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DESENVOLVIMENTO E VALIDAÇÃO DE TECNOLOGIA AUDIOVISUAL PARA PREPARO E ADMINISTRAÇÃO DE MEDICAMENTOS VIA SONDA ENTERAL

RESUMO

Objetivo:

desenvolver e validar uma tecnologia educativa audiovisual na forma de vídeo para agregar conhecimentos científicos e práticos aos profissionais de Enfermagem durante o preparo e a administração de medicamentos orais via sonda enteral.

Método:

trata-se de um estudo metodológico, alicerçado no referencial teórico de Fleming, Reynolds e Wallace. Realizado em Ribeirão Preto, São Paulo, Brasil, de setembro de 2022 a agosto de 2023. A população foi composta por sete especialistas, sendo três enfermeiras, duas farmacêuticas e duas nutricionistas. Estudo desenvolvido em três fases: “Pré-produção” - revisão da literatura e elaboração do roteiro; “Produção” - validação do roteiro e gravação do vídeo; e, “Pós-produção” - validação do vídeo. A aparência e o conteúdo do material foram validados pela técnica Delphi e pelo Índice de Validade de Conteúdo maior ou igual a 70% (IVC ≥0,7).

Resultados:

o roteiro/script/storyboard do vídeo foi desenvolvido e validado por sete especialistas, com 94,2% de concordância. O vídeo foi validado e atingiu 99,2% de concordância entre os especialistas nos quesitos funcionalidade, usabilidade, eficiência, técnica audiovisual, ambiente e procedimentos. Os especialistas sugeriram organizar o vídeo em três partes, as quais envolveram considerações gerais relacionadas às sondas enterais (Vídeo 1), cuidados de Enfermagem relacionados ao preparo (Vídeo 2) e à administração de medicamentos em pacientes adultos e idosos com sonda (Vídeo 3).

Conclusão:

a tecnologia educativa audiovisual desenvolvida neste estudo na forma de vídeo pode contribuir com a capacitação de profissionais de nível médio e superior, bem como de estudantes dos cursos técnicos e de graduação em Enfermagem.

DESCRITORES:
Cuidados de Enfermagem; Estudo de Validação; Filme e Vídeo Educativo; Nutrição Enteral; Preparações Farmacêuticas; Recursos Audiovisuais; Segurança do Paciente

ABSTRACT

Objective:

to develop and validate an audiovisual educational technology in the form of video to add scientific and practical knowledge to nursing professionals during oral medication preparation and administration via feeding tube.

Method:

this is a methodological study based on the theoretical framework of Fleming, Reynolds and Wallace, held in Ribeirão Preto, São Paulo, Brazil, from September 2022 to August 2023. The population was made up of seven experts, three nurses, two pharmacists and two nutritionists. The study was developed in three phases: “Pre-production” - literature review and script preparation; “Production” - script validity and video recording; and “Post-production” - video validity. Material appearance and content were validated using the Delphi technique and a Content Validity Index greater than or equal to 70% (CVI ≥0.7).

Results:

the video script/storyboard was developed and validated by seven experts, with 94.2% agreement. The video was validated and reached 99.2% agreement among experts in terms of functionality, usability, efficiency, audiovisual technique, environment and procedures. Experts suggested organizing the video into three parts, which involved general considerations related to feeding tubes (Video 1), nursing care related to preparation (Video 2) and medication administration in adult and elderly patients with a tube (Video 3).

Conclusion:

the audiovisual educational technology developed in this study in the form of video can contribute to training high school and higher education professionals as well as students of vocational training and undergraduate courses in nursing.

DESCRIPTORS:
Nursing Care; Validation Study; Instructional Film and Video; Enteral Nutrition; Pharmaceutical Preparations; Audiovisual Aids; Patient Safety

RESUMEN

Objetivo:

desarrollar y validar una tecnología educativa audiovisual en forma de video para agregar conocimientos científicos y prácticos a los profesionales de enfermería durante la preparación y administración de medicamentos orales vía sonda enteral.

Método:

se trata de un estudio metodológico, basado en el marco teórico de Fleming, Reynolds y Wallace. Realizado en Ribeirão Preto, São Paulo, Brasil, de septiembre de 2022 a agosto de 2023. La población estuvo compuesta por siete especialistas, tres enfermeros, dos farmacéuticos y dos nutricionistas. Estudio desarrollado en tres fases: “Preproducción” - revisión de literatura y preparación de guión; “Producción” - validación de guión y grabación de vídeo; y “Postproducción” - validación de vídeo. La apariencia y contenido del material fueron validados mediante la técnica Delphi y el Índice de Validez de Contenido mayor o igual al 70% (IVC ≥0,7).

Resultados:

el guión/script/storyboard del vídeo fue desarrollado y validado por siete expertos, con un 94,2% de acuerdo. El vídeo fue validado y alcanzó un 99,2% de acuerdo entre expertos en cuanto a funcionalidad, usabilidad, eficiencia, técnica audiovisual, entorno y procedimientos. Los expertos sugirieron organizar el video en tres partes, que involucraron consideraciones generales relacionadas con las sondas enterales (Video 1), cuidados de enfermería relacionados con la preparación (Video 2) y administración de medicamentos en pacientes adultos y ancianos portadores de sonda (Video 3).

Conclusión:

la tecnología educativa audiovisual desarrollada en este estudio en forma de video puede contribuir a la formación de profesionales de la educación secundaria y superior, así como de estudiantes de cursos técnicos y de pregrado en enfermería.

DESCRIPTORES:
Atención de Enfermería; Estudio de Validación; Película y Vídeo Educativos; Nutrición Enteral; Preparaciones Farmacéuticas; Recursos Audiovisuales; Seguridad del Paciente

INTRODUÇÃO

Segundo dados da Sociedade Americana de Nutrição Parenteral e Enteral (em inglês, American Society for Parenteral and Enteral Nutrition - ASPEN), cerca de 245 mil pacientes por ano fazem uso temporário de sonda enteral em ambiente hospitalar e aproximadamente 31 mil fazem uso de dispositivos de acesso enteral em domicílio11. Gimenes FRE, Pereira MCA, Prado PR, Carvalho REFL, Koepp J, Freitas LM, et al. Nasogastric/nasoenteric Tube-Related Incidents in Hospitalized Patients: A Study Protocol of a Multicenter Prospective Cohort Study. BMJ Open [Internet]. 2019 [cited 2021 Jun 24];9:e027967.Available from: https://doi.org/10.1136/bmjopen-2018-027967
https://doi.org/10.1136/bmjopen-2018-027...
. No Brasil, esses dados não estão disponíveis, todavia, sabe-se que as sondas enterais são amplamente utilizadas em todos os níveis de atenção22. Sousa FREG, Pereira FH, Aguiar JM, Janazi P, Prado PR, Medeiros A. Perfil de pacientes internados em uso de sonda nasoenteral e fatores associados ao óbito. BRASPEN J [Internet]. 2020 [cited 2021 Jun 24];35(3):279-86.Available from: http://doi.org/10.37111/braspenj.2020353013
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.

