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FORMAÇÃO COMPLEMENTAR EM DESASTRES PARA PROFISSIONAIS DA SAÚDE: UMA ANÁLISE DA OFERTA OFICIAL NO BRASIL E MÉXICO

RESUMO

Objetivo:

identificar cursos disponíveis on-line pelos órgãos de defesa civil nacional do Brasil e do México visando auxiliar na formação complementar de profissionais de saúde para desastres.

Método:

estudo descritivo exploratório, a partir de uma abordagem qualitativa, utilizando a metodologia de prospecção tecnológica, realizada nos sites oficiais de Defesa Civil do Brasil e do México.

Resultados:

foram encontrados 10 cursos oferecidos pelo Centro Nacional de Prevenção de Desastres do Governo do México, sendo nove de curta duração e um oferecido como curso técnico. Todos esses cursos na modalidade síncrona. No Brasil, localizaram-se 36 cursos, todos em formatos assíncronos, com duração variável entre 20 e 50 horas. Embora os cursos apresentassem conteúdo programático que incluía atividades inerentes aos profissionais de saúde, nenhum deles fazia menção específica aos profissionais desta área como público-alvo.

Conclusão:

o estudo prospectivo reforça que as Tecnologias da Informação e da Comunicação para educação a distância se apresentam como uma alternativa presente em ambos os países quanto à formação complementar para desastres, porém, ainda não direcionados especificamente aos profissionais da saúde. A necessidade de inclusão desta área de conteúdos interdisciplinares e multiprofissionais reflete lacunas de integração de setores.

DESCRITORES:
Educação em desastres; Educação em enfermagem; Educação a distância; Tecnologia da informação; Redução de riscos de desastres

ABSTRACT

Objective:

to identify courses available online by national civil defense bodies in Brazil and Mexico to assist in the additional training of healthcare professionals for disasters.

Method:

an exploratory descriptive study, based on a qualitative approach, using technological prospecting methodology, carried out on the official Civil Defense websites in Brazil and Mexico.

Results:

ten courses offered by the Government of Mexico’s National Center for Disaster Prevention were found, nine of which were short-term and one offered as vocational training. All of these courses were synchronous. In Brazil, 36 courses were located, all in asynchronous formats, with durations varying between 20 and 50 hours. Although the courses presented programmatic content that included activities inherent to healthcare professionals, none of them made specific mention of professionals in this area as the target audience.

Conclusion:

the prospective study reinforces that Information and Communication Technologies for distance education present themselves as an alternative present in both countries in terms of additional training for disasters, although not yet specifically aimed at healthcare professionals. The need to include this area of interdisciplinary and multi-professional content reflects gaps in sector integration.

DESCRIPTORS:
Education in Disasters; Education Nursing; Education Distance; Information Technology; Disaster Risk Reduction

RESUMEN

Objetivo:

identificar cursos disponibles en línea por los organismos nacionales de defensa civil en Brasil y México para ayudar en la capacitación adicional de profesionales de la salud para desastres.

Método:

estudio descriptivo exploratorio, de enfoque cualitativo, utilizando metodología de prospección tecnológica, realizado en los sitios web oficiales de la Defensa Civil de Brasil y México.

Resultados:

se encontraron 10 cursos ofrecidos por el Centro Nacional para la Prevención de Desastres del Gobierno de México, nueve de los cuales fueron de corta duración y uno se ofreció como formación vocacional. Todos estos cursos fueron sincrónicos. En Brasil se ubicaron 36 cursos, todos en formato asincrónico, con duraciones que variaron entre 20 y 50 horas. Aunque los cursos presentaron contenidos programáticos que incluyeron actividades inherentes a los profesionales de la salud, ninguno de ellos hizo mención específica a los profesionales de esa área como público objetivo.

Conclusión:

el estudio prospectivo refuerza que las Tecnologías de la Información y las Comunicaciones para la educación a distancia se presentan como una alternativa presente en ambos países en términos de capacitación adicional para desastres, aunque aún no dirigida específicamente a los profesionales de la salud. La necesidad de incluir esta área de contenidos interdisciplinarios y multiprofesionales refleja brechas en la integración del sector.

