Acessibilidade / Reportar erro

GERÊNCIA DO CUIDADO DE ENFERMAGEM À CRIANÇA HOSPITALIZADA COM CARDIOPATIA REUMÁTICA: ESTUDO DE TEORIA FUNDAMENTADA

RESUMO

Objetivo:

elaborar um modelo teórico sobre a gerência do cuidado de enfermagem à criança hospitalizada com cardiopatia reumática.

Método:

estudo qualitativo desenvolvido à luz dos referenciais teórico e metodológico, respectivamente, Interacionismo Simbólico e Teoria Fundamentada em Dados. Participaram da pesquisa 19 profissionais de enfermagem, organizados em dois grupos amostrais. Os dados foram coletados por meio da entrevista semiestruturada e foram analisados seguindo as etapas de codificação: aberta, axial e integração.

Resultados:

o modelo teórico apresenta como categoria/fenômeno central: gerência do cuidado de enfermagem à criança hospitalizada com cardiopatia reumática e sua família. São revelados os cuidados diretos e indiretos desenvolvidos junto à criança e seus familiares, bem como as estratégias de ação/interação no âmbito das relações interprofissionais, relações com a criança e com a família, e suas consequências nas interações simbólicas de cuidado.

Conclusão:

o modelo teórico possibilita compreender a prática da gerência do cuidado de enfermagem à criança hospitalizada com cardiopatia reumática, conformando-se como guia de ação para que profissionais de enfermagem, nos limites éticos e técnicos de seu exercício profissional, contribuam para a promoção da qualidade de vida da criança e sua família.

DESCRITORES:
Enfermagem pediátrica; Cardiopatia reumática; Planejamento de assistência ao paciente; Criança hospitalizada; Teoria fundamentada

Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduação em Enfermagem Campus Universitário Trindade, 88040-970 Florianópolis - Santa Catarina - Brasil, Tel.: (55 48) 3721-4915 / (55 48) 3721-9043 - Florianópolis - SC - Brazil
E-mail: textoecontexto@contato.ufsc.br