Os dispositivos de acesso enteral viabilizam a administração de nutrientes e/ou medicamentos no trato gastrointestinal33. Boullata JI, Carreira AL, Harvey L, Escuro AA, Hudson L, Mays A. ASPEN Safe Practices for Enteral Nutrition Therapy. J Parenter Enteral Nutr [Internet]. 2017 [cited 2021 Jun 21];41(1):15-103.Available from: http://doi.org/10.1177/0148607116673053
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-44. Matsuba CST, Serpa LF, Pereira SRM, Barbosa JAG, Corrêa APA, Antunes MS, et al. Diretriz BRASPEN de Enfermagem em Terapia Nutricional Oral, Enteral e Parenteral. BRASPEN J [Internet]. 2021 [cited 2022 Sep 09];36(3 Suppl 3).Available from: https://www.braspen.org/_files/ugd/66b28c_8ff5068bd2574851b9d61a73c3d6babf.pdf
https://www.braspen.org/_files/ugd/66b28...
, entretanto, apesar da administração de medicamentos via sonda enteral oferecer benefícios ao paciente, sua prática envolve riscos assistenciais55. Alhashemi SH, Ghorbani R, Vazin A. Improving knowledge, Attitudes, and Practice of Nurses in Medication Administration Through Enteral Feeding Tubes by Clinical Pharmacists: A Case-Control study. AMEP. 2019 [cited 2022 Sep 04];10:493-500.Available from: https://doi.org/10.2147/AMEP.S203680
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-99. White R, Bradnam V. Handbook of Drug Administration via Enteral Feeding Tubes. 3rd ed. London, (UK): Pharmaceutical Press; 2015. , exigindo conhecimento científico e domínio da prática, com vistas à garantia da segurança na terapêutica medicamentosa55. Alhashemi SH, Ghorbani R, Vazin A. Improving knowledge, Attitudes, and Practice of Nurses in Medication Administration Through Enteral Feeding Tubes by Clinical Pharmacists: A Case-Control study. AMEP. 2019 [cited 2022 Sep 04];10:493-500.Available from: https://doi.org/10.2147/AMEP.S203680
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,99. White R, Bradnam V. Handbook of Drug Administration via Enteral Feeding Tubes. 3rd ed. London, (UK): Pharmaceutical Press; 2015. .

Um dos maiores desafios do manejo de medicamentos orais em pacientes que se alimentam exclusivamente por sonda é o fato de a maioria desses medicamentos não ser formulada para esta via11. Gimenes FRE, Pereira MCA, Prado PR, Carvalho REFL, Koepp J, Freitas LM, et al. Nasogastric/nasoenteric Tube-Related Incidents in Hospitalized Patients: A Study Protocol of a Multicenter Prospective Cohort Study. BMJ Open [Internet]. 2019 [cited 2021 Jun 24];9:e027967.Available from: https://doi.org/10.1136/bmjopen-2018-027967
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,33. Boullata JI, Carreira AL, Harvey L, Escuro AA, Hudson L, Mays A. ASPEN Safe Practices for Enteral Nutrition Therapy. J Parenter Enteral Nutr [Internet]. 2017 [cited 2021 Jun 21];41(1):15-103.Available from: http://doi.org/10.1177/0148607116673053
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,99. White R, Bradnam V. Handbook of Drug Administration via Enteral Feeding Tubes. 3rd ed. London, (UK): Pharmaceutical Press; 2015. -1212. Ferrer R, Joaquim FM, Pavan AM, Parra BFCS, Matos LBN, Silva Júnior AV, et al. Manual de diluição e administração de medicamentos por acessos enterais. BRASPEN J [Internet]. 2019 [cited 2022 Oct 27];34(2):193-212.Available from: http://arquivos.braspen.org/journal/abr-mai-jun-2019/artigos/14-Manual-de-diuicao.pdf
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. Por esse motivo, o profissional de Enfermagem necessita modificar a forma farmacêutica para viabilizar a administração do medicamento via tubo33. Boullata JI, Carreira AL, Harvey L, Escuro AA, Hudson L, Mays A. ASPEN Safe Practices for Enteral Nutrition Therapy. J Parenter Enteral Nutr [Internet]. 2017 [cited 2021 Jun 21];41(1):15-103.Available from: http://doi.org/10.1177/0148607116673053
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,66. Bandy KS, Albrecht S, Parag B, McClave SA. Practices Involved in the Enteral Delivery of Drugs. Curr Nutr Rep [Internet]. 2019 [cited 2022 Sep 04];8:356-62.Available from: https://doi.org/10.1007/s13668-019-00290-4
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,1111. Boullata JI. Enteral Medication for the Tube-Fed Patient: Making This Route Safe and Effective. Nutr Clin Pract [Internet]. 2021 [cited 2022 Nov 24];36(1):111-32.Available from: http://doi.org/10.1002/ncp.10615
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. Ademais, há divergências na literatura sobre práticas seguras no preparo e na administração de medicamentos via sonda55. Alhashemi SH, Ghorbani R, Vazin A. Improving knowledge, Attitudes, and Practice of Nurses in Medication Administration Through Enteral Feeding Tubes by Clinical Pharmacists: A Case-Control study. AMEP. 2019 [cited 2022 Sep 04];10:493-500.Available from: https://doi.org/10.2147/AMEP.S203680
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,1111. Boullata JI. Enteral Medication for the Tube-Fed Patient: Making This Route Safe and Effective. Nutr Clin Pract [Internet]. 2021 [cited 2022 Nov 24];36(1):111-32.Available from: http://doi.org/10.1002/ncp.10615
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, problema este que resulta em dúvidas e em prejuízos para a qualidade da assistência prestada pela equipe de saúde, além de aumentar o risco de danos evitáveis aos pacientes88. Teder K, Jõhvik L, Meos A, Saar M, Visbek A, Volmer D, et al. Solid Oral Medications' Suitability for Use in Enteral Feeding Tubes. Nurs Crit Care [Internet]. 2022 [cited 2023 Jan 10];27:698-705.Available from: http://doi.org/10.1111/nicc.12729
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,1111. Boullata JI. Enteral Medication for the Tube-Fed Patient: Making This Route Safe and Effective. Nutr Clin Pract [Internet]. 2021 [cited 2022 Nov 24];36(1):111-32.Available from: http://doi.org/10.1002/ncp.10615
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.

A literatura evidencia que vídeos educativos, enquanto estratégia educacional, são capazes de despertar o interesse dos usuários, além de incentivar o processo ensino-aprendizagem e aumentar o nível de conhecimento dos profissionais. Contudo, existe escassez desse material nas plataformas digitais1313. Fleming SE, Reynolds J, Wallace B. Lights... Camera... Action! A Guide for Creating a DVD/Video. Nurse Educ [Internet]. 2009 [cited 2021 Jun 03];34(3):118-21.Available from: http://doi.org/10.1097/NNE.0b013e3181a0270e
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-1515. Sanguino GZ, Furtado MCC, Godoy S, Vicente JB, Silva Jr. Management of Cardiopulmonary Arrest in an Educational Video: Contributions to Education in Pediatric Nursing. Rev Latino-Am Enferm [Internet]. 2021 [cited 2023 Jun 23];29:e3410.Available from: https://doi.org/10.1590/1518-8345.3680.3410
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.

Diante da necessidade de capacitar e aprimorar o conhecimento dos profissionais de Enfermagem com vistas à prevenção de eventos adversos relacionados ao uso de medicamentos, o presente estudo foi proposto com o objetivo de desenvolver e validar uma tecnologia educativa audiovisual na forma de vídeo para agregar conhecimentos científicos e práticos a esses profissionais durante o preparo e a administração de medicamentos via sonda enteral.

