Acessibilidade / Reportar erro

QUALIDADE DE VIDA PROFISSIONAL E COPING NUM HOSPITAL DE REFERÊNCIA PARA VÍTIMAS DE VIOLÊNCIA SEXUAL

RESUMO

Objetivo:

verificar a relação entre os escores de qualidade de vida profissional e as estratégias de coping na equipe multiprofissional em saúde que atende crianças e adolescentes vítimas de violência sexual.

Método:

estudo transversal, realizado em um hospital público de Porto Alegre, Brasil. A coleta dos dados ocorreu de julho a outubro de 2018, através da Escala de Qualidade de Vida Profissional e do Inventário de Respostas de Coping no Trabalho. A análise foi realizada por meio do teste de Kruskal-Wallis e o Coeficiente de Correlação de Pearson. Regressão foi utilizada para variáveis independentes com p ≤ 0,05 nas análises bivariadas.

Resultados:

os profissionais apresentaram nível médio na dimensão satisfação por compaixão (54,2%), nível médio para estresse traumático secundário (50,8%) e nível médio para Burnout (61%). Em relação às estratégias de coping, a estratégia tomada de decisão apresentou correlação fraca com a dimensão satisfação por compaixão (0,261) e a estratégia extravasamento emocional correlação moderada com estresse traumático secundário (0,485) e Burnout (0,399). O sexo feminino apresentou associação com estresse traumático secundário (p=0,002).

Conclusão:

a identificação de estratégias de enfrentamento como a tomada de decisão pode auxiliar os profissionais a aumentarem os níveis de satisfação por compaixão. Em situações de sofrimento no cotidiano laboral, o manejo para evitar o extravasamento emocional deverá ser desenvolvido, impedindo altos níveis de fadiga por compaixão. Estas informações são importantes para subsídio de políticas públicas em saúde do trabalhador, bem como de programas de promoção à saúde ocupacional.

DESCRITORES:
Saúde do trabalhador; Pessoal de saúde; Fadiga por compaixão; Adaptação psicológica; Abuso sexual na infância

Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduação em Enfermagem Campus Universitário Trindade, 88040-970 Florianópolis - Santa Catarina - Brasil, Tel.: (55 48) 3721-4915 / (55 48) 3721-9043 - Florianópolis - SC - Brazil
E-mail: textoecontexto@contato.ufsc.br