DESCRIPTORES:
Educación en Desastres; Educación en Enfermería; Educación a Distancia; Tecnología de la Información; Reducción de Riesgo de Desastres

INTRODUÇÃO

Segundo relatório publicado em 2022, pelo Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC), estas, induzidas pelo homem, já ocorrem, causando ondas de calor, precipitação intensa, secas e ciclones tropicais. Entre os possíveis futuros climáticos do planeta está o aquecimento global contínuo que deve intensificar o ciclo global da água e agravar a intensidade dos eventos úmidos e secos11. Intergovernmental Panel on Climate Change (IPCC). Climate Change 2021: The physical science basis, 2021 [Internet]. Contribution of Working Group I to the Sixth Assessment Report of the Intergovernmental Panel on Climate Change; 2021 [cited 2023 Sep 18]. Available from: https://www.ipcc.ch/report/ar6/wg1/#SPM
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Um estudo realizado nos Estados Unidos relacionou dados sobre o número anual de desastres em bilhões de dólares, níveis globais de dióxido de carbono, temperatura média e mortes para o período de 1980 a 2021. Os resultados apontaram para uma relação direta entre os níveis de CO2, a média de temperatura e os gastos totais com desastres, indicando uma previsão de aumento no número de eventos extremos22. Bhola V, Hertelendy A, Hart A, Adnan SB, Ciottone G. Escalating costs of billion-dollar disasters in the US: Climate change necessitates disaster risk reduction. J Clim Chang Health [Internet]. 2023 [cited 2023 Aug 11];10:e100201. Available from: https://doi.org/10.1016/j.joclim.2022.100201
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No Brasil, a partir de dados extraídos do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD), identificaram-se 51.184 desastres, registrados de 1º de janeiro de 2013 a 31 de dezembro de 2021. Desses desastres, 50.481 foram provocados por ameaças naturais e 703, tecnológicos. Considerando que as pandemias são classificadas como desastres naturais de natureza biológica, houve um significativo aumento de desastres por ameaças naturais, ocorridos em 2020 e 202133. Freitas AWQ, Witt RR, Veiga A. The health burden of natural and technological disasters in Brazil from 2013 to 2021. Cad Saúde Pública [Internet]. 2023 [cited 2023 Sep 21];39(4):e00154922. Available from: https://doi.org/10.1590/0102-311xen154922
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O México possui um longo histórico de desastres, principalmente pela sua localização geográfica. O mais recente, um terremoto ocorrido em 2017, vitimou mais de 370 pessoas. Além disso, a temporada de chuvas, associada à natureza fechada da bacia hidrográfica e o afundamento contínuo do solo induzido pela extração de água do subsolo, cria uma ameaça permanente, em especial na Cidade do México, capital do país44. Novelo-Casanova DA, Suárez G, Cabral-Cano E, Fernández-Torres EA, Fuentes-Mariles OA, Havazli E. The risk Atlas of Mexico City, Mexico: A tool for decision-making and disaster prevention. Nat Hazards [Internet]. 2022 [cited 2023 Sep 1];111:411-37. Available from: https://doi.org/10.1007/s11069-021-05059-z
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,55. Alcántara-Ayala I, Rodríguez-Velázquez D, Lucatello S. Under the rubble: Disaster risk management and accountability after the Mexico City earthquake of September 19, 2017. Nat Hazards [Internet]. 2022 [cited 2023 Aug 25]. Available from: https://doi.org/10.1007/s11069-022-05752-7
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De acordo com os dados anuais produzidos pelo Centro de Prevenção de Desastres (CENAPRED), o impacto de desastres no México, durante 2000-2019, envolveram 3.765 perdas humanas, 56 milhões de pessoas afetadas e aproximadamente 1,8 milhão de habitações danificadas. Os danos econômicos foram de cerca de US$ 40.350 milhões55. Alcántara-Ayala I, Rodríguez-Velázquez D, Lucatello S. Under the rubble: Disaster risk management and accountability after the Mexico City earthquake of September 19, 2017. Nat Hazards [Internet]. 2022 [cited 2023 Aug 25]. Available from: https://doi.org/10.1007/s11069-022-05752-7
