Dimensão: Epidemiologia
|
Subdimensão Sistemas de Informação
|
Conhecimento dos sistemas de informação |
9,26 |
1,522 |
10 |
16,4 |
1ª |
Avaliação da situação de saúde para orientar o planejamento das ações de saúde do território |
9,26 |
2,353 |
10 |
25,4 |
1ª |
Compreensão da importância do correto preenchimento dos instrumentos coleta dos dados e obtenção das informações para consolidação do sistema de informação |
8,79 |
2,149 |
10 |
24,4 |
1ª |
Utilização do SIS da Atenção Básica para a análise da situação de saúde, considerando as características sociais, econômicas, demográficas e epidemiológicas do território |
8,74 |
2,491 |
10 |
28,5 |
1ª |
Cadastramento das famílias e dos indivíduos no sistema de informação |
7,68 |
3,163 |
9 |
- - |
* |
Compreensão do conceito de vigilância à saúde enquanto norteador do modelo de atenção à saúde |
8,68 |
2,562 |
10 |
29,5 |
1ª |
Desenvolvimento de atividades para realização da Análise de Situação de Saúde da população do território de atuação |
8,75 |
2,77 |
10 |
31,4 |
2ª |
Subdimensão Vigilância à Saúde
|
Compreensão sobre o Sistema Nacional de Vigilância em Saúde, suas responsabilidades e diretrizes |
8,67 |
2,46 |
10 |
28,3 |
3ª |
Desenvolvimento de habilidades para realização da Análise de Situação de Saúde da população do território de atuação para o planejamento, monitoramento e avaliação das ações |
8,44 |
2,872 |
10 |
34 |
3ª |
Realização de diagnóstico com a finalidade de obter o perfil epidemiológico |
8,53 |
3,133 |
10 |
- - |
* |
Notificação de doenças e agravos |
7,89 |
3,23 |
10 |
- - |
* |
Conhecimento do perfil epidemiológico das comunidades |
7,58 |
4,1 |
10 |
- - |
* |
Conhecimento dos fatores de risco (perfil epidemiológico) |
7,11 |
4,421 |
10 |
- - |
* |
Realização de busca ativa |
7,79 |
3,066 |
8 |
- - |
* |
Acompanhamento da situação de saúde do território |
6,08 |
4,326 |
7,8 |
- - |
* |
Dimensão ciências sociais e humanas em saúde
|
Subdimensão Humanização
|
Avaliação da classificação de risco e das vulnerabilidades durante as atividades de acolhimento |
9,53 |
0,87 |
10 |
9,1 |
1ª |
Conhecimento da Política Nacional de Humanização e diretrizes |
9,53 |
1,02 |
10 |
10,7 |
1ª |
Desenvolvimento do acolhimento dos usuários por meio da escuta qualificada das necessidades de saúde |
8,89 |
2,307 |
10 |
25,9 |
1ª |
Conhecimento e aplicabilidade dos dispositivos da Política Nacional de Humanização |
8,63 |
2,409 |
10 |
27,9 |
1ª |
Desenvolvimento da prática da escuta, da compreensão e da comunicação com a comunidade |
8,61 |
3,20 |
10 |
- - |
* |
Compreensão dos processos interacionais com os dos usuários |
7,94 |
3,288 |
9 |
- - |
* |
Subdimensão Participação popular
|
Construção de vínculo com a comunidade e com a equipe multiprofissional |
9,53 |
0,8 |
10 |
8,4 |
1ª |
Conhecimento sobre participação popular e controle social em saúde |
8,95 |
2,415 |
10 |
26,9 |
1ª |
Formulação de propostas para efetiva participação da comunidade no conselho de saúde |
6,79 |
3,881 |
9 |
- - |
* |
Participação em plenárias de conselhos de saúde e/ou conferências de saúde |
8,42 |
1,924 |
9 |
- - |
* |
Promoção da mobilização e participação da comunidade para efetivação do controle social |
8,24 |
2,605 |
9 |
- - |
* |
Atuar ativamente na articulação da comunidade para participação no conselho de saúde |
7,37 |
3,148 |
9 |
- - |
* |
Subdimensão Responsabilidade social
|
Conhecimento dos princípios de ética e bioética |
9,74 |
0,806 |
10 |
8,3 |
1ª |
Entendimento da cidadania como condição do indivíduo que vive de acordo com um conjunto de estatutos pertencentes a uma comunidade política e socialmente articulada |
9,63 |
0,684 |
10 |
7,1 |
1ª |
