Oliver-Mora; Iniguez-Rueda33. Oliver-Mora M, Iñiguez-Rueda L. O uso das tecnologias da informação e da comunicação (TIC) nos centros de saúde: a visão dos profissionais na Catalunha, Espanha. Interface [Internet]. 2017 [cited 2020 Mar 19];21(63):945-55. Available from: https://doi.org/10.1590/1807-57622016.0331 https://doi.org/10.1590/1807-57622016.03...
(2017) |
El uso de las tecnologías de la información y la comunicación (TIC) en los centros de salud: la visión de los profesionales en Cataluña, España. Nível 3 Espanha Pesquisa Qualitativa 11 participantes. |
Identificar experiências usando TIC que são capazes de melhorar a gestão pública dos centros de saúde na Catalunha (Espanha), além de serem geradas de baixo para cima por profissionais de saúde primária. |
Ao estudar as experiências no uso de TIC capazes de melhorar a gestão pública dos centros de saúde, na Cataluña, foi argumentado que melhorar a gestão não significa reduzir seus orçamentos ou as condições de trabalho de seus trabalhadores, mas aprimorar as experiências que contribuem para melhorar sua dinâmica, social, organizacional e técnica. |
Carson-Chahhoud et al.66. Carson KV, Ameer F, Sayehmiri K, Hnin K, van Agteren JE, Sayehmiri F, et al. Mass media interventions for preventing smoking in young people. Cochrane Database Syst Ver [Internet]. 2017 [cited 2020 Mar 21];6:CD001006. Available from: https://doi.org/10.1002/14651858.CD001006.pub3 https://doi.org/10.1002/14651858.CD00100...
(2017) |
Mass media interventions for preventing smoking in young people Nível 2 Austrália Atualização de uma revisão publicada |
Avaliar os efeitos das intervenções da mídia de massa na prevenção do tabagismo em jovens. |
Intervenções de massa na mídia, como campanhas de prevenção ou redução do consumo de tabaco entre os jovens, têm potencial de alcançar e modificar o conhecimento, as atitudes e os comportamentos de uma grande proporção da comunidade. |
Berman et al.77. Berman AH, Kolaas K, Petersén E, Bendtsen P, Hedman E, Linderoth C, et al. Clinician experiences of healthy lifestyle promotion and perceptions of digital interventions as complementary tools for lifestyle behavior change in primary care. BMC Fam Pract [Internet]. 2018 [cited 2020 Mar 23];19(1):139. Available from: https://doi.org/10.1186/s12875-018-0829-z https://doi.org/10.1186/s12875-018-0829-...
(2018) |
Clinician experiences of healthy lifestyle promotion and perceptions of digital interventions as complementary tools for lifestyle behavior change in primary care Nível 3 Suécia Estudo qualitativo 10 clínicas de APS participaram do estudo. |
Explorar as percepções dos médicos da APS sobre a promoção de um estilo de vida saudável com ou sem triagem digital e intervenção. |
Esclarecer as percepções dos clínicos sobre a promoção de estilo de vida mais saudáveis, com ou sem intervenção digital, na APS. A introdução de ferramentas digitais para a promoção de vida mais saudável é complementar aos encontros presenciais, a fim de manter a significância no encontro paciente-clínico. |
Subasinghe et al.1616. Subasinghe AK, Garland SM, Gorelik A, Tay I, Wark JD. Using mobile technology to improve bone-related lifestyle risk factors in young women with low bone mineral density: feasibility randomized controlled trial. JMIR Form Res [Internet]. 2019 [cited 2020 Mar 23];3(1):e9435. Available from: https://doi.org/10.2196/formative.9435 https://doi.org/10.2196/formative.9435...