MÉTODO

Trata-se de estudo de desenvolvimento de tecnologia educativa apoiada nos fundamentos dos estudos metodológicos e alicerçada no referencial teórico de Fleming, Reynolds, Wallace1313. Fleming SE, Reynolds J, Wallace B. Lights... Camera... Action! A Guide for Creating a DVD/Video. Nurse Educ [Internet]. 2009 [cited 2021 Jun 03];34(3):118-21.Available from: http://doi.org/10.1097/NNE.0b013e3181a0270e
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. O projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) de uma universidade pública, em observância às diretrizes das Resoluções n° 466/12 e 510/16 que tratam de pesquisas com seres humanos. O estudo foi desenvolvido no período de setembro de 2022 a agosto de 2023.

A população do estudo foi composta por um grupo de sete especialistas e incluiu três enfermeiras, duas farmacêuticas e duas nutricionistas, as quais foram convidadas a participar do processo de validação do roteiro/script/storyboard e da validação de aparência e conteúdo do vídeo educativo por meio da técnica Delphi1616. Santos APFB, Andrade JF, Alves GCS, Silva SD, Sanches C, Chequer FMD. A análise do uso da técnica Delphi na tomada de decisão em pacientes críticos: uma revisão sistemática. Rev Med [Internet]. 2020 [cited 2022 Sep 04]; 9(3):291-304.Available from: https://doi.org/10.11606/issn.1679-9836.v99i3p291-304
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.

A técnica Delphi é utilizada em processos de validação de conteúdos e/ou ferramentas, ou ainda em situações nas quais exista controvérsias na literatura sobre determinado assunto. Nessa técnica, um grupo de especialistas é reunido para estabelecer um consenso entre as opiniões a partir de instrumentos de coleta de dados, sendo preservado o anonimato dos participantes1616. Santos APFB, Andrade JF, Alves GCS, Silva SD, Sanches C, Chequer FMD. A análise do uso da técnica Delphi na tomada de decisão em pacientes críticos: uma revisão sistemática. Rev Med [Internet]. 2020 [cited 2022 Sep 04]; 9(3):291-304.Available from: https://doi.org/10.11606/issn.1679-9836.v99i3p291-304
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.

Não existe consenso na literatura acerca do quantitativo ideal de especialistas para a validação de tecnologias, entretanto, considera-se que “sete” seja um número suficiente para conferir fidedignidade a essas ferramentas, não devendo este quantitativo ser inferior a cinco1717. Soares JEF, Soares NLS, Freitas BHBM, Bortolini J. Validation of an Instrument for the Evaluation of Adolescents’ Knowledge about Hansen’s Disease. Acta Paul Enferm [Internet]. 2018 [cited 2022 Aug 16];31(5):480-8.Available from: https://doi.org/10.1590/1982-0194201800068
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.

A escolha e a seleção dos especialistas foram realizadas pelos pesquisadores, considerando-se distintas categorias profissionais contidas nas áreas de interesse e a expertise previamente conhecida destes profissionais para com a temática “segurança na administração de medicamentos via sonda enteral”, e/ou “cuidados de Enfermagem com sonda enteral”, e/ou “desenvolvimento de tecnologias audiovisuais”, a partir da amostragem do tipo “bola de neve”. Os especialistas foram selecionados e classificados de acordo com os “Critérios de seleção de especialistas” de autoria de Guimarães et al.1818. Guimarães HCQCP, Pena SB, Lopes JL, Lopes CT, Barros ALBL. Experts for Validation Studies in Nursing: New Proposal and Selection Criteria. Int J Nurs Knowledge [Internet]. 2016 [cited 2022 Oct 20];27(3):129-35.Available from: https://doi.org/10.1111/2047-3095.12089
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(2016). Trata-se de uma escala para validação de instrumentos de Enfermagem no Brasil, a qual possui score de 0-11 pontos, podendo essa pontuação ser acrescida de um ponto extra para cada ano adicional de experiência na área temática. Outrossim, a escala prevê pontuação mínima para participação como especialista de seis pontos, o que estabelece maior confiabilidade ao resultado1818. Guimarães HCQCP, Pena SB, Lopes JL, Lopes CT, Barros ALBL. Experts for Validation Studies in Nursing: New Proposal and Selection Criteria. Int J Nurs Knowledge [Internet]. 2016 [cited 2022 Oct 20];27(3):129-35.Available from: https://doi.org/10.1111/2047-3095.12089
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.

O recrutamento foi realizado a partir de convites eletrônicos enviados por e-mail aos especialistas, com descrição detalhada dos objetivos e da metodologia do estudo. Os especialistas foram convidados a assinar o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE) e a validar a aparência e o conteúdo do vídeo, a partir do “Instrumento de validação do roteiro/script/storyboard do vídeo educativo" e do “Instrumento de validação do vídeo educativo”, ambos de autoria de Ferreira et al.1919. Ferreira MVF, Godoy S, Góes FSN, Rossini FP, Andrade D. Lights, Camera and Action in the Implementation of Ventral Venous Catheter Dressing. Rev Latino-Am Enferm [Internet]. 2015 [cited 2021 May 28];23(6):1181-6.Available from: https://doi.org/10.1590/0104-1169.0711.2664
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(2015). Todos aceitaram participar do estudo. A coleta de dados ocorreu entre os meses de novembro de 2022 e maio de 2023.

Este estudo se deu em três fases. Na Fase I (Pré-produção), foi realizada revisão da literatura, a qual subsidiou a construção do roteiro com a apresentação de evidências acerca de falhas relacionadas ao preparo e à administração de medicamentos via sonda enteral; técnicas utilizadas por profissionais de Enfermagem com relação à prática em questão; e, estratégias utilizadas para a melhoria dessa prática.

O levantamento da literatura para o desenvolvimento da Fase I foi realizado no espaço temporal de dez anos (2013-2022), nas bases de dados CINAHL, Embase, LILACS, Pubmed e Scopus, as quais foram definidas por conterem estudos de interesse na área da saúde em ampla abrangência. O critério de seleção dos estudos ocorreu de forma estratificada, por dois autores independentes e em concordância com o fluxograma Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analyses (PRISMA 2020)2020. Page MJ, McKenzie JE, Bossuyt PM, Boutron I, Hoffmann TC, Mulrow CD, et al. The PRISMA 2020 Statement: An Updated Guideline for Reporting Systematic Reviews. BMJ [Internet]. 2021 [cited 2022 Sep 24];372:71.Available from: https://doi.org/10.1136/bmj.n71
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. A Fase I foi desenvolvida entre setembro e novembro de 2022.

Na Fase II (Produção), foi utilizado o “Instrumento de validação do roteiro/script/storyboard do vídeo educativo" para validação de conteúdo com emprego de estatística descritiva a partir de escala Likert, com cinco opções de respostas: “concordo fortemente”, “concordo”, “discordo”, “discordo fortemente” e “não sei”. Os especialistas avaliaram o roteiro/script/storyboard quanto: ao objetivo, ao conteúdo, à relevância, ao ambiente, à linguagem verbal e à inclusão dos tópicos. No cabeçalho do formulário, foi disponibilizada a definição de cada um dos itens mencionados; e no rodapé foi proporcionado um campo aberto para que os especialistas apresentassem suas críticas e/ou sugestões para que o material pudesse ser aprimorado. O objetivo desta etapa foi considerar o conteúdo validado pela somatória dos conceitos “concordo fortemente” e/ou “concordo” a partir do Índice de Validade de Conteúdo maior ou igual a 70% (IVC ≥0,7).