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,66. México; Centro Nacional de Prevención de Desastres; Gobierno de México. Capacitación a distancia: Oferta educativa de la Subdirección de Capacitación en Protección Civil [Internet]. 2023 [cited 2023 Jun 13]. Available from: https://www.gob.mx/cenapred/documentos/capacitacion-a-distancia-294833?state=draft
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Com objetivo de fortalecer as capacidades da equipe que trabalha em atividades de proteção civil, o CENAPRED, através da Escola Nacional de Proteção Civil, criou o Programa Anual de Treinamento a distância. Oferecidos no formato de MOOC - Cursos On-line, Abertos e Massivos*. Estes são oferecidos anualmente e são divulgados no site oficial do governo66. México; Centro Nacional de Prevención de Desastres; Gobierno de México. Capacitación a distancia: Oferta educativa de la Subdirección de Capacitación en Protección Civil [Internet]. 2023 [cited 2023 Jun 13]. Available from: https://www.gob.mx/cenapred/documentos/capacitacion-a-distancia-294833?state=draft
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Em 2022, a Secretaria Nacional de Proteção Civil (SEDEC) formulou o Plano de Capacitação Continuada em Proteção Civil. Apoiando-se em diretrizes e princípios do Marco de Sendai, a nova política estabelece uma base contínua de capacitações, entre os anos de 2019-2023, amplia o uso de tecnologias e plataformas de Ensino a Distância (EaD), e fortalece os mecanismos de capacitação propostos pelo plano77. Brasil. Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil. Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional. Certificação Proteção e Defesa Civil - Gestão de Desastres [Internet]. 2023 [cited 2023 Jun 14]. Available from: https://www.escolavirtual.gov.br/programa/100
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.Marco de Sendai para Redução de Risco de Desastres - 2015-2030 - propõe considerações sobre os riscos das mudanças climáticas, bem como o planejamento de melhores projetos e ações para auxiliar as comunidades a aumentar a resiliência aos desastres. Documentos como Marco de Sendai e Hyogo colocam a Atenção Primária à Saúde como ponto central para a preparação e resposta às catástrofes88. ManfrinI GC, Treich RS, Costa MFBNA, Oliveira AB, Kempfer SS, Abeldaño RA. Atenção primária à saúde em situações de desastres: Revisão sistemática. Rev Panam Salud Publica [Internet]. 2019 [cited 2023 Jun 11];43:e76. Available from: https://doi.org/10.26633/RPSP.2019.76
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Em várias situações, os cataclismos são intensificados pelos determinantes sociais e desigualdades em saúde, que aumentam os riscos para famílias e comunidades mais pobres. Isso resulta frequentemente em impactos significativos nos setores sanitário, social, econômico, político e cultural, destacando a necessidade de maior atenção por parte da comunidade científica na formulação de padrões mais eficazes para prevenção, preparação, resposta e recuperação diante desses eventos99. Silva RF, Siqueira AM, Silveira LTC, Oliveira AB. A redução de risco de desastres, a agenda dos Objetivos Sustentáveis e os princípios do SUS, no contexto da pandemia de COVID-19. Ciênc Saúde Colet [Internet]. 2023 [cited 2023 Jun 11];28(6):1777-88. Available from: https://doi.org/10.1590/1413-81232023286.11272022
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Profissionais da saúde assumem papel fundamental no ciclo de desastres. Profissionais de enfermagem, por apresentarem habilidades de formação científica, técnica, ética e humanística sólida, atuam na dimensão psicológica, espiritual, física, bem como nos princípios éticos relacionados ao processo de cuidado durante situações de catástrofe1010. Silva TASM, Haberland DF, Kneodler TS, Duarte ACS, Williams J, Oliveira AB. Forensic Nursing competencies in disasters situations: Scoping review. Rev Esc Enferm USP [Internet]. 2023[cited 2023 Sep 11];57:e20220486. Available from: https://doi.org/10.1590/1980-220X-REEUSP-2022-0486en