(2019) |
Using mobile technology to improve bone-related lifestyle risk factors in young women with low bone mineral density: Feasibility randomized controlled trial Nível 2 Austrália Ensaio Randomizado com 35 participantes. |
Determinar a aceitabilidade e a viabilidade de uma intervenção mHealth chamada Tap4Bone na melhoria dos comportamentos de saúde associados ao risco de osteoporose em mulheres jovens. |
A intervenção em saúde móvel é um método aceitável e viável na melhoria dos comportamentos de saúde. Os recursos de longo alcance das tecnologias móveis podem ser utilizados para permitir intervenções de baixo custo e oferecer suporte à interatividade. |
Stevenson et al.1717. Stevenson JK, Campbell ZC, Webster AC, Chow CK, Tong A, Craig JC, et al. eHealth interventions for people with chronic kidney disease. Cochrane Database Syst Ver [Internet]. 2019 [cited 2020 Mar 21];8:CD012379. Available from: https://doi.org/10.1002/14651858.CD012379.pub2 https://doi.org/10.1002/14651858.CD01237...
(2019) |
eHealth interventions for people with chronic kidney disease Nível 2 Austrália Revisão de literatura 43 estudos com 6.617 participantes. |
Avaliar os benefícios e danos do uso de intervenções de eSaúde para mudar comportamentos de saúde em pessoas com doença renal crônica. |
Não há certeza se o uso de intervenções em eSaúde melhora os resultados para pessoas com doença renal crônica, mas é sabido que as intervenções de eSaúde podem melhorar o gerenciamento da ingestão alimentar de sódio e o gerenciamento de líquidos. |
Lee et al.1818. Lee JA, Choi M, Lee SA, Jiang N. Effective behavioral intervention strategies using mobile healthapplications for chronic disease management: a systematic review. BMC Med Inform Decis Mak [Internet]. 2018 [cited 2020 Mar 23];18(1):12. Available from: https://doi.org/10.1186/s12911-018-0591-0 https://doi.org/10.1186/s12911-018-0591-...
(2018) |
Effective behavioral intervention strategies using mobile health applications for chronic disease management: A systematic review Nível 1 Estados Unidos Revisão sistemática 12 Estudos randomizados controlados. |
Examinar a eficácia das intervenções de saúde móvel em medidas de processo, bem como os resultados de saúde em ensaios clínicos randomizados, para melhorar o gerenciamento de doenças crônicas. |
A maioria dos estudos que usaram intervenções em saúde móvel mostraram alguma melhora nos resultados de saúde em pacientes com doenças crônicas. Fatores favoráveis nas abordagens de saúde móvel (mHealth) são, entre outros, o monitoramento frequente e preciso dos sintomas e comunicação aprimorada entre pacientes e profissionais de saúde, resultando em um autogerenciamento aprimorado. |
Glynn et al.1919. Glynn LG, Glynn F, Casey M, Wilkinson LG, Hayes PS, Heaney D et al. Implementation of the SMART MOVE intervention in primary care: a qualitative study using normalisation process theory. BMC Fam Pract [Internet]. 2018 [cited 2020 Mar 23];19(1):48. Available from: https://doi.org/10.1186/s12875-018-0737-2 https://doi.org/10.1186/s12875-018-0737-...
(2018) |
Implementation of the SMART MOVE intervention in primary care: a qualitative study using normalisation process theory Nível 2 Irlanda Pesquisa qualitativa com 14 participantes. |
Realizar uma análise teoricamente informada usando a teoria do processo de normalização, das barreiras e alavancas potenciais para a implementação de uma intervenção mHealth para promover a atividade física na APS. |
Trata-se de aplicativo para smartphones, com objetivo de promover a atividade física como parte de um projeto de Soluções Transnacionais de Telemedicina Internacional. Seu uso promoveu com sucesso a atividade física entre usuários de serviços de APS e prestadores de serviços. |
Jones et al.2020. Jones A, Mitchell LJ, O’Connor R, Rollo ME, Slater K, Williams LT, et al. Investigating the perceptions of primary care dietitians on the potential for information technology in the workplace: qualitative study. J Med Internet Res [Internet]. 2018 [cited 2020 Mar 23];20(10):e265. Available from: https://doi.org/10.2196/jmir.9568 https://doi.org/10.2196/jmir.9568...