Ainda na Fase II, as cenas e a locução do vídeo educativo foram gravadas no Centro de Simulação de Práticas de Enfermagem (CSPE) de uma universidade pública do interior de São Paulo durante os meses de fevereiro e março de 2023. A gravação foi realizada pelos pesquisadores e por profissionais do Serviço de Criação e Produção Multimídia da universidade. A edição do vídeo e da locução ocorreram de forma simultânea, no período de março a maio de 2023, de modo on-line e síncrono, pelos mesmos profissionais, pela plataforma Google Meet, perfazendo um total de nove encontros, com duração média de duas horas cada. A Fase II aconteceu entre os meses de novembro de 2022 e maio de 2023.

Na Fase III (Pós-produção), houve a validação do vídeo pelos mesmos especialistas da fase anterior, dessa vez, a partir da utilização do “Instrumento de validação do vídeo educativo” composto por escala Likert de cinco pontos. O vídeo foi avaliado quanto: à funcionalidade, à usabilidade, à eficiência, à técnica audiovisual, ao ambiente e ao procedimento, também a partir do Índice de Validade de Conteúdo maior ou igual a 70% (IVC ≥0,7). Esta fase ocorreu no mês de maio de 2023.

Sempre que o resultado de cada subitem fosse considerado “insatisfatório” por mais que 30% dos especialistas, o conteúdo deveria ser revisto pelos pesquisadores e submetido à nova etapa de validação. Pesquisadores1919. Ferreira MVF, Godoy S, Góes FSN, Rossini FP, Andrade D. Lights, Camera and Action in the Implementation of Ventral Venous Catheter Dressing. Rev Latino-Am Enferm [Internet]. 2015 [cited 2021 May 28];23(6):1181-6.Available from: https://doi.org/10.1590/0104-1169.0711.2664
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,2121. Faleiros F, Cucick CD, Silva Neto ET, Rabeh SAN, Favoretto NB, Käppler C. Development and Validation of an Educational Video for Clean Intermittent bladder Catheterization. Rev Eletr Enferm [Internet]. 2019 [cited 2021 Jun 25];21:1-8.Available from: https://doi.org/10.5216/ree.v21.53973
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utilizaram esse critério para a validação de tecnologias audiovisuais de aprendizagem de modo satisfatório e com manutenção da confiabilidade.

Os dados obtidos nas Fases II e III foram digitados em uma planilha do aplicativo Microsoft Excel Plus 2021, empregando-se a análise de consistência da dupla digitação. Em seguida, os dados foram importados para o programa SPSS (Statistical Package for the Social Sciences), versão 21.0, para as análises estatísticas descritivas (frequência e porcentagem), medida de posição (média) e variabilidade (desvio-padrão).

RESULTADOS

O quantitativo de estudos encontrados por meio das bases de dados foi de 3.333 estudos científicos, sendo que 897 eram duplicados e foram excluídos a partir da utilização do software EndNoteTM. Assim, foram triados por dois autores, de forma independente, 2.436 estudos, dos quais apenas 74 mostravam relação com a temática em questão, segundo a leitura de títulos e resumos. Destes, quatro documentos não estavam disponíveis e foram excluídos. Logo, foram selecionados para leitura na íntegra um total de 70 documentos. Destes, 48 foram excluídos por não atenderem aos critérios de elegibilidade relacionados à pertinência ao tema.

Compuseram a amostra final 22 estudos que se relacionavam com as melhores práticas acerca do preparo e/ou da administração de medicamentos via sonda enteral por profissionais de Enfermagem (Figura 1).

Figura 1 -
Fluxograma PRISMA 2020. Ribeirão Preto, SP, Brasil, 2023.

Para o desenvolvimento da Fase I (Pré-produção), foram utilizados os estudos resultantes da revisão da literatura, os quais subsidiaram a apresentação de evidências recentes acerca de falhas relacionadas à prática em questão, técnicas utilizadas por profissionais de Enfermagem com relação ao preparo e à administração de medicamentos orais via sonda enteral e estratégias utilizadas para o aprimoramento dos procedimentos.

Durante o desenvolvimento do roteiro/script/storyboard e do vídeo educativo, os autores buscaram atender às necessidades dos profissionais de Enfermagem no que se refere ao preparo e à administração de medicamentos via sonda enteral, de modo que esse processo pudesse ser elucidado e seguro para quem dele participa - profissional e paciente. Utilizou-se de termos familiares para esses profissionais durante a elaboração do conteúdo escrito; e, na locução, foi utilizado um pronome pessoal de tratamento na conjugação da terceira pessoa, “você”, para que o espectador pudesse sentir-se participante do vídeo. Para a gravação das cenas, optou-se por um cenário que retratasse a realidade de um ambiente hospitalar, além da riqueza de detalhes para facilitar o entendimento e a compreensão do espectador. Essas características tiveram como principal objetivo fazer com que, ao assistir ao vídeo, o público-alvo fosse capaz de se familiarizar com o ambiente e, portanto, identificar que os procedimentos realizados no vídeo fazem parte de seu cotidiano.

Na Fase II (Produção), houve a caracterização dos participantes (Tabela 1); e o roteiro/script/storyboard e o instrumento de validação foram encaminhados via e-mail aos sete especialistas.

Tabela 1 -
Caracterização dos especialistas. Ribeirão Preto, SP, Brasil, 2023. (n=7)

Todos os itens avaliados por meio do “Instrumento de validação do roteiro/script/storyboard do vídeo educativo" e subitens obtiveram pontuação superior a 70% (Tabela 2). Desse modo, o conteúdo foi considerado validado e não foi necessária a revalidação. Entretanto, os especialistas teceram comentários e sugestões para o aprimoramento do conteúdo.

Tabela 2 -
Validação do roteiro do vídeo educativo segundo os especialistas. Ribeirão Preto, SP, Brasil, 2023. (n=7)

Nessa fase, as sugestões estiveram relacionadas à necessidade de ênfase em alguns passos da técnica de preparo de medicamentos; à inserção de imagens ilustrativas; e à inclusão de normas e resoluções. As demais sugestões foram referentes à linguagem e ao uso de discursos repetitivos. As sugestões foram acatadas e o roteiro foi reestruturado, perfazendo um total de 45 cenas.

A partir da validação do conteúdo do roteiro/script/storyboard, procedeu-se à gravação/edição das cenas e da locução, e, posteriormente, à Fase III - validação do vídeo propriamente dito. Após gravação e edição, o vídeo apresentou duração de 18 minutos e 37 segundos. Os procedimentos de Enfermagem foram desenvolvidos de forma clara e pausada, contribuindo para a compreensão das técnicas realizadas pelo personagem principal, que buscou representar um enfermeiro. A atuação nesse papel foi de um dos pesquisadores.

Para validação do vídeo, o “Instrumento de validação do vídeo educativo” foi encaminhado aos sete especialistas via e-mail, juntamente com o link do vídeo para acesso exclusivo, o qual se deu pela plataforma de compartilhamento de vídeos Youtube®. Mais uma vez, os especialistas avaliaram todos os itens e subitens do vídeo com pontuação superior a 70% (Tabela 3), sem necessidade de revalidação. Todavia, assim como na fase anterior, sugestões foram feitas pelos especialistas com o intuito de melhorar o objeto do estudo.

