RESUMO
Objetivo:
desenvolver e validar uma tecnologia educativa audiovisual na forma de vídeo para agregar conhecimentos científicos e práticos aos profissionais de Enfermagem durante o preparo e a administração de medicamentos orais via sonda enteral.
Método:
trata-se de um estudo metodológico, alicerçado no referencial teórico de Fleming, Reynolds e Wallace. Realizado em Ribeirão Preto, São Paulo, Brasil, de setembro de 2022 a agosto de 2023. A população foi composta por sete especialistas, sendo três enfermeiras, duas farmacêuticas e duas nutricionistas. Estudo desenvolvido em três fases: “Pré-produção” - revisão da literatura e elaboração do roteiro; “Produção” - validação do roteiro e gravação do vídeo; e, “Pós-produção” - validação do vídeo. A aparência e o conteúdo do material foram validados pela técnica Delphi e pelo Índice de Validade de Conteúdo maior ou igual a 70% (IVC ≥0,7).
Resultados:
o roteiro/script/storyboard do vídeo foi desenvolvido e validado por sete especialistas, com 94,2% de concordância. O vídeo foi validado e atingiu 99,2% de concordância entre os especialistas nos quesitos funcionalidade, usabilidade, eficiência, técnica audiovisual, ambiente e procedimentos. Os especialistas sugeriram organizar o vídeo em três partes, as quais envolveram considerações gerais relacionadas às sondas enterais (Vídeo 1), cuidados de Enfermagem relacionados ao preparo (Vídeo 2) e à administração de medicamentos em pacientes adultos e idosos com sonda (Vídeo 3).
Conclusão:
a tecnologia educativa audiovisual desenvolvida neste estudo na forma de vídeo pode contribuir com a capacitação de profissionais de nível médio e superior, bem como de estudantes dos cursos técnicos e de graduação em Enfermagem.
DESCRITORES:
Cuidados de Enfermagem; Estudo de Validação; Filme e Vídeo Educativo; Nutrição Enteral; Preparações Farmacêuticas; Recursos Audiovisuais; Segurança do Paciente