(2018) |
Investigating the Perceptions of Primary Care Dietitians on the Potential for Information Technology in the Workplace: Qualitative Study Nível 4 Austrália Estudo qualitativo com 20 participantes. |
Explorar as percepções de nutricionistas da APS sobre o uso da tecnologia da informação em seu local de trabalho. |
O cenário da APS é uma via eficaz para o gerenciamento e prevenção de doenças crônicas. Os nutricionistas auxiliam no gerenciamento de fatores de risco modificáveis. Eles perceberam que a tecnologia da informação traz benefícios para os profissionais e pacientes da APS. Mas, para alcançar o benefício ideal, é necessário suporte para superar barreiras e integrar a tecnologia da informação à prática. |
Bennett et al.2121. Bennett GG, Steinberg D, Askew S, Levine E, Foley P, Batch BC, et al. Effectiveness of an App and Provider Counseling for Obesity Treatment in Primary Care. Am J Prev Med [Internet]. 2018 [cited 2020 Mar 23];55(6):777-86. Available from: https://doi.org/10.1016/j.amepre.2018.07.005 https://doi.org/10.1016/j.amepre.2018.07...
(2018) |
Effectiveness of an App and Provider Counseling for Obesity Treatment in Primary Care Nível 2 EUA Estudo randomizado controlado 351 participantes. |
Avaliar a eficácia de um aplicativo e aconselhamento ao provedor para o tratamento da obesidade na APS. |
As abordagens digitais de saúde prometem estender o alcance de tratamentos de obesidade altamente personalizados, de baixo custo e baseados em evidências para uma variedade de configurações de cuidados clínicos. Comparam a eficácia dos cuidados usuais a um tratamento digital da obesidade, combinado com aconselhamento de prestadores de cuidados primários e auxiliares, mudança de peso em 12 meses, entre pacientes com desvantagens socioeconômicas e risco de doença cardiovascular elevado. |
Bengtssona et al2222. Bengtsson U, Kjellgren K, Hallberg I, Lundin M, Mäkitalo Å. Patient contributions during primary care consultations for hypertension after self-reporting via a mobile phone self-management support system. Scand J Prim Health Care [Internet]. 2018 [cited 2020 Mar 19];36(1):70-9. Disponível em: Disponível em: https://doi.org/10.1080/02813432.2018.1426144 https://doi.org/10.1080/02813432.2018.14...
(2018) |
Patient contributions during primary care consultations for hypertension after self-reporting via a mobile phone self-management support system Nível 4 Suécia Estudo exploratório qualitativo 27 participantes. |
Descrever a estrutura e as contribuições dos pacientes nas consultas de acompanhamento após oito semanas de autorrelato por meio de um sistema de apoio ao autogerenciamento da hipertensão por telefone celular. |
O sistema de apoio à autogestão do celular e seus recursos visuais concretos pode fundamentar o envolvimento ativo do paciente em consultas de saúde para o gerenciamento da hipertensão na APS. |
Taki et al.2323. Taki S, Russell CG, Wen LM, Laws RA, Campbell K, Xu H, et al. Consumer engagement in mobile application (app) interventions focused on supporting infant feeding practices for early prevention of childhood obesity. Front Public Health [Internet]. 2019 [cited 2020 Mar 19];7:60. Available from: https://doi.org/10.3389/fpubh.2019.00060 https://doi.org/10.3389/fpubh.2019.00060...
(2019) |
Consumer engagement in mobile application (app) interventions focused on supporting infant feeding practices for early prevention of childhood obesity Nível 3 Austrália 1° Estudo: pesquisa transversal, participaram 107 mulheres grávidas. 2° Estudo: estudo qualitativo com 29 mães de bebês <1 ano. |
Descrever dois estudos independentes que investigaram as percepções, o interesse e as experiências de mães ou mulheres grávidas com dispositivos tecnológicos, aplicativos e sites sobre práticas de alimentação infantil. |
Os aplicativos contribuem como uma das muitas fontes de informação em saúde e para promover saúde, quando os profissionais se envolvem para utilização adequada. O uso de aplicativos é aceitável, na perspectiva de mães, para promover práticas saudáveis de alimentação infantil. |
Mascarenhas et al.2424. Mascarenhas MN, Chan JM, Vittinghoff E, Van Blarigan EL, Hecht F. Increasing physical activity in mothers using video exercise groups and exercise mobile Apps: randomized controlled trial. J Med Internet Res [Internet]. 2018 [cited 2020 Mar 23];20(5):e179. Available from: https://doi.org/10.2196/jmir.9310 https://doi.org/10.2196/jmir.9310...
