisados conforme a técnica de análise de conteúdo.

Resultados:

da análise das categorias, emergiram representações de ambos os atores. Elas apresentam aspectos semelhantes, tais como: o tratamento da tuberculose gera sofrimento; a tuberculoses é contagiosa e afasta as pessoas; a falta de conhecimento gera abandono de tratamento. Essas representações interferem no comportamento relacionado ao cuidado e à adesão ao tratamento da tuberculose.

Conclusão:

há necessidade de desenvolver estratégias de educação psicossocial, considerando a multidimensionalidade da adesão ao tratamento, para a diminuição das taxas de abandono e da cadeia de transmissão da tuberculose.

DESCRITORES:
Recusa do paciente ao tratamento; Enfermagem; Tuberculose.

Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduação em Enfermagem Campus Universitário Trindade, 88040-970 Florianópolis - Santa Catarina - Brasil, Tel.: (55 48) 3721-4915 / (55 48) 3721-9043 - Florianópolis - SC - Brazil
E-mail: textoecontexto@contato.ufsc.br