Qual conceito será analisado? (etapa 1) Quais os objetivos ou metas da análise? (etapa 2) |
Decisões teórico-empíricas que são feitas à luz do método e antecedem ao uso do software; por exemplo, podem incluir conceitos diagnósticos ou centrais para o desenvolvimento de teorias55. Walker LO, Avant KC. Strategies for theory construction in nursing. 6th ed. Boston: Pearson, Prentice Hall; 2019.,1919. Morse JM. Analyzing and conceptualing the theoretical foundations of nursing. New York: Publishing Company, LLC ; 2016..
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Como identificar usos de conceito? (etapa 3) |
Busca, seleção e recuperação: Realize a busca do material, seleção e recuperação dos arquivos em PDF que servirão à análise de conceito. Utilize a técnica de busca e coleta apropriada ao desenho elaborado. |
Como criar um novo “projeto” de análise de conceito no software? |
Tela inicial do NVIVO, Projeto Novo, insira um nome para o seu projeto2020. QSR International. NVIVO 10 for Windows [Internet]. Melbourne: QSR International; 2014 [cited 2021 Jun 17]. Available from: http://download.qsrinternational.com/Document/NVivo10/NVivo10-Getting-Started-Guide-Portuguese.pdf http://download.qsrinternational.com/Doc...
. |
Como salvar seu projeto? |
Seu projeto ficará salvo a cada 15 minutos, simplesmente aceite essa opção, ou utilize control + B2020. QSR International. NVIVO 10 for Windows [Internet]. Melbourne: QSR International; 2014 [cited 2021 Jun 17]. Available from: http://download.qsrinternational.com/Document/NVivo10/NVivo10-Getting-Started-Guide-Portuguese.pdf http://download.qsrinternational.com/Doc...
. |
Como importar os materiais de análise recuperados da busca? |
Vá em dados externos > PDF > selecionar > importar de ... >, selecionar > procurar na sua máquina os arquivos selecionados> selecionar o arquivo> abrir> OK2020. QSR International. NVIVO 10 for Windows [Internet]. Melbourne: QSR International; 2014 [cited 2021 Jun 17]. Available from: http://download.qsrinternational.com/Document/NVivo10/NVivo10-Getting-Started-Guide-Portuguese.pdf http://download.qsrinternational.com/Doc...
(faça isso quantas vezes forem necessárias). |
Como identificar usos de conceito? (etapa 3) |
Leitura, análise, interpretação e registro do contexto: Inicie a leitura do arquivo selecionado, leia quantas vezes forem necessárias. Adicione memorandos para indicar a interpretação do analista sobre o contexto no qual o conceito está inserido naquela fonte em particular. |
Como criar um nó? (etapas 4 a 7) |
Criar> Nós> nome (nomear o nó)> descrição> OK2020. QSR International. NVIVO 10 for Windows [Internet]. Melbourne: QSR International; 2014 [cited 2021 Jun 17]. Available from: http://download.qsrinternational.com/Document/NVivo10/NVivo10-Getting-Started-Guide-Portuguese.pdf http://download.qsrinternational.com/Doc...
. |
Como iniciar a análise de um material específico? |
Entre na aba fontes, selecione o arquivo em PDF (resultado da revisão integrativa ou scoping review), selecione o arquivo para leitura. |
Como criar memorandos vinculados aos nós? |
Selecione o nó no modo de exibição de lista ou abra a mesma no modo de exibição de detalhes2020. QSR International. NVIVO 10 for Windows [Internet]. Melbourne: QSR International; 2014 [cited 2021 Jun 17]. Available from: http://download.qsrinternational.com/Document/NVivo10/NVivo10-Getting-Started-Guide-Portuguese.pdf http://download.qsrinternational.com/Doc...
:30. Na guia analisar, no grupo Links, clique em Link de memo e, depois, clique em Link para novo memo2020. QSR International. NVIVO 10 for Windows [Internet]. Melbourne: QSR International; 2014 [cited 2021 Jun 17]. Available from: http://download.qsrinternational.com/Document/NVivo10/NVivo10-Getting-Started-Guide-Portuguese.pdf http://download.qsrinternational.com/Doc...
:30 Insira um nome para o memo”2020. QSR International. NVIVO 10 for Windows [Internet]. Melbourne: QSR International; 2014 [cited 2021 Jun 17]. Available from: http://download.qsrinternational.com/Document/NVivo10/NVivo10-Getting-Started-Guide-Portuguese.pdf http://download.qsrinternational.com/Doc...
:30. “(Opcional) Insira uma descrição do memo”2020. QSR International. NVIVO 10 for Windows [Internet]. Melbourne: QSR International; 2014 [cited 2021 Jun 17]. Available from: http://download.qsrinternational.com/Document/NVivo10/NVivo10-Getting-Started-Guide-Portuguese.pdf http://download.qsrinternational.com/Doc...
:30. Clique em OK. O memo é aberto em modo editar e poderá inserir o conteúdo”2020. QSR International. NVIVO 10 for Windows [Internet]. Melbourne: QSR International; 2014 [cited 2021 Jun 17]. Available from: http://download.qsrinternational.com/Document/NVivo10/NVivo10-Getting-Started-Guide-Portuguese.pdf http://download.qsrinternational.com/Doc...
:30. |
Como identificar atributos do conceito a partir da seleção dos nós? (etapa 4) |
Selecione palavras ou expressões empregadas para especificar as características do conceito11. Brandão MAG, Mercês CAMF, Lopes ROP, Martins JSA, Souza PA, Primo CC. Concept analysis strategies for the development of middle-range nursing theories. Texto Contexto Enferm [Internet]. 2019 [cited 2021 Jun 20];28:e20180390. Available from: https://doi.org/10.1590/1980-265X-TCE-2018-0390 https://doi.org/10.1590/1980-265X-TCE-20...