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Todavia, desastres refletem um problema globalizado, progressivamente regular, cuja utilização de tecnologias em saúde sob “formas de conhecimento aplicadas à solução ou à redução dos problemas de saúde de indivíduos ou populações”1111. Panerai RB, Peña-Mohr J. Health technology assessement methodologies for developing countries. Washington, D.C.: Pan American Health Organization; 1989., auxilia no processo de trabalho e atualização contínua para atendimento em catástrofes. Destacam-se para este estudo as Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) que empregam recursos de internet nas pesquisas e produção de informação1212. Costa LS, Silva ÍR, Silva TP, Silva MM, Mendes IAC, Ventura CAA. Information and communication technologies: Interfaces the nursing work process. Rev Bras Enferm [Internet]. 2022 [cited 2023 Aug 21];75(2):e20201280. Available from: https://doi.org/10.1590/0034-7167-2020-1280
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Por meio das TICS, o ensino, mediado pelo uso de tecnologias ou pelo e-learning, oferece suporte à concepção de ambientes educacionais e à criação de situações de aprendizagem que se fundamentam na exploração de uma vasta quantidade e diversidade de recursos disponíveis na Internet, promovendo a partilha de experiências entre todos os participantes1313. Gomes MJ. Na senda da inovação tecnológica na Educação a Distância. Rev Port Pedag [Internet]. 2008 [cited 2023 Jun 15];42(2):181-202. Available from: https://doi.org/10.14195/1647-8614_42-2_10
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Na área da saúde, destaca-se o avanço das Tecnologias Educacionais (TE) no apoio a práticas educativas em diversos contextos e para diferentes públicos. O objetivo dessas práticas é não apenas disseminar informações, mas também, promover o autocuidado entre a população1414. Ferreira DS, Teixeira E, Brown DO, Koch R, Monteiro WF, Santos ER, et al. Validação de conteúdo de uma tecnologia educacional sobre saúde do homem. Rev Baiana Enferm [Internet]. 2020 [cited 2023 Apr 23];34:36344. Available from: https://doi.org/10.18471/rbe.v34.36344
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Em 2019, a Organização Mundial da Saúde apresentou a Estratégia Global de Saúde Digital, com a perspectiva de ampliar os esforços nacionais por meio da colaboração e da partilha de conhecimento entre países, centros de pesquisa, empresas, organizações de saúde e associações de usuários ou cidadãos. O propósito é impulsionar a promoção da saúde para todos, em qualquer lugar1515. Brasil; Ministério da Saúde; Departamento de Informática do SUS. Estratégia de Saúde Digital para o Brasil 2020-2028 [Internet]. Brasília, DF(BR): Ministério da Saúde, Secretaria-Executiva, Departamento de Informática do SUS; 2020 [cited 2023 Apr 23]. 131 p. Available from: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/estrategia_saude_digital_Brasil.pdf
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Entre seus objetivos estão: 1) Promover a colaboração global e avançar na transferência de conhecimentos sobre saúde digital; 2) Promover a implementação de estratégias nacionais de saúde digital; 3) Fortalecer a governação para a saúde digital ao nível global, regional e nacional; 4) Defender sistemas de saúde centrados nas pessoas que sejam habilitados por saúde digital1616. World Health Organization. Global strategy on digital health 2020-2025 [Internet]. Geneva, (CH): World Health Organization; 2021 [cited 2023 Jul 24]. 60 p. Available from: https://iris.who.int/bitstream/handle/10665/344249/9789240020924-eng.pdf?sequence=1&isAllowed=y
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Não obstante, a atuação nestes contextos requer conhecimentos específicos sobre a complexidade do preparo, prevenção, resposta e recuperação dos impactos. O presente estudo busca identificar cursos disponíveis on-line pelos órgãos de defesa civil nacional do Brasil e do México, visando auxiliar na formação complementar de profissionais de saúde para desastres. A escolha pelos dois países se deu pela disponibilidade de informações sobre os cursos oferecidos de forma on-line e gratuita em sites oficiais nos departamentos de defesa e proteção civil.

