Acessibilidade / Reportar erro

Cultura de segurança do paciente em um hospital de ensino: diferenças de percepção existentes nos diferentes cenários dessa instituição1 1 Artigo extraído da dissertação - A cultura de segurança do paciente na percepção de profissionais de enfermagem de um hospital de ensino, apresentada à Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo (USP), em 2012.

Estudo quantitativo descritivo-exploratório que teve como objetivos avaliar a percepção de profissionais de enfermagem acerca da cultura de segurança do paciente e identificar diferenças de percepção nas unidades do hospital. Participaram 301 profissionais de enfermagem. O instrumento de coleta foi o questionário da Agency for Healthcare Research and Quality, intitulado Hospital Survey on Patient Safety Culture. A análise dos dados se deu por estatísticas descritivas e analíticas. Como resultado constatou-se que havia diferenças significativas entre as unidades, destacando-se as unidades pediátricas que tiveram melhores percepções de segurança (média: 3,43 e mediana: 3,44). Esses achados possibilitam traçar modelos de melhoria da qualidade mais específicos para cada setor e a análise dos contextos permite arquitetar boas práticas em saúde direcionadas para cada processo de trabalho desempenhado na instituição.

Qualidade da assistência à saúde; Avaliação de serviços de saúde; Segurança do paciente; Enfermagem


Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduação em Enfermagem Campus Universitário Trindade, 88040-970 Florianópolis - Santa Catarina - Brasil, Tel.: (55 48) 3721-4915 / (55 48) 3721-9043 - Florianópolis - SC - Brazil
E-mail: textoecontexto@contato.ufsc.br