Acessibilidade / Reportar erro

INTERVENÇÃO EDUCATIVA SOBRE ATENDIMENTO INICIAL AO QUEIMADO BASEADA EM MÉTODOS PEDAGÓGICOS INOVADORES: PERCEPÇÕES DOS ENFERMEIROS

RESUMO

Objetivo:

analisar a percepção de enfermeiros a respeito de uma intervenção educativa com métodos pedagógicos inovadores sobre atendimento inicial ao queimado.

Método:

estudo de abordagem qualitativa, do tipo exploratório, ancorado na abordagem pedagógica sociocultural de Paulo Freire. Realizou-se uma intervenção educativa com 18 enfermeiros que atuavam nas áreas de urgência e emergência. A intervenção foi centrada em metodologias ativas de ensino-aprendizagem, em que os principais métodos de ensino foram case-based learning, mapas conceituais, simulação realística e portfólio digital. Os dados foram coletados em novembro de 2017 e outubro de 2018, no cenário de uma universidade pública estadual, por meio de questionário sociodemográfico, registros produzidos a partir de grupos focais, diários de campo e portfólios, analisados a partir da triangulação dos dados, por meio da técnica de análise de conteúdo de Bardin.

Resultados:

identificou-se quatro categorias: construção colaborativa do conhecimento a partir da autonomia e do diálogo entre os educandos; aprendendo com dinamismo e alegria; da problematização da realidade à criticidade; educação que leva ao empoderamento e à segurança profissional.

Conclusão:

os enfermeiros perceberam a intervenção educativa como positiva, uma vez que os métodos de ensino inovadores e participativos adotados contribuíram para o desenvolvimento de competências e habilidades, garantindo mais criticidade, autonomia e empoderamento a esses profissionais. O estudo representa avanço no âmbito do ensino de enfermagem, na orientação de ações de educação permanente.

DESCRITORES:
Educação em enfermagem; Ensino; Aprendizagem; Simulação; Enfermagem em emergência; Queimaduras

Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduação em Enfermagem Campus Universitário Trindade, 88040-970 Florianópolis - Santa Catarina - Brasil, Tel.: (55 48) 3721-4915 / (55 48) 3721-9043 - Florianópolis - SC - Brazil
E-mail: textoecontexto@contato.ufsc.br