MÉTODO

Trata-se de um estudo descritivo exploratório, que se utiliza da metodologia de prospecção tecnológica como ferramenta de pesquisa para identificar quais cursos on-line estão sendo oferecidos pelos órgãos de defesa civil nacional do Brasil e do México, visando auxiliar na formação complementar de profissionais de saúde para desastres.

Optou-se pela prospecção tecnológica por esta ser ferramenta de pesquisa que possibilita mapear as tecnologias existentes e conhecer os pontos de melhoria para criação de novas ferramentas1717. Quintella CM, Meira M, Kamei AG, Tanajur AS, Silva HRG. Prospecção tecnológica como uma ferramenta aplicada em ciência e tecnologia para se chegar à inovação. Rev Virt Quím [Internet]. 2011 [cited 2023 Jun 13];3(5):406-15. Available from: https://doi.org/10.5935/1984-6835.20110044
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. Além disso, estudos de prospecção tecnológica consistem em um potente instrumento para direcionar o desenvolvimento de novas tecnologias, pois avaliam a existência de lacunas ou saturação em relação aos produtos já disponíveis no mercado1818. Mendes M, Bordignon JS, Coelho B, Engel FD, Tourinho FSV. Mobile applications to fight tuberculosis: A technological prospect. Rev Pesq Cuid Fundam [Internet]. 2022 [cited 2023 May 2];14:e11803. Available from: https://doi.org/10.9789/2175-5361.rpcfo.v14.11803
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A Prospecção Tecnológica é dividida, usualmente, em quatro fases: 1) fase preparatória com definição de objetivos, escopo, abordagem e a metodologia utilizada durante a prospecção - sendo desenvolvido um protocolo de busca validado por quatro especialistas nas áreas de Enfermagem e Ciência e Gestão da Informação; 2) etapa pré-prospectiva, durante a qual a metodologia é detalhada, juntamente com a identificação da fonte de dados; 3) etapa prospectiva, que abrange a coleta, o processamento e a análise dos dados obtidos; e, 4) etapa pós-prospectiva, a fase conclusiva do processo que envolve a divulgação dos resultados, a implementação das ações e o monitoramento1919. Bahruth EB. Prospecção tecnológica na priorização de atividades de C&T: Caso QTROP-TB [tese]. Rio de Janeiro, RJ(BR): Universidade Federal do Rio de Janeiro; 2004 [cited 2023 May 15]. Available from: https://buscaintegrada.ufrj.br/Record/alephUFR01-000644011
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-2121. Caetano J, Tourinho FSV, Favero AT, Misiak CM. Mobile applications aimed at preparation for surgical procedures: A technological prospecting. Rev Pesq (Univ Fed Estado Rio J, Online) [Internet]. 2023 [cited 2023 May 12];15:e11811. Available from: https://doi.org/10.9789/2175-5361.rpcfo.v15.11811
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Após esta etapa, foram acessadas fontes de Website oficiais da Defesa Civil do Brasil e do México, por meio de palavras-chaves: educação em desastres, tecnologia, educação, cursos on-line. Dentre os critérios de inclusão: cursos on-line, gratuito, oferecidos pelos governos brasileiro e mexicano, no ano de 2023, com informações disponíveis de objetivo, duração, público-alvo, conteúdo, modalidade síncrono ou assíncrono. Foram excluídos os cursos que não eram oferecidos pelos governos federais de cada país, cursos pagos ou que não tivessem as informações disponíveis. Após a extração dos dados dos cursos selecionados nas fontes, organizaram-se os mesmos em tabelas de acordo com as informações de título, objetivo, duração, público-alvo, conteúdo, modalidade de participação síncrono ou assíncrono.

RESULTADOS

A seleção totalizou 10 cursos oferecidos pelo Centro Nacional de Prevenção de Desastres do Governo do México, dos quais 9 eram cursos de curta duração (5 horas) e 1 era oferecido como curso técnico (462 horas). Todos os cursos em modalidade síncrona, a partir de inscrições on-line, oferecidos em data única e divulgados por anúncio de convocação, no site oficial do governo (Quadro 1).

No Brasil, os cursos selecionados conforme critérios eram ofertados pela Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (SEDEC), disponibilizados na plataforma da Escola Virtual Gov (EVG). Foram encontrados 35 cursos, em modalidade assíncrona, cuja participação mediante cadastro e inscrição, com início imediato e com carga horária entre 20 e 50 horas. Todos os cursos são oferecidos de forma aberta, gratuita e com certificado, sendo que qualquer pessoa pode se inscrever. (Quadro 2).

Quadro 1 -
Cursos on-line oferecidos pelo governo do México no ano de 2023.

Quadro 2 -
Cursos on-line oferecidos pelo governo do Brasil no ano de 2023.

No Brasil, os cursos eram subdivididos em categorias: Capacitação em EAD de Gestão Integrada de Riscos e Desastres; Capacitação EAD em Proteção e Defesa Civil; Capacitação EAD para Elaboração de Plano de Contingência, Monitoramento e Alerta; e, Capacitação em EAD para utilização do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres - S2iD.

Foram encontrados os seguintes cursos com conteúdo introdutório sobre desastres: Redução de Risco de Desastres, no México; e, Gestão Integrada de Riscos e Desastres, no Brasil; ambos os cursos voltados para fornecer noções gerais sobre as políticas nacionais de cada um destes países.

No Brasil, a categoria Capacitação em EAD para utilização do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres - S2iD - oferece 23 cursos. É utilizado para reconhecimento federal de situação de emergência ou estado de calamidade pública, solicitação de recursos, acompanhamento de obras e prestação de contas. Os cursos oferecidos nesta categoria estão divididos por usuário do sistema, o qual fará a solicitação, quer seja federal, municipal ou estadual.

No México, um dos cursos encontrados foi sobre sistemas de alerta, voltado para capacitação de servidores que atuam em desastres, Sistema de Alerta Temprana, cujo conteúdo aborda sobre alerta para vulcão, terremoto, tsunami e fenômenos hidrometeorológicos.