(2018) |
Increasing Physical Activity in Mothers Using Video Exercise Groups and Exercise Mobile Apps: Randomized Controlled Trial Nível 2 Estados Unidos Ensaio randomizado com 64 participantes. |
Testar a viabilidade, aceitabilidade e eficácia de uma intervenção de atividade física individualmente adaptativa e socialmente favorável, incorporando videoconferência e aplicativos móveis para mães. |
As intervenções em tecnologia digital representam um mecanismo de entrega conveniente, econômico e escalável para fornecer intervenções. Porém, as novas tecnologias sozinhas não conseguem superar as barreiras à mudança de comportamento. |
Pinto; Rocha2525. Pinto LF, Rocha CMF. Innovations in Primary Health care: the use of communications technology and information tools to support local management. Cien Saude Coletiva [Internet]. 2016 [cited 2020 Mar 19];21(5):1433-48. Available from: https://doi.org/10.1590/1413-81232015215.26662015 https://doi.org/10.1590/1413-81232015215...
(2016) |
Innovations in Primary Health Care: the use of communications technology and information tools to support local management Nível 5 Brasil Estudo de caso descritivo realizado em 16 Observatórios de Tecnologia. |
Descrever os resultados de pesquisa realizada em 16 Observatórios de Tecnologia da Informação e Comunicação em Saúde. |
As mídias sociais vêm sendo utilizadas em variados contextos de maneira a dinamizar o fluxo de informações e dados para a tomada de decisão, colaborando para a produção do conhecimento em redes e a ampliação do acesso aos serviços de saúde por meio de canais de comunicação. Como perspectivas, a possibilidade de uso de ferramentas de Ensino à Distância pode disponibilizar evidências para informações e a tomada de decisões na área da saúde. |
Milward et al.2626. Milward J, Deluca P, Drummond C, Kimergård A. Developing typologies of user engagement with the BRANCH Alcohol-Harm reduction smartphone app: qualitative study. JMIR Mhealth Uhealth [Internet]. 2018 [cited 2020 Mar 23];6(12):e11692. Available from: https://doi.org/10.2196/11692 https://doi.org/10.2196/11692...
(2018) |
Developing typologies of user engagement with the BRANCH alcohol-harm reduction smartphone app: Qualitative study Nível 3 Reino Unido Estudo qualitativo 20 participantes. |
- Entender por que e como os participantes se engajaram com o aplicativo BRANCH; - Explorar facilitadores e barreiras com os recursos do aplicativo; - Explorar como o aplicativo BRANCH impactou o comportamento de beber; - Usar dados para identificar tipologias de usuários do aplicativo em termos de comportamentos de engajamento; - Identificar futuras implicações de design do aplicativo eSBI. |
Os aplicativos de triagem eletrônica e intervenção breve (eSBI), com pessoas em uso do álcool, podem servir como uma ferramenta que impede que indivíduos desenvolvam condições mais graves relacionadas ao uso do álcool. |
Kaner et al.2727. Kaner EF, Beyer FR, Garnett C, Crane D, Brown J, Muirhead C, et al. Personalised digital interventions for reducing hazardous and harmful alcohol consumption in community-dwelling populations. Cochrane Database Syst Ver [Internet]. 2017 [cited 2020 Mar 21];25(9):CD011479. Available from: https://doi.org/10.1002/14651858.CD011479.pub2 https://doi.org/10.1002/14651858.CD01147...