Tabela 3 -
Validação do vídeo educativo segundo os especialistas, Ribeirão Preto, SP, Brasil, 2023. (n=7)

As sugestões estiveram relacionadas à necessidade de ênfase em alguns passos da técnica de administração dos medicamentos via sonda; inclusão de cenas com os diferentes tipos de seringas para uso oral/enteral; e exclusão de discursos repetitivos.

No item “Eficiência”, o qual se referiu ao desempenho e recursos relacionados ao tempo do vídeo, três dos sete especialistas destacaram a duração extensa, o que poderia fragilizar o uso do vídeo, pois alguns profissionais poderiam sentir-se desestimulados em assistir ao vídeo ou se dispersarem ao acompanhá-lo. Os especialistas ainda destacaram que vídeos breves tendem a ser buscados com mais frequência pelos espectadores e sugeriram a fragmentação do material. Por conseguinte, os pesquisadores optaram por acatar a sugestão. Posto isto, algumas cenas e a locução precisaram ser regravadas. Para manutenção da fidelidade, foi utilizado o mesmo cenário para a regravação, e, assim, o vídeo foi dividido em três produtos finais independentes e complementares: Vídeo 1 - Sondas enterais e considerações gerais para a administração de medicamentos (duração de 7 minutos e 1 segundo, contendo 20 cenas); Vídeo 2 - Preparo de medicamentos para administração via sonda enteral (duração de 10 minutos e 1 segundo, contendo 28 cenas); e Vídeo 3 - Administração de medicamentos via sonda enteral (duração de 5 minutos e 14 segundos, contendo 15 cenas). As cenas e a locução do vídeo foram regravadas em apenas um encontro e novamente editadas durante os meses de junho, julho e agosto de 2023, em sete encontros via plataforma Google Meet, com duração média de duas horas cada, para posterior disponibilização dos vídeos em plataforma digital.

A versão final dos vídeos está disponível na plataforma de compartilhamento de vídeos Youtube®, canal da universidade pública em estudo, e pode ser acessada gratuitamente através dos links: https://youtu.be/0VATwQWLexU?si=HSBVa6ZMLtknuvCz (Sondas enterais e considerações gerais para a administração de medicamentos - Vídeo 1); https://youtu.be/0K6bpVtnAo0?si=RvO0AyoW9MMz0uMd (Preparo de medicamentos para administração via sonda enteral - Vídeo 2); https://youtu.be/BlgxTYcoxxo?si=kouTwxN7zDUXATFv (Administração de medicamentos via sonda enteral - Vídeo 3).

DISCUSSÃO

Em 1º de abril de 2013, foi instituído o Programa Nacional de Segurança do Paciente (PNSP) com o principal objetivo de “contribuir para a qualificação do cuidado em saúde em todos os estabelecimentos de saúde do território nacional”, promovendo e apoiando iniciativas voltadas à segurança na assistência2222. Ministério da Saúde (BR). Portaria nº 529, de 1º de abril de 2013. Institui o Programa Nacional de Segurança do Paciente (PNSP). Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, p. 43, 2 abr. 2013a[cited 2023 Apr 02].Available from: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2013/prt0529_01_04_2013.html
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. Entretanto, o desafio persiste e faz parte da realidade dos serviços de saúde.

Estudos pregressos55. Alhashemi SH, Ghorbani R, Vazin A. Improving knowledge, Attitudes, and Practice of Nurses in Medication Administration Through Enteral Feeding Tubes by Clinical Pharmacists: A Case-Control study. AMEP. 2019 [cited 2022 Sep 04];10:493-500.Available from: https://doi.org/10.2147/AMEP.S203680
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-77. San C, Lê MP, Matheron S, Mourvillier B, Caseris M, Timsit JF, et al. Management of Oral Antiretroviral Administration in Patients with Swallowing Disorders or with an Enteral Feeding Tube. Médecine et Maladies Infectieuses [Internet]. 2020 [cited 2022 Sep 04];50:537-44.Available from: https://doi.org/10.1016/j.medmal.2019.10.010
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,1111. Boullata JI. Enteral Medication for the Tube-Fed Patient: Making This Route Safe and Effective. Nutr Clin Pract [Internet]. 2021 [cited 2022 Nov 24];36(1):111-32.Available from: http://doi.org/10.1002/ncp.10615
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,2323. Gimenes FRE, Silva SG, Pereira RA, Rigobello MCG, Costa LFRM, Duarte JMM, et al. Sonda enteral: tipos, finalidades e práticas seguras na prevenção de eventos adversos. In: Silva PF, editor. Educação, trabalho e saúde: caminhos e possibilidades em tempos de pandemia. São Paulo, SP(BR): Editora Científica; 2022. p.185-99. apontam que as falhas relacionadas ao preparo e à administração de medicamentos via sonda estão presentes nas instituições de saúde e são responsáveis por efeitos subterapêuticos dos medicamentos, além de toxicidade e perdas dos dispositivos de nutrição enteral por obstrução, com consequente aumento da demanda de horas de profissionais de saúde à beira-leito, custos hospitalares, exposição do paciente ao risco da repetição do procedimento e atrasos nos resultados em saúde. Esses dados reforçam a necessidade de que estratégias que visam o alcance de melhores resultados em saúde sejam implementadas. Esses achados da literatura provocaram o desenvolvimento do presente estudo, uma vez que o contexto de saúde no Brasil percorre momentos frágeis em toda a circunstância temporal, resultado de um país em desenvolvimento que, não obstante, precisa oferecer à sua população cuidados de saúde mais seguros.

Pesquisas55. Alhashemi SH, Ghorbani R, Vazin A. Improving knowledge, Attitudes, and Practice of Nurses in Medication Administration Through Enteral Feeding Tubes by Clinical Pharmacists: A Case-Control study. AMEP. 2019 [cited 2022 Sep 04];10:493-500.Available from: https://doi.org/10.2147/AMEP.S203680
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,2424. Abu Hdaib N, Albsoul-Younes A, Wazaify M. Oral Medications Administration Through Enteral Feeding Tube: Clinical Pharmacist-Led Educational Intervention to Improve Knowledge of Intensive Care Units’ Nurses at Jordan University Hospital. Saudi Pharm J [Internet]. 2021 [cited 2022 Dec 27];29:134-42.Available from: https://doi.org/10.1016/j.jsps.2020.12.015
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indicam que o conhecimento dos profissionais de Enfermagem acerca do assunto ainda é insuficiente. Evidencia-se a necessidade da ampliação de saberes do enfermeiro, pois, além de assistencial, esse profissional é também educador88. Teder K, Jõhvik L, Meos A, Saar M, Visbek A, Volmer D, et al. Solid Oral Medications' Suitability for Use in Enteral Feeding Tubes. Nurs Crit Care [Internet]. 2022 [cited 2023 Jan 10];27:698-705.Available from: http://doi.org/10.1111/nicc.12729
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,2323. Gimenes FRE, Silva SG, Pereira RA, Rigobello MCG, Costa LFRM, Duarte JMM, et al. Sonda enteral: tipos, finalidades e práticas seguras na prevenção de eventos adversos. In: Silva PF, editor. Educação, trabalho e saúde: caminhos e possibilidades em tempos de pandemia. São Paulo, SP(BR): Editora Científica; 2022. p.185-99., uma vez que é responsável pela disseminação do conhecimento adquirido aos demais profissionais da equipe, atuando como multiplicador do aprendizado. Ademais, o contexto de aprendizado digital permite a obtenção de maior alcance do público-alvo, além da ampliação do desenvolvimento de práticas seguras, baseadas em evidências e focadas na Segurança do Paciente.