Quanto ao tipo de desastres, entre os cursos oferecidos pelo México, foram encontrados três específicos para desastres (substâncias perigosas; deslizamento de terra; e, riscos de desastres sócio-organizativos). No Brasil estavam disponíveis também três cursos específicos (elaboração de plano de contingência para risco de desastres de movimento de massa; elaboração do plano de contingência para os riscos decorrentes de barragens; e, aspectos técnicos dos extremos geo-hidrológicos no país e as diferenças regionais).

Quanto ao público-alvo, as convocatórias do governo mexicano, divulgadas para os cursos de curta duração, priorizam servidores e servidoras de primeira resposta em desastres e pessoas ligadas ao tema de proteção civil. No caso do Curso Técnico Básico em Gestão Integral de Risco não há público-alvo direcionado, apenas menção para pessoas relacionadas à área de proteção civil.

Quanto aos cursos disponibilizados pela SEDEC, no Brasil, são abertos à comunidade em geral, porém com uma distinção inicial para público-alvo de acordo com a subdivisão de categorias, por exemplo, os oferecidos a servidores diretamente ligados aos desastres (agentes da defesa civil, servidores públicos responsáveis pela solicitação e aplicação de recursos e prestação de contas).

Nos cursos pesquisados, em nenhum dos dois países foi encontrada indicação de público-alvo especificamente direcionado aos profissionais de saúde, ainda que o conteúdo programático contenha temas de reconhecimento de cenários de risco, elaboração de plano de contingência e atendimento às vítimas.

DISCUSSÃO

A literatura evidencia que o papel do profissional de saúde é fundamental na atuação em desastres, frequentemente na primeira linha de cuidados. Para isto são exigidos conhecimentos técnicos e habilidades de gestão de equipe, liderança, resposta rápida e autoconfiança, sendo estas nem sempre trabalhadas nos cursos regulares de graduação2222. Menegat RP, Witt RR. Critical requirements for nursing practice in rural disasters caused by floods. Rev Bras Enferm [Internet]. 2019 [cited 2023 May 2];72(3):687-91. Available from: https://doi.org/10.1590/0034-7167-2017-0606
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-2424. Loke AY, Guo C, Molassiotis A. Development of disaster nursing education and training programs in the past 20 years (2000-2019): A systematic review. Nurse Educ Today [Internet]. 2021 [cited 2023 Jun 2];99:e104809. Available from: https://doi.org/10.1016/j.nedt.2021.104809
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. Além disso, competências psicossociais de escuta ativa, entre outras, são requeridas no atendimento às demandas e encaminhamentos para outros profissionais na rede pós-desastre 2222. Menegat RP, Witt RR. Critical requirements for nursing practice in rural disasters caused by floods. Rev Bras Enferm [Internet]. 2019 [cited 2023 May 2];72(3):687-91. Available from: https://doi.org/10.1590/0034-7167-2017-0606
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Apesar da importância destes profissionais no ciclo dos desastres, alguns estudos evidenciam que há um despreparo para atendimento às demandas relacionadas às catástrofes2323. Wiese LK, Love T, Goodman R. Responding to a simulated disaster in the virtual or live classroom: Is there a difference in BSN student learning? Nurse Educ Pract [Internet]. 2021 [cited 2023 May 23];55:e103170. Available from: https://doi.org/:10.1016/j.nepr.2021.103170
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, e ainda, que a maior parte dos treinamentos está concentrada na preparação e resposta, em detrimento das demais fases do ciclo desses eventos2424. Loke AY, Guo C, Molassiotis A. Development of disaster nursing education and training programs in the past 20 years (2000-2019): A systematic review. Nurse Educ Today [Internet]. 2021 [cited 2023 Jun 2];99:e104809. Available from: https://doi.org/10.1016/j.nedt.2021.104809
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No Brasil, a coordenação da preparação e resposta em emergências de saúde pública de relevância nacional e internacional é atribuição do Sistema Único de Saúde, por meio da Secretaria de Vigilância em Saúde. Essa responsabilidade inclui a colaboração com estados, distrito federal e municípios, por meio do Plano de Resposta às Emergências em Saúde Pública. No entanto, a efetivação desse plano requer o estabelecimento e a implementação de protocolos e procedimentos específicos, bem como a elaboração de planos de contingência2525. Brasil; Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil; Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional. Certificação Proteção e Defesa Civil - Gestão de Desastres [Internet]. 2023 [cited 2023 Apr 4]. Available from: https://www.escolavirtual.gov.br/programa/100
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Nesse sentido, embora tenham sido encontrados cursos em ambos os países, indicados para instrução de planos de contingências, os conteúdos não contemplavam a abordagem intersetorial, interdisciplinar e multiprofissional, considerando o setor e área da saúde. Tem-se que o envolvimento de profissionais da saúde e demais áreas na elaboração de cursos e aplicação dos mesmos a público-alvo multiprofissional corrobora com a necessidade de ações coordenadas e integradas para a Redução de Risco de Desastres.

