Acessibilidade / Reportar erro

OLHAR DE PROFISSIONAIS NO ATENDIMENTO A MULHERES EM SITUAÇÃO DE VIOLÊNCIA SEXUAL: PERSPECTIVA DA DECLARAÇÃO UNIVERSAL DE BIOÉTICA E DIREITOS HUMANOS

RESUMO

Objetivo:

analisar o atendimento a mulheres em situação de violência sexual, na ótica dos profissionais e na perspectiva da Declaração Universal de Bioética e Direitos Humanos.

Método:

estudo qualitativo, de abordagem exploratória e descritiva, realizado em um munícipio na região centro-norte do Estado do Rio Grande do Sul, com 30 profissionais da equipe multiprofissional dos serviços intersetoriais de atendimento a mulheres em situação de violência sexual. Coleta de dados realizada por meio da entrevista semiestruturada de janeiro a abril de 2016. Os resultados foram submetidos a Análise de Conteúdo Temática.

Resultados:

emergiram quatro categorias temáticas, intituladas: princípio do respeito pela vulnerabilidade humana e integridade pessoal, em que são constatadas situações de vulnerabilidade que cercam a mulher; princípio da não discriminação e não estigmatização: necessários serviços com estruturas adequadas, confidencialidade das informações, acolhida, práticas sem preconceitos e/ou julgamentos no atendimento; princípio da dignidade humana e direitos humanos, para tanto são mencionadas ações ágeis, prudência, articulação com outros serviços, a função do Estado e políticas públicas; e princípio da autonomia e reponsabilidade individual: na tomada de decisão, a importância da emancipação e empoderamento.

Conclusão:

profissionais enfrentam o desafio de estar diante de um agravo cercado por vulnerabilidades e, por vezes, não estão respaldados para atender as complexas demandas da mulher em situação de violência sexual. Políticas públicas de proteção e o atendimento pautado pela acolhida são formas de minimizar o trauma sofrido e podem encorajar a mulher para acessar os serviços.

DESCRITORES:
Violência contra a mulher; Violência sexual; Bioética; Políticas públicas; Equipe de assistência ao paciente

Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduação em Enfermagem Campus Universitário Trindade, 88040-970 Florianópolis - Santa Catarina - Brasil, Tel.: (55 48) 3721-4915 / (55 48) 3721-9043 - Florianópolis - SC - Brazil
E-mail: textoecontexto@contato.ufsc.br