RESUMO
Objetivo
identificar os fatores facilitadores e as barreiras que influenciam no envolvimento do paciente nos serviços hospitalares.
Método
revisão integrativa; realizada busca de artigos publicados entre janeiro de 2011 e dezembro de 2020, nas bases eletrônicas PubMed, Web of Science, Cinahl, Lilacs e Scopus, utilizando descritores relacionados a “patient involvement”, Barriers, Facilitators, nos idiomas inglês, espanhol e português. Coleta de dados realizada de maio a junho de 2021, identificando-se 32 publicações que atenderam aos critérios de inclusão.
Resultados
a análise resultou em três categorias de fatores facilitadores e barreiras: comunicação, atores do envolvimento e cultura organizacional, permitindo a elaboração de um modelo teórico de envolvimento do paciente. Esse modelo mostra que na centralidade do processo estão os atores envolvidos, ou seja, pacientes e profissionais, inseridos em um contexto organizacional, sendo influenciados pela liderança, cultura, ambiente, recursos disponíveis e processos, onde a comunicação perpassa como base para o envolvimento.
Conclusão
os fatores facilitadores e as barreiras identificadas nesta revisão, sintetizados num modelo teórico, permitem transcender o conhecimento teórico para a prática. A complexidade para operacionalizar esse modelo requer que pacientes, profissionais, serviços de saúde e sociedade unam os esforços para tornar esta proposição teórica em uma prática incorporada pelos serviços.
DESCRITORES:
Experiência do paciente; Envolvimento; Facilitadores; Barreiras; Serviços de saúde