A importância de se considerar o tipo de acontecimentos desastrosos de grandes proporções, relacionados a fenômenos naturais, pode ser expressa a partir de um olhar atento para o ciclo destes, mesmo para os cursos oferecidos para servidores, agentes da defesa civil como para a população em geral. Quando se fala em sistemas de alerta, mapeamento de áreas de risco entre outras ações, o reconhecimento de cada um dos tipos de desastres permite que sejam considerados modelos de resposta.

Esta mesma problemática aparece diretamente relacionada aos profissionais de saúde, que apontam o desconhecimento em relação aos protocolos de emergência existentes, especialmente no contexto de irregularidades no acesso a informações, não comuns nos serviços de saúde, como aquelas relacionadas a desastres causados por ameaças naturais, sendo que há o risco de redução ou negligência do alcance proativo 88. ManfrinI GC, Treich RS, Costa MFBNA, Oliveira AB, Kempfer SS, Abeldaño RA. Atenção primária à saúde em situações de desastres: Revisão sistemática. Rev Panam Salud Publica [Internet]. 2019 [cited 2023 Jun 11];43:e76. Available from: https://doi.org/10.26633/RPSP.2019.76
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Nos resultados deste estudo, os cursos oferecidos pelo governo do Brasil se apresentaram em formato assíncrono, possibilitando que houvesse maior flexibilidade de horários aos inscritos. Por outro lado, os cursos oferecidos pelo governo mexicano são síncronos. É possível observar a partir de pesquisas anteriores que, embora haja flexibilidade, os momentos síncronos se tornam importantes pela troca de experiências e possibilidade de criação de uma rede de informações sobre o assunto 2626. Saleh S, Brome D, Mansour R, Daou T, Chamas A, Naal H. Evaluating an e-learning program to strengthen the capacity of humanitarian workers in the MENA region: The Humanitarian Leadership Diploma. Confl Health [Internet]. 2022 [cited 2023 Aug 23];16(1):27. Available from: https://doi.org/10.1186/s13031-022-00460-2
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,2727. Naal H, Daou T, Brome D, Mansour R, Sittah GA, Giannou C, et al. Evaluating a research training programme for frontline health workers in conflict-affected and fragile settings in the middle east. BMC Med Educ [Internet]. 2023 [cited 2023 Sep 23];23(1):240. Available from: https://doi.org/10.1186/s12909-023-04176-6
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Em 2019, a Organização Mundial da Saúde divulgou o documento "Health Emergency and Disaster Risk Management (H-EDRM) Framework", - Quadro de Gestão de Riscos de Emergências Sanitárias e Desastres - destacando a importância do setor de saúde na gestão dos riscos de desastres. O documento propõe questões como abordagens fragmentadas para diferentes tipos de perigos, demonstra uma ênfase excessiva na reação em detrimento da prevenção de eventos, revela lacunas na coordenação em todo o sistema de saúde e entre a saúde e outros setores. Esses desafios são considerados prejudiciais à capacidade das comunidades e países de alcançar resultados ideais de desenvolvimento, incluindo na área da saúde pública2828. World Health Organization. Health emergency and disaster risk management framework [Internet]. World Health Organization; 2019 [cited 2023 Jul 23]. 31 p. Available from: https://apps.who.int/iris/handle/10665/326106
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O principal propósito do Marco de Sendai é a diminuição dos riscos de desastres existentes e a prevenção a novos riscos, alcançados por meio da implementação de medidas integradas e inclusivas em diversos setores, como econômico, estrutural, legal, social, saúde, cultural, educacional, ambiental, tecnológico e político. Uma das metas globais do Marco de Sendai está relacionada ao setor da saúde, concentrando-se especialmente na redução do número de mortes causadas pelas catástrofes e na minimização do impacto sobre o número de pessoas afetadas2828. World Health Organization. Health emergency and disaster risk management framework [Internet]. World Health Organization; 2019 [cited 2023 Jul 23]. 31 p. Available from: https://apps.who.int/iris/handle/10665/326106
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,2929. United Nations Office for Disaster Risk Reduction (UNDRR). Sendai Framework for Disaster Risk Reduction 2015-2030 [Internet]. United Nations; 2016 [cited 2023 Aug 23]. Available from: https://www.unisdr.org/files/43291_sendaiframework-fordrren.pdf»43291_63575sendaiframeworkportunofficialf[1].pdf
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Com relação ao setor saúde, este desempenha um papel importante na redução de risco de desastre, em especial pela sua capacidade de realizar vigilância de doenças, atendimento pré-hospitalar, gestão de vítimas em massa, segurança química e radiológica, saúde mental e comunicação de risco2828. World Health Organization. Health emergency and disaster risk management framework [Internet]. World Health Organization; 2019 [cited 2023 Jul 23]. 31 p. Available from: https://apps.who.int/iris/handle/10665/326106
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A atenção primária à saúde tem destaque por ser o primeiro ponto de acesso dos pacientes à prestação de cuidados de saúde, em prestar cuidados de longa duração, centrados na pessoa, coordenados e integrais e por desempenhar papel crucial na resolução de desigualdades e desafios que surgem na prestação de cuidados de saúde para populações em situação de vulnerabilidade, característica de desastres, além de que os profissionais de APS possuírem visão íntima da vida e das necessidades dos pacientes3030. Lamberti-Castronuovo A, Valente M, Barone-Adesi F, Hubloue I, Ragazzoni L. Primary health care disaster preparedness: A review of the literature and the proposal of a new framework. Int J Disaster Risk Reduction [Internet]. 2022 [cited 2023 Aug 31];81:103278. Available from: https://doi.org/https://doi.org/10.1016/j.ijdrr.2022.103278
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A participação de profissionais de saúde, em todos os ciclos de gestão do risco de desastres, contribui também para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, entre eles, o fim da pobreza, fome zero, saúde e bem-estar, ação pelo clima, parcerias e meios de implementação3131. Organização das Nações Unidas. Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas [Internet]. 2015 [cited 2023 Jun 30]. Available from: https://brasil.un.org/pt-br/91863-agenda-2030-para-o-desenvolvimento-sustent%C3%A1vel
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Os resultados desta pesquisa demonstram também a importância de ofertas de cursos sobre desastres relacionados aos profissionais da saúde, considerando como estas formações podem impactar na capacidade de resiliência desses trabalhadores ao se depararem com uma necessidade de resposta derivada de uma situação de catástrofe.

