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FORMAÇÃO COMPLEMENTAR EM DESASTRES PARA PROFISSIONAIS DA SAÚDE: UMA ANÁLISE DA OFERTA OFICIAL NO BRASIL E MÉXICO

RESUMO

Objetivo:

identificar cursos disponíveis on-line pelos órgãos de defesa civil nacional do Brasil e do México visando auxiliar na formação complementar de profissionais de saúde para desastres.

Método:

estudo descritivo exploratório, a partir de uma abordagem qualitativa, utilizando a metodologia de prospecção tecnológica, realizada nos sites oficiais de Defesa Civil do Brasil e do México.

Resultados:

foram encontrados 10 cursos oferecidos pelo Centro Nacional de Prevenção de Desastres do Governo do México, sendo nove de curta duração e um oferecido como curso técnico. Todos esses cursos na modalidade síncrona. No Brasil, localizaram-se 36 cursos, todos em formatos assíncronos, com duração variável entre 20 e 50 horas. Embora os cursos apresentassem conteúdo programático que incluía atividades inerentes aos profissionais de saúde, nenhum deles fazia menção específica aos profissionais desta área como público-alvo.

Conclusão:

o estudo prospectivo reforça que as Tecnologias da Informação e da Comunicação para educação a distância se apresentam como uma alternativa presente em ambos os países quanto à formação complementar para desastres, porém, ainda não direcionados especificamente aos profissionais da saúde. A necessidade de inclusão desta área de conteúdos interdisciplinares e multiprofissionais reflete lacunas de integração de setores.

DESCRITORES:
Educação em desastres; Educação em enfermagem; Educação a distância; Tecnologia da informação; Redução de riscos de desastres

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