Acessibilidade / Reportar erro

O PROTAGONISMO DE MULHERES IDOSAS NA DENÚNCIA DA VIOLÊNCIA: UMA TEORIA FUNDAMENTADA

RESUMO

Objetivo:

interpretar a vivência do empoderamento de idosas para realização da denúncia de violência intrafamiliar e desenvolver modelo teórico que o explicite.

Método:

estudo qualitativo, realizado por meio da Teoria Fundamentada nos Dados. Entre os meses de fevereiro de 2018 e janeiro de 2020, realizaram-se entrevistas semiestruturada com 21 idosas que registraram Boletins de Ocorrência. Também, entrevistaram-se nove profissionais atuantes em Delegacia de Defesa da Mulher da Polícia Civil do Estado de São Paulo, Brasil, localizada em município de médio porte do interior paulista.

Resultados:

o fenômeno identificado “Protagonizando o enfrentamento da violência”, a partir das categorias, revelou que as mulheres idosas vivenciam múltiplas condições de vulnerabilidade decorrentes da situação de dependência, conflitos nas relações e condições de vida desfavoráveis, mesmo assim, os impactos dessa violência geram a necessidade de tomada de atitude frente a ela e ao empoderamento para a denúncia. Após a denúncia, vivenciam a complexidade da mesma e encontram formas para lidar com a situação.

Conclusão:

a realização da denúncia de violência por mulheres idosas deriva do processo de empoderamento individual, impulsionado pela decisão em interromper os abusos, mesmo com possíveis consequências, despertando, assim, consciência crítica a partir da autopercepção do contexto de vida.

DESCRITORES:
Abuso de idosos; Notificação de abuso; Notificação; Violência contra a mulher; Envelhecimento; Empoderamento

Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduação em Enfermagem Campus Universitário Trindade, 88040-970 Florianópolis - Santa Catarina - Brasil, Tel.: (55 48) 3721-4915 / (55 48) 3721-9043 - Florianópolis - SC - Brazil
E-mail: textoecontexto@contato.ufsc.br