RESUMO
Objetivo: explanar sobre os desenhos/estratégias de pesquisa em métodos mistos propostos por Creswell, e refletir sobre a aplicabilidade das abordagens mistas de investigação científica na enfermagem.
Método: ensaio-teórico reflexivo embasado essencialmente ao referencial de Creswell como condutor às reflexões sobre pesquisa mista. A reflexão foi organizada em um eixo condutor que relaciona os construtos teóricos básicos dos métodos mistos e sua aplicabilidade na área da enfermagem.
Resultados: com a explanação das seis estratégias de pesquisa mista orientadas pelo autor, entre elas três no desenho sequencial e três no concomitante, foram tecidas reflexões sobre a aplicabilidade de cada uma das estratégias para a pesquisa científica na enfermagem, além de exemplificações práticas de investigações mistas ao uso da escassa literatura nacional e internacional disponível na área.
Conclusão: os métodos mistos parecem emergir como o terceiro e novo paradigma da investigação científica e, uma vez reconhecida a complexidade dos fenômenos passíveis a serem pesquisados pela enfermagem, a pesquisa mista tende a favorecer interpretações mais aprofundadas sobre os seus objetos de estudo. Hánecessidade de franca dedicação dos pesquisadores da área no delineamento do projeto de pesquisa mista, e o referencial de Creswell parece ser profícuo à sua apreensão.
DESCRITORES: Projetos de pesquisa; Métodos; Pesquisa em enfermagem; Metodologia; Enfermagem