(2017) |
Personalised digital interventions for reducing hazardous and harmful alcohol consumption in community‐dwelling populations Nível 1 Reino Unido Revisão de literatura 57 estudos que randomizaram um total de 34.390 participantes. |
Avaliar a eficácia e a relação custo-eficácia das intervenções digitais para reduzir o consumo perigoso e prejudicial de álcool, problemas relacionados ao álcool ou ambos em pessoas que vivem e são recrutadas na comunidade. |
Inovações tecnológicas permitem que as pessoas interajam via computador, dispositivo móvel ou smartphone com intervenções digitais projetadas para resolver problemas de consumo de álcool. Há evidências de qualidade moderada de que as intervenções digitais podem diminuir o consumo de álcool, em média de até três bebidas padrão por semana em comparação com os participantes de controle. |
Tait; Kirkman; Schaub2828. Tait RJ, Kirkman JJL, Schaub MP. A participatory health promotion mobile app addressing alcohol use problems (The Daybreak Program): protocol for a randomized controlled trial. JMIR Res Protoc [Internet]. 2018 [cited 2020 Mar 23];7(5):e148. Available from: https://doi.org/10.2196/resprot.9982 https://doi.org/10.2196/resprot.9982...
(2018) |
A Participatory Health Promotion Mobile App Addressing Alcohol Use Problems (The Daybreak Program): Protocol for a Randomized Controlled Trial Nível 1 Austrália Ensaio clínico randomizado 467 participantes. |
Avaliar, sistematicamente, diferentes versões do programa Daybreak do Hello Sunday Morning (com e sem apoio de coaching) na redução do uso de álcool em risco. |
O programa de blog Hello Sunday Morning pede aos participantes que estabeleçam publicamente uma meta pessoal para parar de beber ou reduzir seu consumo por um período determinado, registrando suas reflexões e progressos em blogs e redes sociais. Daybreak é o programa de mudança de comportamento baseado em evidências do Hello Sunday Morning, desenvolvido para apoiar as pessoas que desejam mudar seu relacionamento com o álcool. |
Gomes et al.2929. Gomes MLS, Rodrigues IR, Moura NS, Bezerra KC, Lopes BB, Teixeira JJD, et al. Evaluation of mobile Apps for health promotion of pregnant women with preeclampsia. Acta Paul Enferm [Internet]. 2019 [cited 2020 Mar 23];32(3):275-81. Available from: https://doi.org/10.1590/1982-0194201900038 https://doi.org/10.1590/1982-01942019000...
(2019) |
Evaluation of mobile Apps for health promotion of pregnant women with preeclampsia Nível 5 Brasil Estudo avaliativo dos aplicativos móveis disponíveis nas plataformas (iOS e Android). |
“Avaliar os aplicativos móveis disponíveis sobre pré-eclâmpsia nos principais sistemas operacionais para a promoção da saúde de gestantes” 28:276
|
A utilização de aplicativos em saúde se deve ao custo baixo, aumentando o acesso às informações de saúde sobre estilo de vida e hábitos saudáveis, as doenças e seus respectivos tratamentos. |
Silva et al.3030. Silva RMD, Brasil CCP, Bezerra IC, Queiroz FFSN. Mobile health technology for gestational care: evaluation of the GestAção’s app. Rev Bras Enferm [Internet]. 2019 [cited 2020 Mar 19];72(3):266-73. Available from: https://doi.org/10.1590/0034-7167-2018-0641 https://doi.org/10.1590/0034-7167-2018-0...