,55. Walker LO, Avant KC. Strategies for theory construction in nursing. 6th ed. Boston: Pearson, Prentice Hall; 2019. Clique em três pontos (canto inferior direito). Selecione o nó correspondente. Clique em OK. |
Como modelar casos representativos do conceito a partir de nós e memorandos? (etapas 5 e 6) |
Parte-se do princípio que o caso-modelo deve incluir a totalidade dos atributos definidores. No caso contrário, não contém nenhum desses atributos definidores55. Walker LO, Avant KC. Strategies for theory construction in nursing. 6th ed. Boston: Pearson, Prentice Hall; 2019.,77. Schiller CJ. Teaching concept analysis to graduate nursing students. Nursing Forum [Internet]. 2018 [cited 2021 Jun 20];53(2):248-54. Available from: https://doi.org/10.1111/nuf.12233 https://doi.org/10.1111/nuf.12233...
. Primeiramente, deve ser declarado claramente os atributos definidores que surgiram na etapa 477. Schiller CJ. Teaching concept analysis to graduate nursing students. Nursing Forum [Internet]. 2018 [cited 2021 Jun 20];53(2):248-54. Available from: https://doi.org/10.1111/nuf.12233 https://doi.org/10.1111/nuf.12233...
. Para isso, selecione o nó correspondente (destinado aos atributos selecionados). Clique em nós > selecione o nó destinado para os atributos definidores> dois cliques sobre> será visualizado todos os atributos selecionados para o conceito. Se necessário, releia os memorandos reflexivos construídos e os atributos definidores quantas vezes forem necessárias. Após, delineie uma situação clínica que demonstre cada um desses atributos definidores com suas ligações. E /ou no caso contrário, uma situação clínica que demonstre nenhuma dessas características existentes77. Schiller CJ. Teaching concept analysis to graduate nursing students. Nursing Forum [Internet]. 2018 [cited 2021 Jun 20];53(2):248-54. Available from: https://doi.org/10.1111/nuf.12233 https://doi.org/10.1111/nuf.12233...
. |
Como identificar antecedentes do conceito a partir da seleção dos nós? (etapa 7) |
Selecione os acontecimentos, ocorrências ou fenômenos que precedem o conceito de interesse11. Brandão MAG, Mercês CAMF, Lopes ROP, Martins JSA, Souza PA, Primo CC. Concept analysis strategies for the development of middle-range nursing theories. Texto Contexto Enferm [Internet]. 2019 [cited 2021 Jun 20];28:e20180390. Available from: https://doi.org/10.1590/1980-265X-TCE-2018-0390 https://doi.org/10.1590/1980-265X-TCE-20...
,55. Walker LO, Avant KC. Strategies for theory construction in nursing. 6th ed. Boston: Pearson, Prentice Hall; 2019.. > clique em três pontos (canto inferior direito) Selecione o nó correspondente> OK. |
Como identificar consequentes do conceito a partir da seleção dos nós? (etapa 7) |
Selecione os acontecimentos ou fenômenos resultantes da utilização do conceito11. Brandão MAG, Mercês CAMF, Lopes ROP, Martins JSA, Souza PA, Primo CC. Concept analysis strategies for the development of middle-range nursing theories. Texto Contexto Enferm [Internet]. 2019 [cited 2021 Jun 20];28:e20180390. Available from: https://doi.org/10.1590/1980-265X-TCE-2018-0390 https://doi.org/10.1590/1980-265X-TCE-20...
,55. Walker LO, Avant KC. Strategies for theory construction in nursing. 6th ed. Boston: Pearson, Prentice Hall; 2019.. Clique em três pontos (canto inferior direito) Selecione o nó correspondente> OK. |
Como definir os referentes empíricos a partir da seleção de fontes? (etapa 8) |
Os referentes empíricos possuem conexão direta com os atributos definidores, pois medem sua frequência ou apresentação55. Walker LO, Avant KC. Strategies for theory construction in nursing. 6th ed. Boston: Pearson, Prentice Hall; 2019.,77. Schiller CJ. Teaching concept analysis to graduate nursing students. Nursing Forum [Internet]. 2018 [cited 2021 Jun 20];53(2):248-54. Available from: https://doi.org/10.1111/nuf.12233 https://doi.org/10.1111/nuf.12233...
. Logo, deverá examinar a literatura definida para estabelecer se os indicadores empíricos de seu conceito particular foram apresentados e, em caso afirmativo, se há na atualidade instrumentos ou medidas sobre os seus indicadores particulares55. Walker LO, Avant KC. Strategies for theory construction in nursing. 6th ed. Boston: Pearson, Prentice Hall; 2019.,77. Schiller CJ. Teaching concept analysis to graduate nursing students. Nursing Forum [Internet]. 2018 [cited 2021 Jun 20];53(2):248-54. Available from: https://doi.org/10.1111/nuf.12233 https://doi.org/10.1111/nuf.12233...
. Para isso, no modo exibição, no canto inferior esquerdo, selecione> fontes. Ou selecione, no modo exibição >nós> duplo clique sobre os nós construídos. No canto inferior direito, selecione a aba texto2020. QSR International. NVIVO 10 for Windows [Internet]. Melbourne: QSR International; 2014 [cited 2021 Jun 17]. Available from: http://download.qsrinternational.com/Document/NVivo10/NVivo10-Getting-Started-Guide-Portuguese.pdf http://download.qsrinternational.com/Doc...
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