A utilização de tecnologias educacionais com a finalidade de promover conhecimento atualizado aos profissionais de saúde tem sido uma prática satisfatória, porém recente, corroborando a escassez de publicações relacionadas ao desenvolvimento de tecnologias audiovisuais na literatura.

Para a elaboração de um roteiro robusto capaz de subsidiar a construção dos vídeos, foram utilizadas diretrizes nacionais44. Matsuba CST, Serpa LF, Pereira SRM, Barbosa JAG, Corrêa APA, Antunes MS, et al. Diretriz BRASPEN de Enfermagem em Terapia Nutricional Oral, Enteral e Parenteral. BRASPEN J [Internet]. 2021 [cited 2022 Sep 09];36(3 Suppl 3).Available from: https://www.braspen.org/_files/ugd/66b28c_8ff5068bd2574851b9d61a73c3d6babf.pdf
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e internacionais1010. Bankhead R, Boullata JI, Brantley S, Corkin M, Guenter P, Krenitski J, et al. Enteral Nutrition Practice Recommendations. J Parenter Enteral Nutr [Internet]. 2009 [cited 2022 Nov 02];33(2):122-67.Available from: http://doi.org/10.1177/0148607108330314
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, resoluções2525. Ministério da Saúde (BR). Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Resolução de Diretoria Colegiada - RDC nº 36, de 25 de julho de 2013. Institui ações para a segurança do paciente em serviços de saúde e dá outras providências. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, p. 32-33, 26 jul. 2013 [cited 2022 Sep 26].Available from: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/anvisa/2013/rdc0036_25_07_2013.html
https://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegi...
-2626. Ministério da Saúde (BR). Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Resolução de Diretoria Colegiada - RDC nº 503, de 27 de maio de 2021. Dispõe sobre os requisitos mínimos exigidos para a Terapia de Nutrição Enteral. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, p. 113, 31 mai. 2021 [cited 2022 Sep 26].Available from: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/anvisa/2020/rdc0503_27_05_2021.pdf
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, dentre outras produções relevantes11. Gimenes FRE, Pereira MCA, Prado PR, Carvalho REFL, Koepp J, Freitas LM, et al. Nasogastric/nasoenteric Tube-Related Incidents in Hospitalized Patients: A Study Protocol of a Multicenter Prospective Cohort Study. BMJ Open [Internet]. 2019 [cited 2021 Jun 24];9:e027967.Available from: https://doi.org/10.1136/bmjopen-2018-027967
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,33. Boullata JI, Carreira AL, Harvey L, Escuro AA, Hudson L, Mays A. ASPEN Safe Practices for Enteral Nutrition Therapy. J Parenter Enteral Nutr [Internet]. 2017 [cited 2021 Jun 21];41(1):15-103.Available from: http://doi.org/10.1177/0148607116673053
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,66. Bandy KS, Albrecht S, Parag B, McClave SA. Practices Involved in the Enteral Delivery of Drugs. Curr Nutr Rep [Internet]. 2019 [cited 2022 Sep 04];8:356-62.Available from: https://doi.org/10.1007/s13668-019-00290-4
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,88. Teder K, Jõhvik L, Meos A, Saar M, Visbek A, Volmer D, et al. Solid Oral Medications' Suitability for Use in Enteral Feeding Tubes. Nurs Crit Care [Internet]. 2022 [cited 2023 Jan 10];27:698-705.Available from: http://doi.org/10.1111/nicc.12729
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-99. White R, Bradnam V. Handbook of Drug Administration via Enteral Feeding Tubes. 3rd ed. London, (UK): Pharmaceutical Press; 2015. ,1111. Boullata JI. Enteral Medication for the Tube-Fed Patient: Making This Route Safe and Effective. Nutr Clin Pract [Internet]. 2021 [cited 2022 Nov 24];36(1):111-32.Available from: http://doi.org/10.1002/ncp.10615
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-1212. Ferrer R, Joaquim FM, Pavan AM, Parra BFCS, Matos LBN, Silva Júnior AV, et al. Manual de diluição e administração de medicamentos por acessos enterais. BRASPEN J [Internet]. 2019 [cited 2022 Oct 27];34(2):193-212.Available from: http://arquivos.braspen.org/journal/abr-mai-jun-2019/artigos/14-Manual-de-diuicao.pdf
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,2323. Gimenes FRE, Silva SG, Pereira RA, Rigobello MCG, Costa LFRM, Duarte JMM, et al. Sonda enteral: tipos, finalidades e práticas seguras na prevenção de eventos adversos. In: Silva PF, editor. Educação, trabalho e saúde: caminhos e possibilidades em tempos de pandemia. São Paulo, SP(BR): Editora Científica; 2022. p.185-99.,2727. Pereira RA, Souza FB, Rigobello MCG, Pereira JR, Costa LRM, Gimenes FRE. Quality Improvement Programme Reduces Errors in Oral Medication Preparation and Administration Through Feeding Tubes. BMJ Open Quality [Internet]. 2020 [cited 2021 Jun 24];9:e000882.Available from: http://doi.org/10.1136/bmj-2019-000882
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desenvolvidas por especialistas no assunto, as quais apontaram cuidados de Enfermagem fundamentais na prática do preparo e da administração de medicamentos via sonda, quais foram: reconhecimento pelo enfermeiro dos medicamentos com farmacodinâmica e farmacocinética compatíveis para a administração via sonda; conhecimento do posicionamento distal da sonda, bem como a garantia da estabilidade desse posicionamento; uso do gral e pistilo de porcelana para a trituração dos medicamentos; preparo e administração dos medicamentos individualmente com vistas à prevenção de interação; dissolução/diluição dos medicamentos com água estéril em volume satisfatório; lavagem da sonda antes e após a administração da dieta e dos medicamentos, assim como entre um medicamento e outro; manutenção da pausa da dieta antes e após a administração de medicamentos, de modo a prevenir a interação fármaco-nutriente; uso de seringa Oralpack ou padrão ENFit, com preferência para a seringa parenteral de bico slip, na ausência daquelas; dentre outros cuidados.

