RESUMO
Objetivo: construir e validar semanticamente um instrumento de comunicação segura para sistematizar a transição de cuidado em unidades clínicas e de emergência pediátricas.
Método: estudo metodológico, fundamentado na Teoria Clássica dos Testes da Psicometria e no Modelo de Construção de Instrumentos, proposto por Pasquali, o qual incluiu sete profissionais experts em pediatria e/ou segurança do paciente, que seguiram critérios específicos para inclusão, sendo cinco enfermeiras e duas médicas. A coleta de dados foi realizada entre novembro e dezembro de 2016 e ocorreu com a aplicação de formulário disponibilizado às experts via ferramenta Google Drive/Microsoft® em duas rodadas de validação, conduzida pela Técnica Delphi, sendo organizados em dois domínios com 19 itens. A análise dos dados ocorreu pelo cálculo do Índice de Validade de Conteúdo.
Resultados: para a validação do conteúdo foi necessário atingir um Índice de Validade de Conteúdo ≥ 0,80, assim na primeira rodada cinco itens sofreram alterações e foram ajustados de acordo com as recomendações das experts. Sendo estes validados na segunda rodada, mantendo dois domínios e dezenove itens.
Conclusão: a construção e validação de conteúdo do instrumento pode incrementar e qualificar a prática clínica e contribuir para minimizar as falhas na segurança do paciente pediátrico associado a comunicação eficaz.
DESCRITORES Enfermagem; Segurança do paciente; Criança hospitalizada; Gerentes de casos; Estudos de validação.