Acessibilidade / Reportar erro

ATITUDES PARA COM OS USUÁRIOS DE DROGAS MORADORES DE UMA COMUNIDADE URBANA EM LEON, NICARÁGUA

RESUMO

Objetivo:

determinar atitudes de moradores urbanos de uma comunidade de León, Nicarágua, sobre os usuários de drogas.

Método:

estudo transversal com 121 pessoas, entre 18 e 65 anos, pesquisadas aleatoriamente com inventário de Atitude Multidimensional.

Resultados:

a escala global de atitudes mostrou atitudes negativas em relação à maconha e cocaína (62 e 78%) e álcool ambivalente (54%). Diferenças significativas foram encontradas em relação a se elas já consumiram em suas vidas, fatores sociodemográficos e atitudes em relação ao usuário de drogas. Em relação à idade, de 18 a 29 anos, a atitude predominante era ambivalente tanto para o álcool quanto para a maconha e a cocaína. No entanto, nos casos de álcool e maconha, a atitude positiva foi relatada em 7,3% e 4,9%, respectivamente, nessas mesmas faixas etárias. Para a variável ‘sexo’, foi relatado que a mulher tinha uma atitude negativa em relação ao álcool e à maconha, em contraste com o sexo masculino, cuja atitude era ambivalente em relação a esses consumidores. Um fato importante é que os homens apresentaram uma atitude positiva em relação às pessoas com uso problemático de álcool e maconha em 4,9% e 3,3%, respectivamente, com um valor de p = 0,002.

Conclusão:

atitudes negativas em relação aos usuários de drogas ilícitas (cocaína e maconha) foram encontradas, enquanto que para o consumo de álcool foi mais ambivalente, sugerindo uma alta carga de estigma e a necessidade de educar a comunidade. Entre as idades de 18 a 29 anos, a atitude que predominou foi ambivalente tanto para o álcool, a maconha e a cocaína. Para a variável ‘sexo’, foi relatado que a mulher apresentou uma atitude negativa em relação ao álcool e à maconha.

DESCRITORES
Conhecimentos; Atitudes e práticas em saúde; Cannabis; Drogas ilícitas

Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduação em Enfermagem Campus Universitário Trindade, 88040-970 Florianópolis - Santa Catarina - Brasil, Tel.: (55 48) 3721-4915 / (55 48) 3721-9043 - Florianópolis - SC - Brazil
E-mail: textoecontexto@contato.ufsc.br