Resultados de pesquisas55. Alhashemi SH, Ghorbani R, Vazin A. Improving knowledge, Attitudes, and Practice of Nurses in Medication Administration Through Enteral Feeding Tubes by Clinical Pharmacists: A Case-Control study. AMEP. 2019 [cited 2022 Sep 04];10:493-500.Available from: https://doi.org/10.2147/AMEP.S203680
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,88. Teder K, Jõhvik L, Meos A, Saar M, Visbek A, Volmer D, et al. Solid Oral Medications' Suitability for Use in Enteral Feeding Tubes. Nurs Crit Care [Internet]. 2022 [cited 2023 Jan 10];27:698-705.Available from: http://doi.org/10.1111/nicc.12729
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,2424. Abu Hdaib N, Albsoul-Younes A, Wazaify M. Oral Medications Administration Through Enteral Feeding Tube: Clinical Pharmacist-Led Educational Intervention to Improve Knowledge of Intensive Care Units’ Nurses at Jordan University Hospital. Saudi Pharm J [Internet]. 2021 [cited 2022 Dec 27];29:134-42.Available from: https://doi.org/10.1016/j.jsps.2020.12.015
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,2727. Pereira RA, Souza FB, Rigobello MCG, Pereira JR, Costa LRM, Gimenes FRE. Quality Improvement Programme Reduces Errors in Oral Medication Preparation and Administration Through Feeding Tubes. BMJ Open Quality [Internet]. 2020 [cited 2021 Jun 24];9:e000882.Available from: http://doi.org/10.1136/bmj-2019-000882
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têm evidenciado que programas e atividades educativas são capazes de aprimorar substancialmente e até mesmo subsidiar as práticas desenvolvidas pelos profissionais de Enfermagem com a garantia de um cuidado seguro e efetivo para o paciente.

Em consonância à afirmativa anterior, uma pesquisa desenvolvida em um hospital de nível secundário do estado de São Paulo, Brasil, buscou analisar o impacto antes e após a implementação de um programa de melhoria da qualidade voltado para o preparo e para a administração de medicamentos via sonda enteral2727. Pereira RA, Souza FB, Rigobello MCG, Pereira JR, Costa LRM, Gimenes FRE. Quality Improvement Programme Reduces Errors in Oral Medication Preparation and Administration Through Feeding Tubes. BMJ Open Quality [Internet]. 2020 [cited 2021 Jun 24];9:e000882.Available from: http://doi.org/10.1136/bmj-2019-000882
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. Os autores identificaram que a trituração de comprimidos de liberação entérica e a mistura de mais de um medicamento durante o preparo sofreram redução de 54,9% para 26,2% após a implementação da estratégia. Assim como a lavagem da sonda entre a administração de um medicamento e outro aumentou de 8,2% para 66,3%. Essas evidências se mostraram significantes para os resultados relacionados à qualidade da assistência prestada aos pacientes internados no referido hospital.

Outra pesquisa2424. Abu Hdaib N, Albsoul-Younes A, Wazaify M. Oral Medications Administration Through Enteral Feeding Tube: Clinical Pharmacist-Led Educational Intervention to Improve Knowledge of Intensive Care Units’ Nurses at Jordan University Hospital. Saudi Pharm J [Internet]. 2021 [cited 2022 Dec 27];29:134-42.Available from: https://doi.org/10.1016/j.jsps.2020.12.015
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analisou o conhecimento de enfermeiros em sete UTIs de um hospital situado na Jordânia, acerca da administração de medicamentos via sonda, a partir de testes pré e pós-intervenção educativa realizada por um farmacêutico. Antes da intervenção, 76,7% dos enfermeiros possuíam conhecimento insuficiente; após a atividade, eles atingiram 48% a mais de conhecimento em cada domínio observado, sugerindo o efeito positivo das práticas educativas com estes profissionais.

Em concordância com outras pesquisas1414. Pontes L, Reichembach T, Bottega BM, Machado MC, Pereira JFG, Moreira FN. A inspeção na avaliação clínica diária do enfermeiro: produção de uma tecnologia educacional. Enferm Foco [Internet]. 2019 [cited 2022 Sep 15];10(7):57-62.Available from: https://doi.org/10.21675/2357-707X.2019.v10.n7
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-1515. Sanguino GZ, Furtado MCC, Godoy S, Vicente JB, Silva Jr. Management of Cardiopulmonary Arrest in an Educational Video: Contributions to Education in Pediatric Nursing. Rev Latino-Am Enferm [Internet]. 2021 [cited 2023 Jun 23];29:e3410.Available from: https://doi.org/10.1590/1518-8345.3680.3410
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,1919. Ferreira MVF, Godoy S, Góes FSN, Rossini FP, Andrade D. Lights, Camera and Action in the Implementation of Ventral Venous Catheter Dressing. Rev Latino-Am Enferm [Internet]. 2015 [cited 2021 May 28];23(6):1181-6.Available from: https://doi.org/10.1590/0104-1169.0711.2664
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,2121. Faleiros F, Cucick CD, Silva Neto ET, Rabeh SAN, Favoretto NB, Käppler C. Development and Validation of an Educational Video for Clean Intermittent bladder Catheterization. Rev Eletr Enferm [Internet]. 2019 [cited 2021 Jun 25];21:1-8.Available from: https://doi.org/10.5216/ree.v21.53973
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,2828. Alves MG, Batista DFG, Cordeiro ALPC, Silva MD, Canova JCM, Dalri MCB. Production and Validation of a Video Lesson on Cardiopulmonary Resuscitation. Rev Gaúcha Enferm [Internet]. 2019 [cited 2021 Jun 25];40:e20190012.Available from: https://doi.org/10.1590/1983-1447.2019.20190012
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que também buscaram o desenvolvimento de tecnologias audiovisuais, o objeto deste estudo foi elaborado seguindo as etapas descritas por Fleming, Reynolds, Wallace1313. Fleming SE, Reynolds J, Wallace B. Lights... Camera... Action! A Guide for Creating a DVD/Video. Nurse Educ [Internet]. 2009 [cited 2021 Jun 03];34(3):118-21.Available from: http://doi.org/10.1097/NNE.0b013e3181a0270e
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(2009), garantindo a qualidade e a fidedignidade dos vídeos aos achados científicos, em conformidade com o contexto prático dos profissionais de Enfermagem. Além disso, este estudo demonstrou conformidade com relação à metodologia utilizada por outros autores1414. Pontes L, Reichembach T, Bottega BM, Machado MC, Pereira JFG, Moreira FN. A inspeção na avaliação clínica diária do enfermeiro: produção de uma tecnologia educacional. Enferm Foco [Internet]. 2019 [cited 2022 Sep 15];10(7):57-62.Available from: https://doi.org/10.21675/2357-707X.2019.v10.n7
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na construção do roteiro/script/storyboard, visto que foram selecionadas as melhores evidências científicas acerca do assunto, garantindo um resultado confiável ao público ao qual se destina.