(2019) |
Mobile health technology for gestational care: evaluation of the GestAção's app Nível 3 Brasil Estudo avaliativo, aplicado, metodológico, quantitativo-qualitativo 13 gestantes. |
“Avaliar o aplicativo GestAção com base na experiência de uso de gestantes” 29:280
|
O uso da tecnologia pelos dispositivos móveis é uma realidade que transformou o cotidiano das pessoas por meio de experiências diferenciadas de aprendizado e entretenimento. A GestAção é uma ferramenta tecnológica voltada ao empoderamento das gestantes sobre o cuidado em saúde gestacional. Contém informações sobre as fases da gravidez associadas a conteúdos fáceis de entender, além de recursos para monitorar a saúde materna e a evolução fetal. |
Halili et al.3131. Halili L, Liu R, Hutchinson KA, Semeniuk K, Redman LM, Adamo KB. Development and pilot evaluation of a pregnancy-specific mobile health tool: a qualitative investigation of SmartMoms Canada. BMC Med Inform Decis Mak [Internet]. 2018 [cited 2020 Mar 23];18(1):95. Available from: https://doi.org/10.1186/s12911-018-0705-8 https://doi.org/10.1186/s12911-018-0705-...
(2018) |
Development and pilot evaluation of a pregnancy-specific mobile health tool: a qualitative investigation of SmartMoms Canada Nível 3 Canadá Pesquisa qualitativa 17 participantes. |
Implementar um desenho de pesquisa qualitativa e descritiva para avaliar a receptividade, funcionalidade do aplicativo SmartMoms Canada. |
Mulheres em idade fértil adotaram a tecnologia da informação em saúde para aconselhamento relacionado à gravidez, já que a comunicação nas consultas de pré-natal é escassa e breve. Mulheres grávidas e mães valorizam muito o uso de fontes online para apoiar suas necessidades de informações sobre gravidez. As ferramentas de saúde móvel (mHealth), têm o potencial de reduzir o ganho excessivo de peso gestacional, oferecendo orientações confiáveis às gestantes, melhorando, em última análise, os resultados de saúde de mães e bebês. |
Badawy et al.3232. Badawy SM, Morrone K, Thompson A, Palermo TM. Computer and mobile technology interventions to promote medication adherence and disease management in people with thalassemia. Cochrane Database Syst Ver [Internet]. 2019 [cited 2020 Mar 21];6:CD012900. Available from: https://doi.org/10.1002/14651858.CD012900.pub2 https://doi.org/10.1002/14651858.CD01290...
(2019) |
Computer and mobile technology interventions to promote medication adherence and disease management in people with thalassemia Nível 1 Estados Unidos Revisão de literatura com 25 estudos. |
Identificar e avaliar os efeitos das intervenções de computador e tecnologia móvel projetadas para facilitar a adesão à medicação e o gerenciamento da doença em indivíduos com talassemia. |
Teve como base a identificação e avaliação dos efeitos de intervenções em computadores e tecnologias móveis projetadas para facilitar a aderência a medicamentos e o gerenciamento de doenças em indivíduos com talassemia. Devido à falta de evidências, indica-se a realização de ensaios clínicos randomizados sobre o efeito das intervenções tecnológicas sobre a adesão à terapia quelante de ferro em pessoas com talessemia. |
Blease et al.3333. Blease C, Bernstein MH, Gaab J, Kaptchuk TJ, Kossowsky J, Mandl KD, et al. Computerization and the future of primary care: a survey of general practitioners in the UK. PLoS One [Internet]. 2018 [cited 2020 Mar 23];13(12):e0207418. Available from: https://doi.org/10.1371/journal.pone.0207418 https://doi.org/10.1371/journal.pone.020...
(2018) |
Computerization and the future of primary care: A survey of general practitioners in the UK. Nível 2 Reino Unido Pesquisa online transversal 1.474 participantes. |
Descrever as opiniões de médicos de clínica geral britânicos sobre o potencial da tecnologia futura para substituir as principais tarefas realizadas na APS. |
A maioria dos clínicos gerais do Reino Unido se demonstra cética sobre o potencial da tecnologia futura em executar tarefas de cuidados primários, tão bem como ou melhor que os seres humanos. No entanto, os entrevistados estavam otimistas de que, em um futuro próximo, a tecnologia teria a capacidade de substituir completamente o cumprimento de tarefas administrativas relacionadas à documentação do paciente na APS. |
Maniatopoulos et al.3434. Maniatopoulos G, Haining S, Allen J, Wilkes S. Negotiating commissioning pathways for the successful implementation of innovative health technology in primary care. BMC Health Serv Res [Internet]. 2019 [cited 2020 Mar 23];19(1):648. Available from: https://doi.org/10.1186/s12913-019-4477-3 https://doi.org/10.1186/s12913-019-4477-...
