Acessibilidade / Reportar erro

ESTILOS DE APRENDIZAGEM: PREFERÊNCIA DOS ESTUDANTES DE ENFERMAGEM DA UNIVERSIDADE DE MAGALLANES, CHILE

RESUMO

Objetivo:

identificar a preferência dos estilos de aprendizagem dos estudantes de enfermagem da Universidade de Magallanes.

Método:

foi realizado um estudo quantitativo transversal, descritivo e correlacional, envolvendo 186 alunos do primeiro ao quinto ano do curso de enfermagem, com faixa etária entre 18 e 45 anos. O Questionário de Estilos de Aprendizagem Honey-Alonso foi aplicado durante o segundo semestre de 2018. Para a análise dos dados, foi utilizada a distribuição de frequências, estatística descritiva e correlações (Spearman) para estilos de aprendizagem, empregando o programa SPSS v. 22.0.

Resultados:

o estilo de aprendizagem que prevaleceu, com preferência moderada nos estudantes de enfermagem foi o Reflexivo, com média de 53,20%, segundo o curso e os anos de estudo, seguido do Teórico, com 39%. Por outro lado, não foram encontradas correlações estatisticamente significativas entre os anos de estudo e os estilos de aprendizagem (p>0,05). A maioria dos estudantes pesquisados apresentou um e dois estilos de aprendizagem.

Conclusão:

conhecer os estilos de aprendizagem permitirá elaborar estratégias metodológicas adaptadas aos estilos de aprendizagem dos alunos, que possibilitem aperfeiçoar o processo de aprendizagem. Os alunos objeto deste estudo são indivíduos analíticos e reflexivos, fator correlacionado com o perfil do estudante de enfermagem quando se trata de colocar em prática seu trabalho como enfermeiro.

DESCRITORES:
Aprendizagem; Educação superior; Estudantes de enfermagem; Formação profissional; Enfermagem

Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduação em Enfermagem Campus Universitário Trindade, 88040-970 Florianópolis - Santa Catarina - Brasil, Tel.: (55 48) 3721-4915 / (55 48) 3721-9043 - Florianópolis - SC - Brazil
E-mail: textoecontexto@contato.ufsc.br