Acessibilidade / Reportar erro

PERENIDADE DOS PERIÓDICOS BRASILEIROS DE ENFERMAGEM: RESGATE E REAFIRMAÇÃO DO COMPROMISSO SOCIAL DA CIÊNCIA

RESUMO

Objetivo:

refletir sobre os desafios que permeiam o desenvolvimento e perenidade dos periódicos de enfermagem, editados no Brasil, tomando-os como entidades à serviço da comunidade científica atual e patrimônio da história da ciência para as gerações vindouras.

Método:

utilizou-se do método reflexivo, ancorado em princípios da complexidade e na literatura pertinente ao objeto da reflexão.

Resultados:

a perenidade do compromisso com a editoração científica emergiu como ponto de partida para a reflexão que destaca a importância das instituições mantenedoras como guardiãs dos periódicos científicos; a necessidade de investimentos e valorização da gestão, profissionalização e internacionalização da equipe editorial; a capacidade de ampliar a comunicação rompendo paradigmas nas conexões entre ciência e sociedade.

Conclusão:

esta reflexão poderá contribuir para reafirmar o conceito dos periódicos científicos como dispositivos que devem ser projetados em uma perspectiva perene e que, portanto, sobreviva à dinâmica dos tempos em meio aos desafios da ciência global. Nesse sentido, aponta para a importância das instituições mantenedoras dos periódicos como condição para garantia de sua perenidade.

DESCRITORES:
Comunicação acadêmica; Comunicação e divulgação científica; Editoração; Enfermagem; Políticas editoriais

Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduação em Enfermagem Campus Universitário Trindade, 88040-970 Florianópolis - Santa Catarina - Brasil, Tel.: (55 48) 3721-4915 / (55 48) 3721-9043 - Florianópolis - SC - Brazil
E-mail: textoecontexto@contato.ufsc.br