(2019) |
Negotiating commissioning pathways for the successful implementation of innovative health technology in primary care Nível 3 Scopus Estudo de caso empírico 24 participantes. |
Explorar o processo pelo qual as organizações de comissionamento tomam suas decisões de comissionar tecnologias de saúde inovadoras. |
O comissionamento é um processo de tomada de decisão pelo qual os serviços públicos são planejados, contratados e monitorados para atendimento às necessidades de usuários/população. Envolve atividades que vão desde a avaliação das necessidades de saúde, até a especificação do serviço e negociação ou aquisição de contratos, com avaliação contínua da qualidade. Faz-se necessário explorar os processos pelos quais os comissários tomam suas decisões para comissionar um caminho para a nova tecnologia de diagnóstico na prática de APS. |
Vann et al.3535. Jacobson Vann JC, Jacobson RM, Coyne-Beasley T, Asafu-Adjei JK, Szilagyi PG. Patient reminder and recall interventions to improve immunization rates. Cochrane Database Syst Rev [Internet]. 2018 [cited 2020 Mar 21];18(1):CD003941. Available from: https://doi.org/10.1002/14651858.CD003941.pub3 https://doi.org/10.1002/14651858.CD00394...
(2018) |
Patient reminder and recall interventions to improve immunization rates Nível 2 Estados Unidos Revisão de literatura com 75 estudos. |
Avaliar e comparar a eficácia de vários tipos de lembretes de pacientes e intervenções de recall para melhorar o recebimento de imunizações. |
Para aumentar os níveis de cobertura de vacinas, utiliza-se da estratégia de intervenção ‘sistemas de lembrete’ ou recordação do paciente, incluindo chamadas telefônicas e de discagem automática, cartas, cartões postais, mensagens de texto. |
Gray et al.3636. Gray SC, Barnsley J, Gagnon D, Belzile L, Kenealy T, Shaw J, et al. Using information communication technology in models of integrated community-based primary health care: learning from the iCOACH case studies. Implement Sci [Internet]. 2018 [cited 2020 Mar 19];13(1):87. Available from: https://doi.org/10.1186/s13012-018-0780-3 https://doi.org/10.1186/s13012-018-0780-...
(2018) |
Using information communication technology in models of integrated community-based primary health care: learning from the iCOACH case studies Nível 2 Canadá Estudo de casos múltiplos comparativos 137 participantes. |
Explorar como as TIC são usadas para apoiar atividades de atenção integrada e as barreiras organizacionais e ambientais e os facilitadores para sua adoção. |
As TIC são um facilitador crítico de modelos integrados de APS com base na comunidade, mas pouco se sabe sobre como as tecnologias existentes foram usadas para apoiar novos modelos de atendimento integrado. As limitações tecnológicas impedem usos mais inovadores da tecnologia que poderiam suportar a interrupção necessária para melhorar a prestação de cuidados. |
Wu et al.3737. Wu Q, Huang Y, van Velthoven MH, Wang W, Chang S, Zhang Y. The effectiveness of using a WeChat account to improve exclusive breastfeeding in Huzhu County Qinghai Province, China: protocol for a randomized control trial. BMC Public Health [Internet]. 2019 [cited 2020 Mar 19];19:1603. Available from: https://doi.org/10.1186/s12889-019-7676-2 https://doi.org/10.1186/s12889-019-7676-...