Considerando as análises realizadas neste estudo, recomenda-se que sejam incluídos profissionais de saúde em cursos on-line, tanto em sua elaboração como também que mais cursos com abordagens multidisciplinar sejam desenvolvidos e voltados para os mesmos.

Como limitação deste estudo está a dificuldade de encontrar informações disponíveis, considerando que mais cursos são divulgados em outros países da América Latina, porém sem muitas informações.A análise completa destas ferramentas poderia oferecer um panorama geral de cursos que podem ser ofertados aos profissionais de saúde para sua formação complementar sobre o assunto.

Além disso, outros setores como universidades e organizações não governamentais também disponibilizam cursos, porém estes não foram objetos destas pesquisas e podem ser abordados em outros estudos.

CONCLUSÃO

O presente estudo prospectivo reforça que a utilização de TIC´s para educação a distância se mostra uma alternativa, presente em ambos os países, Brasil e México, quanto à formação complementar para desastres, porém, ainda não direcionados especificamente aos profissionais da saúde. Nestes termos, a necessidade de inclusão desta área nos cursos ofertados pelos órgãos oficiais de Defesa Civil reflete lacunas de integração de setores, de abordagem multi e interdisciplinar de modo a promover planos de contingência com ações mais coordenadas, incluindo atividades durante todo o ciclo desses acontecimentos de consequências graves.

Cabe ressaltar que esta pesquisa não tem a pretensão de esgotar todas as análises e mais estudos são necessários para ampliar o olhar sobre outros atores que também colaboram com a formação de profissionais para responder a situações de riscos e desastres, assim como para ampliar a análise para outros países da América Latina.

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NOTAS

  • FINANCIAMENTO

    O presente trabalho foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Brasil (CAPES) - Código de Financiamento 001

Editado por

EDITORES

Editores Associados: Leticia de Lima Trindade, Maria Lígia Bellaguarda.
Editor-chefe: Elisiane Lorenzini.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    15 Jul 2024
  • Data do Fascículo
    2024

Histórico

  • Recebido
    05 Out 2023
  • Aceito
    29 Dez 2023
Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduação em Enfermagem Campus Universitário Trindade, 88040-970 Florianópolis - Santa Catarina - Brasil, Tel.: (55 48) 3721-4915 / (55 48) 3721-9043 - Florianópolis - SC - Brazil
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