Acessibilidade / Reportar erro

TAXAS E CAUSAS DE CANCELAMENTO CIRÚRGICO AMBULATORIAL: ESTUDO TRANSVERSAL

RESUMO

Objetivo:

analisar a taxa e as causas de cancelamento em unidade de cirurgia ambulatorial em uma policlínica universitária integrante do Sistema Único de Saúde e situada no município do Rio de Janeiro.

Método:

estudo transversal, desenvolvido em centro cirúrgico ambulatorial de uma policlínica universitária da cidade do Rio de Janeiro, Brasil. Dados do período de agosto de 2021 a julho de 2022 foram extraídos do banco de dados da instituição via formulário contendo variáveis sociodemográficas e clínica dos pacientes, mês, especialidade cirúrgica, causas e período do cancelamento. Para variável faixa etária utilizou-se o teste de Wilcoxon-Mann-Whitney, e para variáveis mês e especialidade, o teste qui-quadrado de Pearson, adotado nível de significância de 5%.

Resultados:

dentre as 2.147 cirurgias ambulatoriais agendadas, 334 foram canceladas, com taxa de cancelamento cirúrgico anual de 15,55%. Houve diferença estatística significativa nos cancelamentos ocorridos no mês de dezembro (p= 0,010), na especialidade cirúrgica vascular (p= 0,001) e em pacientes idosos (p= 0,007). Foram encontradas dez causas de cancelamento, sendo as mais frequentes relacionadas à falta do paciente (n=117; 35,03%), às condições clínicas desfavoráveis (n=92; 27,54%) e à inconformidade no preparo pré-operatório (n=30; 8,98%).

Conclusão:

a taxa de cancelamento cirúrgico foi elevada, sobretudo pela falta e pelas condições clínicas do paciente no dia da cirurgia. Espera-se que os dados possam contribuir para subsidiar e sensibilizar a participação ativa de todos os profissionais envolvidos em cirurgia ambulatorial, de modo a evitar cancelamento.

DESCRITORES:
Procedimentos cirúrgicos ambulatórios; Indicadores de qualidade em assistência à saúde; Enfermagem perioperatória; Cuidados pré-operatórios; Centros cirúrgicos

Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduação em Enfermagem Campus Universitário Trindade, 88040-970 Florianópolis - Santa Catarina - Brasil, Tel.: (55 48) 3721-4915 / (55 48) 3721-9043 - Florianópolis - SC - Brazil
E-mail: textoecontexto@contato.ufsc.br