RESUMO
Objetivos:
construir um podcast para prevenção de síndrome metabólica em adolescentes e validar o conteúdo, a aparência e concordância com o público-alvo.
Método:
estudo metodológico e quantitativo, realizado em três etapas, de agosto de 2022 a novembro de 2023, após aprovação de um Comitê de Ética. Etapa 1: pré-produção - construção do storyboard com base em cartilha validada e nos princípios da Teoria Cognitiva da Aprendizagem Multimídia. Após, validação de conteúdo por 22 enfermeiros experts em saúde de adolescentes, usando o Instrumento de Validação de Conteúdo Educacional em Saúde. Etapa 2: produção - ajustes e gravação. Etapa 3: pós-produção: validação de aparência por 12 enfermeiros experts em construção de tecnologia educacional, por meio de instrumento validado e validação de concordância com o público-alvo, utilizando o Instrumento de Avaliação de Podcast Educativo. O Índice de Validade de Conteúdo, o α Cronbach e o V de Aiken foram calculados e considerados válidos para valores ≥ 0,80, ≥ 0,70 e ≥ 0,81, respectivamente.
Resultados:
o Índice de Validade de Conteúdo global do storyboard foi de 0,985 e de aparência foi de 0,985, com valores do α Cronbach de 0,896 e 0,901, respectivamente. Na validação de concordância com o público-alvo, o V de Aiken foi maior do que 0,81 para 18 dos 20 itens do Instrumento de Avaliação de Podcast Educativo.
Conclusão:
o podcast pode ser considerado válido quanto ao conteúdo, à aparência e concordância com o público-alvo e poderá ser usado para educação em saúde na prevenção da síndrome metabólica em adolescentes.
DESCRITORES:
Saúde do adolescente; Educação em saúde; Tecnologia educacional; Síndrome metabólica; Estudo de validação; Enfermagem