Agir respeitando critérios deliberados pelo grupo ou equipe |
8,63 |
2,753 |
10 |
31,9 |
1ª |
Prática da ética vinculada aos princípios da igualdade, justiça, benevolência e não maledicência nos processos de tomada de decisão em saúde |
8,89 |
2,56 |
10 |
28,7 |
3ª |
Compreensão da bioética como estudo sistemático da conduta humana na área da saúde |
8 |
3,667 |
10 |
- - |
* |
Subdimensão Comunicação
|
Percepção dos interesses dos diferentes grupos sociais |
8,79 |
2,299 |
10 |
26,1 |
1ª |
Desenvolver estratégias e tecnologias sociais de envolvimento com a comunidade para desenvolvimento de ações em saúde |
8,75 |
2,427 |
10 |
27,7 |
1ª |
Conhecimento da linguagem da comunidade |
8,42 |
2,795 |
10 |
33,1 |
1ª |
Prática da escuta, do entendimento e da comunicação |
8,58 |
3,115 |
10 |
- - |
* |
Utilização de linguagem clara e acessível |
7,79 |
3,75 |
10 |
- - |
* |
Subdimensão Educação popular
|
Realização de ações de educação em saúde dirigidas à população adstrita |
9,63 |
0,831 |
10 |
8,6 |
1ª |
Conhecimento dos princípios da educação popular em saúde |
9,58 |
1,017 |
10 |
10 |
1ª |
Compartilhamento dos diferentes saberes na comunidade |
8,42 |
3,097 |
10 |
- - |
* |
Implementar estratégias de educação popular em saúde |
8,34 |
3,118 |
10 |
- - |
* |
Argumentação e relacionamento com as lideranças |
7,74 |
3,347 |
9 |
- - |
* |
Dimensão: Política, Planejamento e Gestão
|
Subdimensão Planejamento e Gestão
|
Conhecimento dos princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde |
9,74 |
0,653 |
10 |
6,7 |
1ª |
Identificação dos Modelos Assistenciais de Saúde |
9,68 |
0,82 |
10 |
8,4 |
1ª |
Conhecimento da trajetória histórica, política e econômica da Saúde no Brasil |
9,63 |
0,761 |
10 |
7,9 |
1ª |
Conhecimento das ferramentas de planejamento e gestão em saúde |
9,47 |
0,964 |
10 |
17,1 |
1ª |
Avaliação das ações definidas no processo de planejamento / gestão em saúde |
9,35 |
0,931 |
10 |
9,9 |
2ª |
Compreensão da realização de trabalho interdisciplinar e em equipe |
9,18 |
2,43 |
10 |
26,4 |
2ª |
Participação efetiva no planejamento das atividades para as ações a serem desenvolvidas na Atenção Básica |
8,94 |
2,436 |
10 |
27,2 |
2ª |
Conhecimento dos recursos humanos da área de atuação e de suas atribuições |
8,53 |
2,366 |
9 |
- - |
* |
Compreensão dos processos de trabalho em saúde |
8,42 |
3,079 |
10 |
- - |
* |
Subdimensão Atenção à Saúde
|
Conhecimento das Redes de Atenção Integral à saúde |
9,84 |
0,501 |
10 |
5,1 |
1ª |
Conhecimento do processo de territorialização da área de atuação da equipe da UBS |
9,58 |
0,902 |
10 |
9,4 |
1ª |
Realização de ações de atenção à saúde conforme a necessidade de saúde da população local |
9,32 |
2,311 |
10 |
24,7 |
1ª |
Conhecimento das linhas de cuidado para a atenção integral à saúde |
9,53 |
0,739 |
10 |
7,7 |
1ª |
Vivência das ações desenvolvidas a partir das linhas de cuidado e da integralidade com as equipes de Saúde da Família |
9,41 |
0,795 |
10 |
8,5 |
2ª |
Compreender a importância da realização das atividades do cuidado à saúde da população |
8,92 |
2,35 |
10 |
26,3 |
3ª |
Compressão da intersetorialidade |
7,79 |
3,584 |
10 |
- - |
* |
Subdimensão Educação Permanente em Saúde
|
Conhecimento da Política Nacional de Educação Permanente em Saúde |
9,32 |
1,057 |
10 |
11,3 |
1ª |
Articulação dos diferentes saberes na equipe |
9,11 |
2,331 |
10 |
25,5 |
1ª |
Desenvolvimento de atividades educativas baseadas em metodologias ativas de aprendizagem para participação efetiva nas atividades de educação permanente |
9,26 |
1,12 |
10 |
12,1 |
2ª |
Enfoque no contexto da comunidade, permitindo abordagens educativas a partir dos problemas de saúde vivenciados no cotidiano |
9,17 |
2,36 |
10 |
25,7 |
3ª |