Acessibilidade / Reportar erro

PERCEPÇÃO DE DANOS E BENEFÍCIOS DE ADOLESCENTES SOBRE O USO DE MACONHA, PROVÍNCIA DE CONCEPCIÓN, CHILE

RESUMO

Objetivo:

identificar a percepção de danos e benefícios da maconha associada ao uso de maconha entre estudantes do ensino médio com idade entre 15 e 17 anos.

Método:

desenho quantitativo, transversal, descritivo e correlacional. A amostra foi de 268 estudantes de estabelecimentos públicos de ensino com idades entre 15 e 17 anos, provenientes de cinco comunas da Província de Concepción do Chile. As variáveis independentes foram biodemográficas (sexo, idade e curso), a idade de início, o uso de maconha em amigos, a percepção de danos, e os benefícios e a intenção de usar maconha. As variáveis dependentes foram o uso (tabagismo) da maconha (prevalência de vida, nos últimos 12 meses e nos últimos 30 dias). O instrumento de coleta de dados foi composto por um questionário semiestruturado do Sistema Interamericano de Dados Uniforme da CICAD para estudantes do ensino médio; Monitoring The Future, e a Percepção de Risco. Instrumento autoaplicado com o consentimento prévio dos pais e a concordância dos alunos.

Resultados:

pouco mais da metade (54%) dos estudantes relatou nunca ter fumado maconha, mas 46% já o usaram em suas vidas. Existe uma correlação moderada entre a percepção do dano e o uso da maconha. Observamos também uma correlação moderada negativa entre a percepção de benefícios e o uso de maconha. Correlações estatisticamente significantes.

Conclusão:

pouco menos da metade dos estudantes entre 15 e 17 anos declara consumir maconha, resultado alarmante devido aos efeitos negativos da mesma. Além disso, eles percebem poucos danos sobre o uso de maconha, e uma posição favorável é vista para o uso de mesma para fins medicinais. Uma política abrangente de prevenção efetiva de drogas na comunidade, na família e no nível pessoal é imperativa.

DESCRITORES
Fumar; Maconha; Cannabis; Adolescentes; Estudantes; Drogas Ilícitas

Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduação em Enfermagem Campus Universitário Trindade, 88040-970 Florianópolis - Santa Catarina - Brasil, Tel.: (55 48) 3721-4915 / (55 48) 3721-9043 - Florianópolis - SC - Brazil
E-mail: textoecontexto@contato.ufsc.br