A exposição de vídeo-aulas enquanto prática pedagógica é amplamente utilizada com significativo diferencial no processo ensino-aprendizagem, uma vez que tem mostrado resultados positivos no desenvolvimento diário de acadêmicos e profissionais1313. Fleming SE, Reynolds J, Wallace B. Lights... Camera... Action! A Guide for Creating a DVD/Video. Nurse Educ [Internet]. 2009 [cited 2021 Jun 03];34(3):118-21.Available from: http://doi.org/10.1097/NNE.0b013e3181a0270e
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-1515. Sanguino GZ, Furtado MCC, Godoy S, Vicente JB, Silva Jr. Management of Cardiopulmonary Arrest in an Educational Video: Contributions to Education in Pediatric Nursing. Rev Latino-Am Enferm [Internet]. 2021 [cited 2023 Jun 23];29:e3410.Available from: https://doi.org/10.1590/1518-8345.3680.3410
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,2828. Alves MG, Batista DFG, Cordeiro ALPC, Silva MD, Canova JCM, Dalri MCB. Production and Validation of a Video Lesson on Cardiopulmonary Resuscitation. Rev Gaúcha Enferm [Internet]. 2019 [cited 2021 Jun 25];40:e20190012.Available from: https://doi.org/10.1590/1983-1447.2019.20190012
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. A dinâmica do uso de vídeos como material didático permite que o aprendiz apresente melhor absorção do conteúdo, com reconhecimento de suas dificuldades e aperfeiçoamento das habilidades1515. Sanguino GZ, Furtado MCC, Godoy S, Vicente JB, Silva Jr. Management of Cardiopulmonary Arrest in an Educational Video: Contributions to Education in Pediatric Nursing. Rev Latino-Am Enferm [Internet]. 2021 [cited 2023 Jun 23];29:e3410.Available from: https://doi.org/10.1590/1518-8345.3680.3410
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,2121. Faleiros F, Cucick CD, Silva Neto ET, Rabeh SAN, Favoretto NB, Käppler C. Development and Validation of an Educational Video for Clean Intermittent bladder Catheterization. Rev Eletr Enferm [Internet]. 2019 [cited 2021 Jun 25];21:1-8.Available from: https://doi.org/10.5216/ree.v21.53973
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, em especial, no âmbito da Enfermagem, no qual os vídeos têm sido uma excelente alternativa1414. Pontes L, Reichembach T, Bottega BM, Machado MC, Pereira JFG, Moreira FN. A inspeção na avaliação clínica diária do enfermeiro: produção de uma tecnologia educacional. Enferm Foco [Internet]. 2019 [cited 2022 Sep 15];10(7):57-62.Available from: https://doi.org/10.21675/2357-707X.2019.v10.n7
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-1515. Sanguino GZ, Furtado MCC, Godoy S, Vicente JB, Silva Jr. Management of Cardiopulmonary Arrest in an Educational Video: Contributions to Education in Pediatric Nursing. Rev Latino-Am Enferm [Internet]. 2021 [cited 2023 Jun 23];29:e3410.Available from: https://doi.org/10.1590/1518-8345.3680.3410
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,2828. Alves MG, Batista DFG, Cordeiro ALPC, Silva MD, Canova JCM, Dalri MCB. Production and Validation of a Video Lesson on Cardiopulmonary Resuscitation. Rev Gaúcha Enferm [Internet]. 2019 [cited 2021 Jun 25];40:e20190012.Available from: https://doi.org/10.1590/1983-1447.2019.20190012
https://doi.org/10.1590/1983-1447.2019.2...
. Observa-se que com esse recurso é possível reproduzir treinamentos práticos e expandir o alcance do acesso a informações de cunho científico, contribuindo para novos territórios antes tampouco explorados.

Contudo, é importante ressaltar que o desenvolvimento de uma tecnologia audiovisual é uma tarefa complexa, a qual requer dos pesquisadores interesse pelo tema e pela tecnologia, além de envolvimento, tempo e paciência, visto que as etapas podem ser prolongadas e exaustivas. Essa conjuntura se deve ao fato de que todo o processo demanda, em pesquisa científica, elaboração de roteiros, agendamento de salas e profissionais para filmagem/locução, e edição, sendo esta última etapa de grande morosidade, pois se leva semanas para editar cenas/áudios que compõem apenas alguns minutos do vídeo final.

Ademais, vale salientar que a validação desses instrumentos por especialistas é fundamental, visto que o processo de validade confere maior fidedignidade ao estudo2929. Polit DF, Beck CT. Fundamentos de Pesquisa em Enfermagem: Avaliação de evidências para a prática da enfermagem. 9th ed. Porto Alegre, RS(BR): Artmed; 2018.-3030. Rocha MR, Vale HS, Moreira TMM, Borges JWP, Machado ALG, Silva ARV. Validation of an Educational Booklet: Effect on the Knowledge about Prevention of Metabolic Syndrome in Adolescents. Texto Contexto Enferm [Internet]. 2022 [cited 2023 Jan 07];31:e20210074.Available from: https://doi.org/10.1590/1980-265X-TCE-2021-0074
https://doi.org/10.1590/1980-265X-TCE-20...
, possibilitando inferir que os resultados obtidos nos vídeos desenvolvidos replicam e representam verdadeiramente a realidade experimentada por profissionais de Enfermagem2929. Polit DF, Beck CT. Fundamentos de Pesquisa em Enfermagem: Avaliação de evidências para a prática da enfermagem. 9th ed. Porto Alegre, RS(BR): Artmed; 2018.. O presente estudo corrobora a assertiva, uma vez que, conforme apresentado nos resultados, a partir da validação do roteiro/script/storyboard e das adequações pertinentes, segundo sugestões dos especialistas, o roteiro/script/storyboard apresentou um percentual de aprovação de 94,2% do índice de validação, refletindo ainda no percentual de 99,2% de aprovação do vídeo final apresentado aos especialistas, antes mesmo do cumprimento das sugestões levantadas para a tecnologia audiovisual. Esse resultado evidenciou o aperfeiçoamento dos conteúdos decorrente do processo de avaliação e validação e reforça mais uma vez a essencialidade desse recurso na construção de tecnologias.

Sugere-se que estudos posteriores busquem avaliar os resultados decorrentes do acesso dos profissionais de Enfermagem aos vídeos educativos sobre preparo e administração de medicamentos via sonda, para que seja possível afirmar e mensurar os benefícios, o que foi identificado como limitação deste estudo. Como as tecnologias audiovisuais são capazes de proporcionar resultados satisfatórios no aperfeiçoamento de competências, imprime-se também que outras mais sejam desenvolvidas em prol de uma atualização inovadora e permanente para os profissionais de Enfermagem.

CONCLUSÃO

Os vídeos educativos desenvolvidos foram elaborados e validados para o contexto da prática assistencial de Enfermagem. Os critérios metodológicos do referencial utilizado foram rigorosamente seguidos, conferindo ao produto final um resultado de qualidade, além de satisfatório com base na avaliação e validação dos especialistas.

Os vídeos foram propostos com vistas à atualização dos profissionais de Enfermagem que prestam assistência a pacientes adultos e idosos em uso de sonda enteral para a administração de medicamentos, entretanto, devido à sua autenticidade e inteligibilidade, este material pode ser utilizado também por estudantes dos cursos técnicos e de graduação em Enfermagem.

AGRADECIMENTO

Agradecemos à equipe do Centro de Simulação de Práticas de Enfermagem da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo pela disponibilização do laboratório e dos materiais para a condução do estudo e à equipe do Serviço de Criação e Produção Multimídia da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo pela solicitude desde a gravação das cenas/locução até a edição e a disponibilização de todo o conteúdo.

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NOTAS

  • ORIGEM DO ARTIGO

    Extraído da dissertação - Preparo e administração de medicamentos via sonda enteral: desenvolvimento de vídeo educativo, a ser apresentada ao Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional de Tecnologia e Inovação em Enfermagem, da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo, em 2024.
  • APROVAÇÃO DE COMITÊ DE ÉTICA EM PESQUISA

    Aprovado no Comitê de Ética em Pesquisa da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo, parecer n. 5.676.664/2022, Certificado de Apresentação para Apreciação Ética 61222822.2.0000.5393.

Editado por

EDITORES

Editores Associados: Flavia Giron Camerini, Maria Lígia Bellaguarda. Editor-chefe: Elisiane Lorenzini.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    23 Ago 2024
  • Data do Fascículo
    2024

Histórico

  • Recebido
    24 Ago 2023
  • Aceito
    06 Maio 2024
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