(2019) |
The effectiveness of using a WeChat account to improve exclusive breastfeeding in Huzhu County Qinghai Province, China: protocol for a randomized control trial Nível 2 China Estudo de Caso-Controle com 200 gestantes. |
Descrever o protocolo de estudo de uma intervenção WeChat que visa promover a amamentação em áreas rurais na China. |
O WeChat é considerado uma das maiores plataformas de redes sociais da China. É um aplicativo de comunicação tudo-em-um, gratuito, amplamente usado para enviar mensagens de texto e voz, videochamadas, compartilhar fotos e ‘momentos’ (atualizações na vida cotidiana de alguém) e jogar. |
Sin et al.3838. Sin J, Henderson C, Spain D, Cornelius V, Chen T, Gillard S. eHealth interventions for family carers of people with long term illness: A promising approach? Clin Psychol Ver [Internet]. 2018 [cited 2020 Mar 19];60:109-25. Available from: https://doi.org/10.1016/j.cpr.2018.01.008 https://doi.org/10.1016/j.cpr.2018.01.00...
(2018) |
eHealth interventions for family carers of people with long term illness: A promising approach? Nível 1 Reino Unido Revisão Sistemática com 78 estudos. |
Realizar uma revisão sistemática abrangente sobre intervenções de saúde eletrônica e saúde móvel para cuidadores familiares de pessoas com doença prolongada. |
As intervenções de eSaúde para cuidadores de pessoas com doenças de longa duração têm altas taxas de satisfação e aceitabilidade. A compreensão das tecnologias deve aprimorar as intervenções, melhorando o resultado dos cuidadores. A abordagem compreende intervenções psicoeducacionais realizadas online com modos complementares de comunicação como suporte de rede com profissionais e colegas. |
Garg et al.3939. Garg SK, Lyles CR, Ackerman S, Handley MA, Schillinger D, Gourley G, et al. Qualitative analysis of programmatic initiatives to text patients with mobile devices in resource-limited health systems. BMC Med Inform Decis Mak [Internet]. 2016 [cited 2020 Mar 23];16:16. Available from: https://doi.org/10.1186/s12911-016-0258-7 https://doi.org/10.1186/s12911-016-0258-...
(2016) |
Qualitative analysis of programmatic initiatives to text patients with mobile devices in resource-limited health systems Nível 5 Estados Unidos Análise qualitativa 75 participantes. |
Compreender por que mensagens de texto não são amplamente utilizadas na melhoria de serviços médicos; Identificar os facilitadores e as barreiras para a implementação em configurações da rede de segurança do mundo real. |
O envio de mensagens de texto é uma tecnologia acessível, onipresente e emergente, que pode ajudar os sistemas de saúde a melhorar a qualidade dos serviços de saúde. Melhorar a robustez dos aplicativos de mensagens clínicas de texto, a longo prazo, exigirá mais investimento em infraestrutura. |
Nápoles et al.4040. Nápoles AM, Appelle N, Kalkhoran S, Vijayaraghavan M, Alvarado N, Satterfield J. Perceptions of clinicians and staff about the use of digital technology in primary care: qualitative interviews prior to implementation of a computer-facilitated 5As intervention. BMC Med Inform Decis Mak [Internet]. 2016 [cited 2020 Mar 23];16:44. Available from: https://doi.org/10.1186/s12911-016-0284-5 https://doi.org/10.1186/s12911-016-0284-...
(2016) |
Perceptions of clinicians and staff about the use of digital technology in primary care: qualitative interviews prior to implementation of a computer-facilitated 5As intervention Nível 4 Estados Unidos Pesquisa qualitativa 35 participantes. |
Identificar os fatores das perspectivas dos prestadores de cuidados primários e equipe clínica que eram susceptíveis de influenciar a introdução de tecnologia digital e uma intervenção de aconselhamento para cessação do tabagismo CF5As. |
Usando um modelo 5As (pedir, aconselhar, avaliar, ajudar, organizar, como exemplo, CF5As), o objetivo foi identificar fatores sob as perspectivas dos prestadores de cuidados primários que, provavelmente, influenciaram a introdução da tecnologia digital e uma intervenção de aconselhamento para cessação do tabagismo. A identificação de fatores que promovem e dificultam a adoção da CF5As poderia informar a implementação de outras intervenções de saúde comportamental na APS. |